Indústria confirma FEIMEC como ferramenta estratégica para os negócios

Indústria confirma FEIMEC como ferramenta estratégica para os negócios

Com visitação e negócios recorde, a 4a edição consolida o evento como o maior encontro da cadeia de valor do setor de máquinas e equipamentos do Hemisfério Sul. Evento reuniu 72 mil profissionais do setor nos cinco dias de realização

Indústria confirma FEIMEC como ferramenta estratégica para os negócios

O último dia da 4a FEIMEC Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, o maior encontro da indústria latino-americana, não destoou dos outros quatro dias de evento e atraiu grande visitação ao São Paulo Expo. O interesse do público se deve ao fato de o evento ter reunido mais de 1.100 marcas expositoras de 37 países que trazem para a capital paulista o que há de mais inovador em tecnologias e soluções em equipamentos e máquinas para todos os segmentos da indústria. O evento é uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos, organizado pela Informa Markets.

“O Brasil hoje tem vantagens comparativas em vários setores e o que dá essa vantagem são as máquinas e os equipamentos. O país sempre teve uma indústria de máquinas e equipamentos muito forte, sendo um dos principais setores da indústria de transformação e um dos que mais exporta. Para se ter ideia, em 2023, exportamos US$ 14,5 bilhões em máquinas. E a forma de aprimorar ainda mais a produtividade e a competitividade da indústria é se modernizando e aqui, na FEIMEC, é possível encontrar a Indústria 4.0, equipamentos para automação, machine learning, máquina ‘conversando’ com máquinas, ou seja, toda a tecnologia de ponta seja para a agricultura, para a logística e outros”, analisou o presidente executivo da ABIMAQ, José Velloso.

Segundo ele, as expectativas para a FEIMEC 2024 foram plenamente alcançadas. “Ainda hoje nos impressiona a velocidade com que o evento cresceu em apenas quatro edições. Começamos em 2016, com menos de 20 mil metros quadrados, e hoje o evento ocupa 80 mil metros quadrados!”, diz.

Velloso destaca nesta edição o importante volume de negócios realizados. “As empresas confirmaram terem realizado muitas vendas de máquinas nesses cinco dias de evento e ficou evidente que muitos compradores esperaram para fechar seus negócios aqui, na FEIMEC, porque aqui é possível ver os concorrentes, as melhores tecnologias e fazer as melhores escolhas”, explica o presidente-executivo da ABIMAQ.

Um exemplo da vocação B2B da FEIMEC é a participação da empresa Calfran, especializada na fabricação de máquinas de corte, dobradeiras, calandras para chapas e perfis, entre outros. O diretor da empresa, Juste Calfran, revelou que até o quarto dia de evento, a Calfran tinha vendido 47 máquinas. “O evento superou todas as expectativas. Nesta FEIMEC fechamos praticamente três meses de faturamento, sem falar da prospeção que fizemos, que resultou em 400 consultas aqui no evento”, revelou.

Calfran credita os bons resultados a uma onda de otimismo do mercado. “Ninguém investe em máquinas se não estiver pensando que o futuro será positivo. Há uma confiança muito grande no setor, apesar de tudo o que o país viveu no passado. A indústria realmente está investindo e o programa de neoindustrialização veio fortalecer essa tendência”, disse.

“Estamos extremamente felizes com o resultado da FEIMEC 2024. O evento superou todas as expectativas do público e cumpriu com seu propósito de promover o desenvolvimento e a modernização da indústria de máquinas e equipamentos. Reunimos uma visitação de mais de 72 mil profissionais nos cinco dias de realização e os expositores relataram ótimos resultados durante toda a FEIMEC”, avaliou a Business Director do evento, Liliane Bortoluci. “Como organizadores de eventos, temos a missão de promover conexões entre profissionais e empresas e aproximar a demanda da oferta em um ambiente exclusivo de networking e de conteúdo. Estamos certos de ter realizado plenamente a nossa missão”.

Demonstrador da Indústria 4.0

Tradicional atração da FEIMEC, o Demonstrador da Indústria 4.0 foi um dos destaques do evento. Resultado de uma parceria entre a ABIMAQ, IPDMAQ, Informa Markets e mais de 20 empresas fabricantes de máquinas e equipamentos, de tecnologia e automação industrial, o Demonstrador ocupou, nesta edição, uma área de 224 m² e contou com o patrocínio da Beckhoff e FESTO (Patrocinadores Diamante), EMBRAPII (Patrocinador Ouro) SKA (Patrocinador Prata) e Metal Work e Fit (Patrocinadores Bronze).

Por meio de clusters com soluções tecnológicas, empresas, startups, universidades e centros de pesquisa apresentaram tecnologias e inovação que atendem diversas necessidades do setor. “A participação do público foi extremamente boa. Muitas empresas vieram conhecer os clusters, demonstrando muito interesse nas integrações apresentadas”, comentou o coordenador do Demonstrador da Indústria 4.0, João Alfredo Delgado, que é também diretor de tecnologia e inovação da ABIMAQ.

Segundo ele, o cluster voltado para soluções de sustentabilidade chamou muito a atenção do público, porque mostrou como integrar a Inteligência Artificial, a automação em um sistema de sustentabilidade. “Tivemos um case de filtragem de água e outro de uma peneira de lixo para dragagem de vias fluviais. Isso chamou um público um pouco diferente das outras edições, como a Sabesp, que veio nos visitar e saber mais das soluções apresentadas. Além disso, tivemos as rodadas tecnológicas, nas quais propusemos as demandas de empresas por soluções. Este ano trouxemos uma empresa do setor agrícola, que procurava soluções para melhorar o maquinário e seu desempenho”.

Indústria confirma FEIMEC como ferramenta estratégica para os negócios

Parque de Ideias

O Parque de Ideias foi um espaço destinado a conteúdos de relevância sobre o setor industrial, para a atualização profissional dos participantes. Nesta edição, o ambiente contou com o apoio de renomados players do setor, como o SENAI, FUNDEP, VDI-Brasil e Capital Upgrade.

“A iniciativa promoveu mais de 25 horas de debates em torno de temáticas relevantes para as empresas e a divulgação de cases de sucesso na indústria em todo o país”, disse a gerente de marketing da FEIMEC, Giselle Leme.

Ilha Soldagem & Corte

Uma das atrações da FEIMEC, a Ilha Soldagem & Corte, reuniu milhares de pessoas que participaram da programação de palestras e interagiram com as empresas que participaram da ação. O coordenador da Ilha, Marcelo Ricci, que também é proprietário da WELD Soluções em Soldagem, afirma que o evento como um todo superou as expectativas de todos os envolvidos da área da soldagem. “Tivemos muito movimento todos os dias da feira. Parabenizo a organização da FEIMEC pela criação da atração, onde aconteceram palestras excelentes com autoridades no assunto apresentando soluções para o público em geral. Todos os expositores com quem conversei estão muito satisfeitos com os resultados”.

Arena de Intralogística e Movimentação de Carga

Novidade na FEIMEC, a Arena de Intralogística e Movimentação de Carga, uma área de mais de 1 mil m² com equipamentos, exposição de marcas e conteúdo atual e diferenciado, focando em diversos setores da economia como: Indústria 4.0; Agronegócio; Alimentos e Bebidas; Atacadistas; Varejistas; Exportação e Multimodalidade, entre outros, abriu espaço para a interação da indústria com a logística.

CEO do Painel Logístico e responsável pela Arena, Deivid Roberto comenta que o resultado foi excelente. “Esse tipo de iniciativa é muito positiva, tanto para o expositor, pois o projeto viabilizou a sua vinda ao evento com competitividade, quanto para o próprio evento e seus visitantes, que encontraram na Arena uma atração completa, com soluções que atendem desde a pequena indústria até as de grande porte. A visitação foi intensa, com certeza passaram mais de 15 mil pessoas entre executivos, industriais e estudantes. Temos registro de empresas da Arena que venderam mais de 30 máquinas. A apresentação de dos conteúdos também foi muito interessante e os palestrantes também ficaram satisfeitos com o formato da ação. Nossos esforços serão para que, na próxima edição, possamos repetir o sucesso da Arena Intralogística deste ano”.

Escola Móvel SENAI

Na edição 2024 da FEIMEC, o SENAI levou ao evento a Unidade de Conectividade. A escola móvel é equipada com tecnologias de ponta, tais como Wi-Fi6, Antena de Satélite para a internet em áreas remotas, equipamentos 5G e outras para que, de forma itinerante, leve o conhecimento e treinamento prático, preparando os estudantes para os desafios do mundo digital. A unidade também apresentou uma série de cases em que as tecnologias são aplicadas para que os estudantes entendam o impacto da conectividade. Segundo os coordenadores da atração, mais de 12 mil pessoas visitaram a unidade móvel.

1º Prêmio Startup da Indústria

O FEIMEC Tech, iniciativa para promoção e disseminação de conteúdos voltados à tecnologia aplicada na indústria, abrigou a primeira edição do Prêmio Startup da Indústria, do qual participaram as startups expositoras, patrocinadas pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).

Cada uma das dez concorrentes teve cinco minutos para apresentar seus cases aos dois julgadores: Claudio Goldbach, palestrante internacional e fundador do Brazilian Indtechs in Germany, e a jornalista especializada em indústria, Karina Pizzini – ambos hosts do podcast Boteco 4.0.

“É um reconhecimento da tecnologia dentro da maior feira da indústria da América Latina”, disse Túlio Duarte, COO da Harbor, vice-presidente do ecossistema ACATE e apresentador do prêmio.

Dez startups fizeram as suas apresentações e o vencedor foi a Harbor e seu sistema de inteligência industrial Livemes que oferece informação em tempo real para diretores industriais tomarem decisões rápidas. Estima-se que o Brasil perca R$ 73 bilhões por ano devido à paralisação de máquinas no ambiente industrial. “Nossa ferramenta aumenta a produtividade e diminui a falta de disponibilidade. Estou muito feliz por ganhar o prêmio”, comemorou a analista de Marketing da Harbor, Erica Bonsenhor.

Experiência FEIMEC continua

A experiência da FEIMEC se estende na plataforma digital Indústria Xperience, que oferece conexão com o segmento industrial nos 365 dias do ano, por meio de networking e oportunidades de negócios e conteúdo em torno dos macrotemas, conteúdo sobre gestão, rastreabilidade, controle de produção, novas tecnologias, máquinas inteligentes e conectividade.

“Mantivemos uma conexão iniciada nos tempos da pandemia e que acabou conectando muito mais o setor em torno dos temas prioritários. A intenção é que a FEIMEC 2024 seja um palco para consolidar todas essas informações e apontar os melhores caminhos para o desenvolvimento da indústria nos próximos anos”, completa a Business Director do evento.

Serviço:

4ª FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos

Data: 7 a 11 de Maio de 2024.

Horários: De 3ª e 6ª (das 10 às 19h) e sábado (das 9h às 17h).

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos.

Promoção e Organização: Informa Markets

Credenciamento de Imprensa – Pavilhão São Paulo Expo

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Massey Ferguson lança websérie sobre fenação Feno e Ação aborda as diferenças e benefícios da produção de fardos de feno e de pré-secado, com
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!