Indústria sucroalcooleira: especialista destaca as aplicações e vantagens do aço inox ao segmento

Indústria sucroalcooleira: especialista destaca as aplicações e vantagens do aço inox ao segmento

Indústria sucroalcooleira: especialista destaca as aplicações e vantagens do aço inox ao segmento

Executivo da Krominox comenta o cenário vivenciado pelo país e como a liga metálica tem contribuído para o desempenho deste mercado

A indústria sucroalcooleira brasileira tem protagonizado um cenário recorde na produção de açúcar. De acordo com dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deve atingir uma produção de 46,29 milhões de toneladas em 2024/25, mesmo diante de uma safra de cana-de-açúcar menor. Em um momento favorável, principalmente em termos de exportação, a expectativa é que os produtores expandam as áreas de plantio para ampliar os insumos das próximas safras; um panorama que impacta outras vertentes do mercado, como é o caso dos fabricantes das soluções em aço inox, aplicadas em diferentes etapas dessa indústria.

Segundo Marcos Ledo, Diretor Presidente da Krominox, o uso do aço inoxidável é fundamental para garantir a eficiência e a qualidade nas atividades e nos produtos desenvolvidos pela indústria sucroalcooleira, cujo ambiente operacional é altamente corrosivo, em virtude das etapas de fermentação e da presença de ácidos gerados ao longo de todo esse processo.

“A liga metálica é uma opção de excelente custo-benefício e segurança, podendo ser aplicada em diferentes estruturas como as tubulações e os tanques utilizados para o armazenamento e fermentação do caldo da cana, melaço e etanol. Trocadores de calor, que aquecem e esfriam os líquidos durante a produção, centrífugas e decantadores, que separam o açúcar do melaço e clarificam o caldo de cana, também apresentam alta durabilidade quando feitas em aço inox”, aponta o executivo.

Apresentando benefícios como a alta resistência à corrosão, durabilidade e baixa manutenção, Ledo ainda destaca outros atributos relevantes do aço inox para a indústria sucroalcooleira, entre eles, a higiene e a facilidade de limpeza, bem como a qualidade do produto final.

“O aço inox apresenta uma superfície lisa, que além de não aderir os ingredientes e soluções processadas, ainda facilita as etapas de limpeza e esterilização. Ele não permite o acúmulo de aditivos ou resíduos, assim como não interfere na qualidade natural de aroma, sabor e propriedades químicas ou nutricionais dos alimentos e demais itens processados. Todas essas características ajudam a preservar a qualidade e a pureza do açúcar e do etanol produzidos”, explica o executivo da Krominox.

Para atender com efetividade as demandas crescentes da indústria sucroalcooleira, recentemente a Krominox expandiu sua estrutura produtiva, com a aquisição de maquinários, ferramentas e fornos térmicos dedicados à produção de aço com costura, um tipo de confecção que agrega robustez, capacidade para suportar altas cargas e resistir a condições adversas. E nesse sentido, o grande diferencial da companhia fica por conta dos tubos personalizados, desenvolvidos sob medida e comprimentos especiais, a fim de atender aos mais diversos e específicos projetos.

Para mais informações sobre a Krominox, acesse o site da empresa.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024
Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024 Ao todo, o saldo
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!