Inovação nas baterias para a eletromobilidade é destaque no Simpósio SAE BRASIL de VEH

 


Inovação nas baterias para a eletromobilidade é destaque no Simpósio SAE BRASIL de VEH

Inovação nas baterias para a eletromobilidade é destaque no Simpósio SAE BRASIL de VEH

Credenciamento Imprensa – Antecipe o credenciamento enviando seu nome completo, da empresa que representa, e-mail e CPF para sdavi.2011@gmail.com; via whatsapp (11) 99157-6797, ou credencie-se no local.

Na 13ª edição o Simpósio SAE BRASIL de Veículos Elétricos e Híbridos destacará rotas da descarbonização na eletrificação veicular brasileira, avanços da tecnologia em baterias e desafios do gerenciamento do sistema de armazenamento de energia. Organizado pela SAE BRASIL Seção São Paulo, o simpósio discutirá ainda a eletrificação no setor aeronáutico, as estratégias e rotas tecnológicas das montadoras de veículos para redução de CO2 pela eletrificação dos portfólios, e o ponto de vista das futuras gerações de engenheiros, participantes nas competições dos programas estudantis da SAE BRASIL.

Segundo Gustavo Gioria, chairperson do simpósio e gerente de Pesquisa e Desenvolvimento na Schaeffler, a indústria da mobilidade está ciente da responsabilidade ambiental e do desafio a ser superado para as metas de neutralidade de carbono. “Para cada nicho há uma estratégia ligeiramente diversa e com diferentes graus de maturidade”, avisa o engenheiro, que reforça a importância do programa Mover no cenário brasileiro, com investimentos alinhados à eletrificação veicular, e das novas tecnologias em baterias, parte fundamental da eletromobilidade.

A eletrificação de veículos pesados com foco em ônibus urbanos, nicho avançado na tendência de elétricos puros, abrirá a programação, que será encerrada com veículos leves e a estratégia das montadoras locais da eletrificação no Brasil.

Destaques – A programação destaca os keynote speakers Ieda Maria Oliveira, diretora executiva da Eletrabus, que trará reflexões sobre o protagonismo da eletromobilidade dos veículos comerciais no Brasil, e Thiago Sugahara, diretor-conselheiro da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que falará sobre tendências de mercado.

A mesa-redonda debaterá sobre a jornada dos veículos comerciais elétricos nas rodovias brasileiras, com especialistas como Renato Machado Florence, gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

No Painel 1, dedicado à descarbonização e economia circular na mobilidade elétrica do berço ao túmulo, as convidadas são Carmem Araujo, líder de projetos no Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT Brasil), e Márcia Loureiro, Head of eMobility na Vibra Energia, que vão discorrer, respectivamente, sobre os temas Emissões de GEE na Avaliação do Ciclo de Vida de Veículos Leves no Brasil, e Descarbonização e Economia Circular na Mobilidade Elétrica.

Estudo de Caso de equipes participantes das competições estudantis da Fórmula SAE BRASIL na categoria elétrica serão apresentados por Anna Flávia Soares de Melo e Vanessa Silva Ribeiro de Lima, da equipe B’Energy Racing (Facens-Sorocaba-SP) e João Pedro Bruni e Rafaela Rios Ribeiro da FEI (São Paulo-SP).

No Painel 2 o tema é inovação debaterias para eletromobilidade, e tem como convidados Gustavo Tineli, especialista em Engenharia Automotiva no Grupo Moura, que falará sobre hibridização veicular no Brasil; Fabio Orefice, consultor técnico na Siemens, que trará estudo sobre previsibilidade do envelhecimento das baterias em ciclos reais de utilização, e Fátima Rosolem, Pesquisadora Especialista na CPQD, que apresentará a evolução tecnológica das baterias de lítio para mobilidade elétrica.

Em seguida, em palestra técnica, Carlos Roberto Ilário da Silva, Chief Technology Officer Nidec Aerospace, discorrerá sobre eletrificação aeronáutica.

O Painel 3 debaterá a estratégia das montadoras no Brasil na eletrificação com Marcos Paiva, diretor geral de Qualidade, Opex e EV – GM; João Irineu Medeiros, vice-presidente de Compliance de Produto – Stellantis América do Sul e Marcio Alfonso, diretor de Engenharia e PDI(Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) GWM.

13º Simpósio SAE BRASIL de Veículos elétricos e Híbridos- 11 de junho 2024
AMCHAM Business Center São Paulo – Rua da Paz, 1431, Chácara Santo Antônio
Patrocínio: 3M, Aperam, AVL, Esi, Mahle, Mercedes-Benz, Moura,Schaeffler, Siemens, Sika, Altair, Bosch, CBA, Chevrolet, Clarios,Idemitsu, e TE Connectivity, Toyota e WEG. Apoio Institucional: Abimaq, Abrafiltros, ABVE, Afeevas, Anfir, Automotive Business, Mauá,IQA, MBCB (Mobilidade de Baixo Carbono para o Brasil), e Sindipeças/Abipeças.
Inscrições: https://icongresso.newsae.itarget.com.br/estacao/index/index/evento/2433

PROGRAMAÇÃO (sujeito a alterações) https://saebrasil.org.br/eventos/13o-simposio-sae-brasil-de-veiculos-eletricos-e-hibridos-secao-sao-paulo/

11 de Junho
07:45 – Welcome coffee e credenciamento
08:30 – Abertura
09:00 – Keynote speaker – Ieda Maria Oliveira, diretora executiva Eletrabus: Reflexões sobre o protagonismo da eletromobilidade dos veículos comerciais no Brasil
09:30 – Mesa redonda – A jornada dos veículos comerciais elétricos nas rodovias brasileiras. Moderador: Marco Garcia, Scania.
Debatedores: Renato Machado Florence, gerente de Planejamento e Desenvolvimento – Marcopolo; e representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
10:15 – Coffee Break
10:45 – Painel 1: Descarbonização e economia circular na mobilidade elétrica (do berço ao túmulo). Moderador: Janayna Bhering, executiva Fundep.
Palestras
Emissões de GGE na Avaliação do Ciclo de Vida de veículos leves no Brasil, por Carmem Araujo, líder de projetos – ICCT BRASIL;
Descarbonização e Economia Circular na Mobilidade Elétrica, por Márcia Loureiro, head of eMobility – Vibra Energia.
11:45 – Formulas Estudantis – Pitches e Estudo de Caso das competições estudantis por equipes da Fórmula SAE Elétrico. Moderador: Renato Kazuo Murakami, gerente industrial – Kion South America.
Equipes: B’Energy Racing Facens, representada por Anna Flávia Soares de Melo, e Vanessa Silva Ribeiro de Lima; e FEI, representada por João Pedro Bruni e Rafaela Rios Ribeiro.
12:15 – Almoço
13:45 – Painel 2: Inovação nas Baterias para Eletromobilidade. Moderador: Raul Beck, RT de Sistemas de Energia – CPQD
Palestras
Hibridização Veicular no Brasil: Cenários, Perspectivas e Oportunidades, por Gustavo Tineli, especialista em Engenharia Automotiva – Grupo Moura
Estudo e previsibilidade do envelhecimento das baterias em Ciclos Reais de utilização, por Fabio Orefice, consultor técnico – Siemens
A evolução tecnológica das baterias de lítio para mobilidade elétrica, por Maria de Fátima Rosolem, pesquisadora especialista II – CPQD
15:05 – Palestra técnica – Eletrificação Aeronáutica, por Carlos Roberto Ilário da Silva, chief technology officer – Nidec Aerospace.Moderador: Luciano Sousa, coordenador – EMBRAPII.
15:40 – Coffee break
16:10 – Painel 3: Eletrificação no Brasil: Estratégia das montadoras locais. Moderador: Ricardo Bacellar.
Debatedores: Marcos Paiva, diretor geral de Qualidade, Opex e EV – GM; João Irineu Medeiros, vice-presidente de Compliance de Produto – Stellantis América do Sul e Marcio Alfonso – GWM.
17:10 – Keynote speaker – Thiago Sugahara, diretor-conselheiro da ABVE: Tendências de Mercado
17:35 – Encerramento

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

ACCIONA Brasil celebra ação global de voluntariado com foco em sustentabilidade Os voluntários da empresa promoveram atividades lúdicas para 460 estudantes dos bairros da
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!