Inovadora em soluções que agregam valor para o…

Inovadora em soluções que agregam valor para o mercado de aço, siderúrgica SSAB completa 20 anos no Brasil

Inovadora em soluções que agregam valor para o mercado de aço, siderúrgica SSAB completa 20 anos no Brasil

Há duas décadas, a multinacional sueca líder mundial na fabricação de aços de alta resistência mecânica, dava seus primeiros passos em terras brasileiras e transformou o mercado de aço local, trazendo produtos tecnológicos, inovadores e colocando os clientes em primeiro lugar. Seu compromisso com o meio ambiente é conduzir a indústria siderúrgica a um futuro descarbonizado com a produção de aço livre de combustíveis fósseis para projetos cada vez mais eficientes e sustentáveis

A SSAB chegou ao Brasil em 2003, elevando o padrão de qualidade dos aços usados na indústria do país. “Naquela época, havia poucos clientes usando este tipo de aço, que compravam diretamente das siderúrgicas na Suécia”, diz Lisandro Peliciolli, Gerente de Vendas para o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai da SSAB. O mercado interno ainda era totalmente voltado para aplicações tradicionais de aços comuns e, nesse contexto, a instalação da multinacional no Brasil possibilitou a entrada de tecnologia e conhecimento, por meio do desenvolvimento de projetos mais leves, sustentáveis e resistentes.

A companhia decidiu, então, ampliar sua presença no Brasil, abrindo escritórios, centros de distribuição e iniciando um trabalho diretamente na engenharia das empresas, por meio de uma cooperação técnica e comercial, despertando ideias para a criação de produtos inovadores. “Abordamos o mercado com a visão de que, junto aos nossos clientes, realizaríamos projetos utilizando todo o potencial de produtos, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico da siderurgia nacional”, explica Lisandro Peliciolli. “Hoje, os aços de alta resistência são amplamente utilizados pela indústria metalmecânica”.

Os principais setores atendidos pela empresa no Brasil são a mineração, o agronegócio e o de máquinas pesadas e a contribuição da SSAB para estes mercados, importantes motores da economia local, é a oferta de produtos de alto valor agregado. “Novos materiais como o Hardox® 500 Tuf e a comercialização de aços livres de combustíveis fósseis são exemplos indispensáveis da consolidação das nossas atividades no país”, avalia Lisandro.

Países emergentes, como o Brasil, são de extrema importância para a companhia, pois possuem um grande potencial no uso de aços de alta resistência para desenvolvimento de novas aplicações e de crescimento. “O mercado latino-americano vem buscando cada vez mais soluções inovadoras, sustentáveis e que proporcionem redução no custo e tempo de produção. Já os usuários finais estão cada vez mais solicitando produtos mais leves e mais duráveis. Dentro destas demandas, a SSAB se destaca, aumentando seu market share local e focando em parcerias de longo prazo”, pondera o executivo. Em 2022, a SSAB, na sua divisão Special Steels, atingiu a marca de mais de 1,4 milhões de toneladas de volume de vendas.

O sucesso da SSAB no Brasil é uma combinação de três características: produtos de excelência, serviços de alta qualidade e profissionais qualificados, que garantem à companhia o reconhecimento por sua abordagem de colaboração estreita com seus clientes. “O aprimoramento dos nossos materiais nasce a partir de um trabalho associado à demanda do cliente, ao qual propomos soluções que irão fazer a diferença em seus negócios”.

A siderúrgica também busca uma aproximação ainda maior para parcerias com os programas “Hardox® Wearparts”, “Hardox® In my Body” e “My Inner Strenx®”, desenvolvendo projetos em conjunto e oferecendo assistência técnica, marketing e comercial. “Proporcionamos benefícios como treinamentos personalizados, acesso a novas tecnologias de produção e intercâmbio regular de conhecimento com nossa rede de associados ao redor do mundo”, afirma Peliciolli.

Hoje, a SSAB conta com mais de 30 pessoas no seu escritório brasileiro, que têm um papel central na operação da companhia na América Latina. O time é qualificado e alinhado aos seus propósitos com forte envolvimento local e a diversidade é um dos destaques na operação brasileira, que hoje conta com 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. “A inteligência brasileira na SSAB é uma ativa contribuinte para o desenvolvimento de novos projetos que vêm sendo replicados pelo mundo”, reforça o executivo.

A sustentabilidade é a base de tudo na SSAB e está ligada ao futuro da operação no Brasil. A companhia que atingir seu maior objetivo: produzir aço sem o uso de combustíveis fósseis ao mercado até 2030 e os clientes brasileiros, em breve, se beneficiarão disso. “O projeto HYBRIT é um passo significativo nessa direção. Escolher aço livre de combustível fóssil é uma decisão ambiental que terá um impacto duradouro no sucesso dos negócios de amanhã, contribuindo para uma transformação em toda a indústria”, conclui.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Visando eficiência operacional, Craft firma parceria com Digibee e conquista 530 mil transações digitais no último ano
Visando eficiência operacional, Craft firma parceria com Digibee e conquista 530 mil transações digitais no último ano Produto Viável Mínimo do projeto envolveu a integração
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!