Irrigação por gotejamento reduz custos e eleva sustentabilidade na cana,…

Irrigação por gotejamento reduz custos e eleva sustentabilidade na cana, destacam especialistas durante o Canaplan 2024

Irrigação por gotejamento reduz custos e eleva sustentabilidade na cana, destacam especialistas durante o Canaplan 2024

A primeira reunião do Canaplan de 2024, realizada em 25 de abril, foi palco para discussões intensas sobre as tendências futuras do setor sucroenergético, com destaque para a inovação em técnicas de irrigação, um tema que vem ganhando evidência à medida que as usinas buscam soluções mais sustentáveis e rentáveis para a produção de cana-de-açúcar.

Irrigação por gotejamento reduz custos e eleva sustentabilidade na cana, destacam especialistas durante o Canaplan 2024

A Netafim, empresa pioneira e líder mundial em soluções de irrigação por gotejamento, participou ativamente do evento, trazendo ao debate a relevância desta tecnologia para o aumento da previsibilidade e estabilidade na produção agrícola. Lucas Victório, gerente comercial da Netafim para a região Centro-Sul do Brasil, compartilhou insights valiosos sobre os benefícios do sistema de irrigação por gotejamento, uma tecnologia que vai além do aumento da produtividade. “A introdução da vinhaça no sistema de irrigação, além da redução do uso de insumos químicos como o KCl, maximiza os ganhos de produtividade, reduzindo o custo por tonelada de cana e contribuindo significativamente para a sustentabilidade do setor”, explicou Victório.

Irrigação por gotejamento reduz custos e eleva sustentabilidade na cana, destacam especialistas durante o Canaplan 2024Vinicius Bof Buffon, pesquisador da Embrapa, reforçou a importância deste avanço, destacando a evolução da irrigação nas práticas agrícolas modernas. “O evento da Canaplan sempre traz temas relevantes e disruptivos para o setor. Este ano, a adoção da irrigação como ferramenta primária para estabilizar a produção frente às oscilações climáticas foi amplamente discutida. É gratificante ver o setor tão entusiasmado e comprometido em adotar práticas que garantam não só a sobrevivência, mas o aumento da eficiência e competitividade da agricultura brasileira”, afirmou Buffon.

Com a presença de grandes nomes do mercado e importantes usinas de diversas regiões do Brasil, o evento ressaltou a rápida evolução das práticas de irrigação na última década. Quase 70% das usinas presentes já estão planejando ou implementando sistemas de irrigação, com foco no gotejamento como forma de compensar parcialmente o déficit hídrico. “Agora, as perguntas são mais práticas: quais são as melhores estratégias de investimento? Como acelerar os investimentos de forma eficiente?”, pontuou Buffon sobre as novas preocupações do setor.

O Canaplan é um evento essencial para a cadeia produtiva da cana-de-açúcar, abordando desde previsões e análises das safras até aspectos macroeconômicos e de mercado. A dinâmica das discussões durante as reuniões torna o evento um ponto de encontro crucial para todos os envolvidos no setor, desde produtores até consultores e empresas de bens de capital.

A próxima reunião está marcada para 24 de outubro de 2024, onde continuarão as discussões e com a participação da Netafim mais uma vez desempenhando um papel crucial na vanguarda das inovações em irrigação.

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Massey Ferguson lança websérie sobre fenação Feno e Ação aborda as diferenças e benefícios da produção de fardos de feno e de pré-secado, com
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!