John Deere apresenta pela primeira vez no Brasil o conceito de motor a etanol…

John Deere apresenta pela primeira vez no Brasil o conceito de motor a etanol para o setor agrícola

John Deere apresenta pela primeira vez no Brasil o conceito de motor a etanol para o setor agrícola

Durante a 29ª Agrishow, a empresa lança ainda o John Deere Precision Upgrades, pacote de atualização para a tecnologia de máquinas e veículos no campo

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, marca presença na 29ª Agrishow, entre 29 de maio e 3 de abril, com inovações inéditas para o setor, como o conceito de motor a etanol desenvolvido prioritariamente para a agricultura tropical.

O novo conceito de motor a etanol de 9 L é uma das alternativas da empresa para contribuir para a descarbonização do mundo. Trata-se de um projeto global, desenvolvido com apoio de engenheiros brasileiros. O etanol, por ser um combustível de alta octanagem, é uma opção viável para motores de combustão interna de alto desempenho.

A John Deere investe em inovação e tecnologia — em 2023, foram US$ 2,18 bilhões destinados para P&D -, contribuindo para uma agricultura mais produtiva e sustentável. O desenvolvimento desse conceito é mais uma iniciativa rumo à transformação do setor, principalmente em um país como o Brasil, um dos principais produtores globais de etanol — tanto de cana-de-açúcar quanto de milho.

Outra grande novidade da empresa no evento é o lançamento do John Deere Precision Upgrades. Esse recurso permite que tecnologias avançadas da John Deere sejam aplicadas em equipamentos da marca de gerações anteriores, bem como de outros fabricantes ou, até mesmo, caminhões utilizados na logística da fazenda, aumentando a eficiência operacional no campo.

A estratégia de atualização é particularmente relevante no contexto atual, em que a John Deere já possui 650 mil máquinas conectadas globalmente. A expectativa é que esse número cresça significativamente, alcançando 1,5 milhão até 2026.

Conectividade

Já no campo da conectividade, o destaque no evento é a parceria firmada entre a empresa e a Starlink, da SpaceX. Quem visitar a Agrishow vai poder conferir uma prévia, dentro da estação Lifecycle Solutions, com a apresentação de um terminal especialmente desenvolvido para esse projeto. Com o acordo, produtores poderão acessar a internet por meio da constelação de satélites de baixa órbita da empresa americana. A previsão de entrega do serviço é para o último trimestre de 2024.

A conectividade proveniente da colaboração possibilitará que produtores rurais desbloqueiem todo o potencial tecnológico de sua frota de máquinas e equipamentos agrícolas. Isso permitirá o monitoramento em tempo real, a análise de dados agronômicos para otimização de operações e a implementação de práticas mais eficientes e sustentáveis em suas atividades.

A parceria potencializará inclusive o uso de ferramentas próprias da empresa, como o John Deere Operations Center, plataforma online de gestão inteligente de fazendas que já conta com mais de 22 milhões de hectares conectados no Brasil. A ferramenta também apresenta uma novidade durante a Agrishow: medição do tempo de motivos ociosos das máquinas, o que indica ao produtor como aprimorar sua produtividade. A funcionalidade chega de forma completamente integrada ao monitor na cabine dos equipamentos, eliminando a necessidade de mais um dispositivo para controle da operação.

O estande da John Deere na Agrishow também apresenta ao público o novo receptor StarFire™ 7500 com sinal de correção SF-RTK, com alta precisão com repetibilidade de longo prazo, entregando melhor performance contra a cintilação (interferência em sinais de GPS devido a explosões solares) por meio de multiconstelação de satélites. Além disso, os modelos de modem JDLink R e M estarão expostos no espaço.

Sistemas de Produção

Com uma área total de 6 mil metros quadrados, o estande da John Deere na Agrishow está estruturado em estações temáticas, cada uma voltada para distintas culturas agrícolas. A companhia destinou espaços específicos para as culturas de grãos, cana-de-açúcar, algodão, forragem e culturas especiais (HVC, do inglês “high-value crops”). “Cada estação conta com ativações e apresentações específicas, que farão com que os visitantes explorem as soluções da empresa de forma interativa e inovadora, proporcionando uma experiência única”, explica Rodrigo Bonato, diretor de Marketing da John Deere para a América Latina.

Na estação de grãos, os participantes têm a chance de experimentar um jogo que recria uma fase do processo agrícola, além da oportunidade de conhecer de forma virtual a nova linha de tratores mais potentes do mundo – o 9RX. Nas áreas dedicadas a cana, algodão e forragem, estão o sistema DuraSync, ativações focadas no Cane Advisor e uma mesa de pulverização com LED para ilustrar a tecnologia See & Spray, que visa aumentar a eficiência na aplicação de defensivos.

Já a estação de HVC utiliza a realidade aumentada em totens interativos.

Os três espaços também possuem auditórios onde serão realizadas palestras sobre variados temas do setor agrícola, proporcionando um espaço de aprendizado e discussão.

Imersões e diálogos

O estande ainda conta com muitas experiências interativas, como um painel de LED que traz ao público a sensação de estar no campo operando uma colheitadeira, junto a uma área especial que oferece uma visita virtual às fábricas da John Deere, com ambientação completa, simulações em realidade aumentada e até mesmo um braço robótico como os utilizados nas unidades da empresa.

Ainda dando destaque às fábricas no Brasil, a John Deere aproveita o encontro para reforçar o aumento da presença das mulheres na produção de máquinas e no agronegócio. Em um momento simbólico de reconhecimento ao trabalho e à dedicação feminina no setor, a empresa promove uma ação do Programa Chave de Ouro, em que duas produtoras rurais gaúchas vão receber chaves simbólicas de máquinas John Deere, fabricadas por equipes compostas inteiramente por mulheres. “Esse gesto sublinha o compromisso da John Deere com a inclusão e a valorização da diversidade em todas as etapas de sua produção”, ressalta Bonato.

Campus John Deere

A John Deere também lança na Agrishow 2024 a plataforma de treinamentos Campus John Deere, criada para compartilhar conhecimento com o público com cursos nos segmentos Agrícola, Construção e Florestal. Os materiais abrangem temas como manutenção, operação e gestão, e são projetados para atender às necessidades dos profissionais e entusiastas desses setores, proporcionando conhecimento prático e teórico essencial para o desenvolvimento de habilidades e competências.

“A plataforma Campus John Deere tem como objetivo apoiar o desenvolvimento do agronegócio por meio da multiplicação de conhecimento, impulsionando a qualificação e capacitação de mão de obra para o mercado e contribuindo com a entrada de milhares de pessoas no setor”, destaca o diretor.

Um dos cursos disponíveis é o de “Gestão de Fazendas”, que ensina ao aluno sobre uma gestão eficaz de fazendas, com foco na sustentabilidade financeira do negócio, no respeito às legislações ambiental e trabalhista, na governança e na sucessão familiar. Ao final das aulas, o estudante terá conhecimento suficiente para elaborar um plano de verificação de riscos e oportunidades da propriedade, de forma a estabelecer um planejamento de longo prazo para o negócio.

O curso, que pode ser acessado via desktop ou mobile, é composto por dois módulos:

  • Módulo 1 – Governança, Sustentabilidade Financeira e Sucessão Familiar: os
    Pilares da Gestão Eficiente de Fazendas;
  • Módulo 2 – Regularidade socioambiental para fazendas: Histórico, tecnologias e
    oportunidades.

Para todos os públicos

O estande também conta com um espaço de oportunidades, no qual estudantes e profissionais podem explorar as possibilidades de carreira na empresa com o suporte da equipe de recursos humanos. O leque de interatividade digital foi ampliado com um estúdio de podcast, um lounge especialmente desenhado para influenciadores, o Café John Deere e o Safra de Diversões, um playground pensado para divertir as crianças, assegurando assim a participação e o engajamento de públicos de todas as idades. Em uma estratégia de crescimento ambiciosa, a companhia apresenta a maior John Deere Store já vista em todas as edições da Agrishow, onde será exibida a coleção 2025.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Massey Ferguson lança websérie sobre fenação Feno e Ação aborda as diferenças e benefícios da produção de fardos de feno e de pré-secado, com
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!