Jornada pela eficiência faz Tracbel reduzir em mais de 70% o tempo de atendimento ao cliente

Jornada pela eficiência faz Tracbel reduzir em mais de 70% o tempo de atendimento ao cliente

A Tracbel está consolidando sua posição de autoridade em satisfação do cliente de máquinas e veículos comerciais. A empresa alcançou uma redução de 76% no tempo de atendimento ao cliente no campo e nas oficinas espalhadas por todas as regiões do Brasil. A melhoria é um dos desdobramentos da jornada para o aumento da eficiência e da produtividade na área de serviços iniciada pela empresa há cerca de cinco anos.

Jornada pela eficiência faz Tracbel reduzir em mais de 70% o tempo de atendimento ao cliente

“Lugar de máquina é trabalhando no campo, e de caminhão é na estrada, rodando para garantir mais rentabilidade aos negócios dos clientes”, declara Luiz Gustavo Rocha, presidente da holding que reúne as empresas do Grupo Tracbel. “Conseguimos aumentar ainda mais a agilidade e a efetividade dos nossos serviços. Somos reconhecidos pela alta qualidade no atendimento. Queremos melhorar ainda mais”, complementa Gidalto Santos, CEO do Grupo.

Jornada pela eficiência faz Tracbel reduzir em mais de 70% o tempo de atendimento ao cliente

A nota da satisfação de clientes da Tracbel sempre foi alta. Desde o início deste projeto, a pontuação aumentou de 8,9 em 2019 para 9,4 em 2023, chegando a 9,7 pontos no final daquele ano na pesquisa CSS (Customer Satisfaction Survey), o rigoroso levantamento feito pela matriz da Volvo Construction Equipment na Suécia. O resultado colocou a Tracbel à frente de todas as centenas de distribuidores Volvo no mundo. Foi a primeira vez que um grupo empresarial do hemisfério Sul que representa a marca atingiu essa prestigiada posição.

Recentemente, a unidade de Sumaré (SP) foi escolhida pela Volvo CE como anfitriã do SEP Expedition, um evento que reúne distribuidores Volvo da América Latina. Na reunião, a Tracbel mostrou como se transformou em uma referência no setor, com resultados marcantes e o impacto positivo do trabalho no aumento da eficiência operacional e da satisfação de clientes.

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Na ocasião, as lideranças do Grupo mostraram aos demais distribuidores que as equipes da Tracbel registraram forte incremento na produtividade, que saltou de 78% em 2019 para 93% em 2023. Houve ainda uma diminuição de mais de 50% no tempo dos processos Internos, além da eliminação de desperdícios e a simplificação de métodos. “Criamos uma cultura positiva de encarar desafios, encorajando todos a participar colaborativamente para solucionar problemas e aumentar a eficiência”, diz Marcelo Maehara, diretor de pós-venda do Grupo Tracbel.

Melhoria contínua

A Tracbel está continuamente promovendo ações para melhorar o gerenciamento de pessoas e processos. O trabalho é para estabelecer estratégias eficazes para otimizar processos, melhorar a eficiência e valorizar as pessoas, alguns dos pilares fundamentais da empresa.

Jornada pela eficiência faz Tracbel reduzir em mais de 70% o tempo de atendimento ao cliente

Presente em 40 unidades no Brasil, nos últimos quatro anos a empresa investiu fortemente nessa área. Os resultados não param de melhorar. “Somos uma empresa voltada para o cliente. Investimos na transformação digital e na capacitação técnica, sempre de olho no aumento da cobertura e na diminuição dos prazos de atendimento”, explica Igor Rocha, gerente administrativo do Grupo Tracbel. “A produtividade nas oficinas aumentou mais de 30%. As ações repercutiram fortemente na qualidade e no prazo de execução dos trabalhos. Os esforços expandiram-se a partir de 2018, com melhorias na logística”, lembra Maehara.

O Grupo também reforçou o programa de técnicos residentes e ampliou as oficinas volantes, expandindo o atendimento fixo feito nas unidades físicas. Além das casas convencionais, a Tracbel tem dezenas de oficinas móveis. “É uma estrutura robusta, que garante excelente cobertura geográfica”, observa Maehara. “Temos capilaridade com disponibilidade, agilidade e eficiência. A malha por todo o território nacional assegura a chegada rápida de peças até as oficinas móveis”, finaliza o diretor.

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