Rolos compactadores série HC Hamm: produtividade e tecnologia

Rolos compactadores série HC Hamm: produtividade e tecnologia

Equipamentos oferecem compactação eficiente em todas as áreas

Hamm garante a união de tecnologia, design intuitivo, segurança e conectividade como ingredientes para garantir melhor desempenho

A Hamm, empresa da Wirtgen Group, é líder mundial no mercado na fabricação de rolos compactadores para construção de estradas desde o início do século 1920. De acordo com a multinacional alemã, a partir dessa data, a companhia tem sido formadora de tendências no setor. “Muitas tecnologias e soluções que se tornaram o padrão na compactação foram desenvolvidas pela Hamm”, afirma a fabricante.

Os rolos compactadores mais utilizados nos canteiros de obras são os da série HC que estão disponíveis para os clientes com duas opções diferentes de tambores de compactação: liso ou pé-de-carneiro, que podem trabalhar com pequena e grande amplitude, dependendo do local em que será utilizado.

Fundada em 1878, pelos irmãos Franz e Anton Hamm, atualmente a empresa conta com mais de 200 modelos de equipamentos que vão de 11 até 25 toneladas de peso operacional, em todo o mundo. O portfólio de produtos da marca abrange rolos compactadores, rolos compactadores tandem e rolos compactadores de pneus.

Rolos compactadores série HC Hamm: produtividade e tecnologia

“Um novo conceito de estrutura proporciona maior volume de tanque. Isso permite que os rolos compactadores possam conter até 336 litros de combustível”, informa a companhia que destaca ainda que seus produtos possuem opções como: lâmina de nivelamento, em diferentes variantes, e uma chapa compactadora.

“A Hamm possui modelos da série HC em todas as classes de peso para uso em terrenos difíceis e íngremes. Sua capacidade de escalada é significativamente aumentada por transmissões do cilindro reforçadas, um acionamento hidrostático reforçado, controle de tração automático e um eixo No-Spin”, descreve.

Segundo a companhia, os compactadores da série HC são capazes de fazer uma compactação de qualidade em qualquer canteiro de obras. “Um sofisticado design, acionamentos potentes de deslocamento e vibração, além de muita tração e torque, mesmo em terrenos difíceis e íngremes, garantem uma compactação eficiente e de alta qualidade”, avaliam os especialistas de produto da empresa.

Outro diferencial dos equipamentos, de acordo com a Hamm, é que eles oferecem aos operadores uma estação de trabalho confortável com operação intuitiva, devido ao sistema Easy Drive além da boa visibilidade.

Tecnologia a favor do meio ambiente

Rolos compactadores série HC Hamm: produtividade e tecnologia

“A Hamm usa, em seus rolos compactadores, uma tecnologia ecologicamente correta, todos os modelos da série HC vêm com o HAMMTRONIC, que é um sistema de controle da máquina. Seus benefícios incluem um baixo consumo de combustível, o que reduz custos operacionais e as emissões de gases poluentes”, sublinha a marca.

Entre os principais benefícios dos equipamentos, a companhia destaca a ergonomia, sistema operacional e tecnologia.”O conceito operacional Hamm Easy Drive simplifica as operações e garante uma postura sentada saudável ao condutor. A suspensão, altura do assento e posição do apoio de braço podem ser ajustados. Isso permite que cada usuário encontre sua posição ideal para um trabalho longo e concentrado”, afirma a companhia.

Além disso, em relação à conectividade das máquinas, a empresa ressalta que os equipamentos possuem interfaces integradas, que podem se comunicar com aplicativo Smart Doc e com outros sistemas de documentação disponíveis no mercado.

“Com a ajuda deste aplicativo [Smart Doc], mesmo operadores inexperientes podem ver imediatamente onde a compactação suficiente foi alcançada e onde ainda há necessidade de compactação. A Hamm já oferece a possibilidade de integrar sistemas para evitar colisões com uma interface PDS (Proximity Detection System)”, diz a marca.

“O Easy Drive é o conceito operacional moderno da marca. Isto se destaca devido à sua operação simples e fácil de aprender e excelente conforto. Por exemplo, todos os compactadores com sistema Easy Drive são dirigidos usando um volante. As outras funções principais são controladas através de um joystick e ajuste de pré-seleção de velocidade. Todos os elementos de operação são posicionados para permitir ao operador controlar o compactador de forma rápida e fácil”, adverte a empresa.

Pensando na segurança e na ergonomia dos operadores, os compactadores são dotados de recursos como: três degraus e uma borda antiderrapante na soleira, que permite que os motoristas subam confortavelmente e com segurança, para encontrar uma estação de trabalho equipada esperando por eles.

Outra característica é a coluna de direção que forma uma unidade junto com o painel e volante e sua inclinação pode ser precisamente ajustada em pequenos incrementos. “Para tornar a estação de trabalho tão silenciosa quanto possível, a plataforma do operador tem um tapete moldado com isolamento acústico integrado”, informa a Hamm.

“Da cabine os operadores têm uma visão desobstruída da área de trabalho diretamente ao redor do rolo, do tambor e do canteiro de obras. Todos os modelos atendem aos atuais padrões de campo de visão”, frisa a Hamm.

Além disso, a fabricante informa que as janelas dianteiras e traseiras são convexas na cabine, o que resulta em mais espaço disponível. As máquinas também contam com um sistema de ar-condicionado para controlar a temperatura em qualquer clima e condições. “As janelas de correr na cabine permitem acesso aos retrovisores para serem facilmente ajustados”, complementa.

Preocupados com a segurança do operador das máquinas, a empresa da Wirtgen Group conta como padrão para todas as cabines as certificações ROPS/FOPS. O certificado ROPS (Rollover Protective Structure ou em português Estrutura de Proteção Contra Capotamento) é uma garantia contra acidentes graves ao operador. Assim como, o FOPS (Falling Object Protective Structure ou, em português, Estrutura de Proteção de Objetos em Queda), garante a segurança do operador em caso de trabalhos em locais com risco de quedas de rocha ou terra, por exemplo.

“Uma janela deslizante permite ajustar o espelho externo de forma simples e segura a partir do banco do condutor. Um efeito colateral positivo é que a ventilação da cabine pode ser modificada de forma rápida e fácil”, afirma a companhia.

De acordo com a empresa, o risco de tombar a máquina em curvas é reduzido, pois mesmo com direção esterçada total, o design do chassi garante excelente absorção de choque e distribuição uniforme de peso entre o tambor e o eixo traseiro. “A alta carga linear estática dos compactadores é o melhor pré-requisito para uma compactação rápida com grande efeito de profundidade”, informa.

Design intuitivo

Rolos compactadores série HC Hamm: produtividade e tecnologia

Um dos principais benefícios dos equipamentos desenvolvidos pela empresa dessa série, segundo a multinacional, está na simplicidade lógica, linguagem simples e neutra para facilitar seu manuseio.

“A operação simples é uma das marcas dos compactadores Hamm, um dos elementos-chave da fabricante é que não é necessário ter nenhum conhecimento de linguagem para entender o painel e display, que possuem símbolos claros e o layout lógico que favorecem uma operação intuitiva”, alega a fabricante.

Em todos os modelos da série HC, diz a empresa, a combinação de um engenhoso design e um capô de motor delgado com canal de visão fornece operação com uma visão clara do terreno a ser compactado. “Lá não há bloqueios para a visão do operador e o tubo de escape também foi colocado de forma a não obstruir o campo de visão. Essa visibilidade contribui para a qualidade da compactação e garante um alto nível de segurança”, assegura a empresa.

Outro destaque do equipamento que faz aumentar a produtividade está no design da parte dianteira, que segundo a Hamm, foi desenvolvido para evitar que o material fique obstruído no tambor. “Em primeiro lugar, a folga entre o tambor e a travessa são excepcionalmente grandes, além disso, a posição dos raspadores foi otimizada em conformidade. Isso elimina a necessidade de limpeza demorada dos tambores e acaba aumentando a produtividade”, diz a fabricante.

Visão noturna

Rolos compactadores série HC Hamm: produtividade e tecnologia

Com um sistema de luminosidade potente, as máquinas estão adaptadas para serem usadas no período da noite, sem que haja prejuízo na operação. “No escuro, a iluminação opcional instalada 10 vezes com lâmpadas de LED econômicas fornece muita luz em todas as situações de trabalho”, declara a fabricante. Já os espelhos retrovisores, informa, são montados com baixa vibração e podem ser ajustados a partir da plataforma do operador.

Um espelho adicional com detecção de campo próximo também melhora a visão do entorno imediato. “Após estacionar a máquina, a função Coming Home oferece segurança adicional, pois a luz permanece acesa por um curto período de tempo antes que os faróis se apaguem automaticamente”, sublinha.

Um diferencial dos equipamentos da marca em relação aos outros disponíveis está nos seus ângulos de inclinação e acionamentos que, de acordo com a fabricante, garantem que os compactadores alcancem compactação em terrenos irregulares e íngremes mesmo em inclinações superiores a 60%.

Articulação de 3 pontos: alto conforto de condução

Rolos compactadores série HC Hamm: produtividade e tecnologia

Já a distribuição de peso é feita pela articulação de três pontos desenvolvida pela marca, que garante estabilidade de condução e absorção de choque eficaz. De acordo com a Hamm, o uso em diversas obras de terraplenagem e asfaltagem exige características de direção ideais dos rolos. Para cumprir esse requisito, instalou, de série, a articulação de três pontos como desenvolvimento de articulações convencionais em todos os rolos compactadores.

“Ela é a chave para distribuição de peso excepcionalmente favorável e excelente estabilidade de condução. Mesmo ao compactar terrenos muito irregulares, a articulação proporciona um conforto de condução incomparável”, assegura.

A fabricante explica que a articulação de três pontos se distingue das construções convencionais pela disposição geométrica e conexão das três articulações individuais, bem como por um apoio pendular adicional entre ambas as articulações superiores. “Como peça de união entre o carro dianteiro e traseiro, este tipo de articulação é responsável pela manobrabilidade ideal e pela grande segurança de direção em terrenos difíceis e, também, pelo maior conforto de direção”, informa.

Dentre as vantagens da articulação de três pontos destacadas pela empresa estão:

  •  Direção confortável, comportamento de direção seguro e estabilidade direcional, mesmo a velocidades mais altas (forças de retorno);
  • Tração ideal em curvas, graças à distribuição uniforme do peso;
  • Baixas cargas de impacto para o condutor devido ao amortecimento de irregularidades do piso (efeito amortecedor do apoio pendular);
  • Grande ângulo de direção, pequeno círculo de viragem;
  • Prevenção de marcas de corte devido à distribuição uniforme no eixo traseiro.

Conectividade para melhor desempenho

Rolos compactadores série HC Hamm: produtividade e tecnologia

A conectividade é outra característica dos equipamentos que contam com sistema de gerenciamento eletrônico de máquinas HAMMTRONIC, que monitoriza todas as funções do motor e de condução.

“Ele automaticamente ajusta os acionamentos de deslocamento e vibração bem como a velocidade do motor para as condições de operação atuais. Isso reduz significativamente o consumo de combustível, bem como a emissões de gases e ruídos”, descreve.

Em todos os modelos de equipamentos da companhia, a emissão dos gases de escape cumpre os regulamentos regionais aplicáveis. “Os motores são movidos a diesel de quatro ou seis cilindros refrigerado a água de última geração que fornecem aos compactadores potência limpa”, alega a fabricante.

Um duto de ar inteligente permite que os compactadores sejam operados à temperatura ambiente de -20°C a 50°C, enquanto o resfriamento redesenhado atrai o ar fresco logo atrás da cabine. Isso mantém a plataforma do operador e o piso da cabine frios.

A empresa destaca ainda que as ventoinhas controláveis são outro benefício. A velocidade adapta-se automaticamente à demanda de ar para refrigeração, isso reduz as emissões de ruído dos compactadores.

Assim, explica a Hamm, há consumo de combustível otimizado sem perda de potência. Todos os motores trabalham a uma velocidade inferior a 2000 rpm em vez de 2300 rpm. Isso significa que eles geram menos som e emissões de gases de escape, sem comprometer o habitual alto poder de compactação.

A companhia conta que a potência do motor pode ser operada em duas etapas: no modo “rpm máximo” ou no modo ECO. “No modo ECO, o HAMMTRONIC controla a rotação do motor dependendo da exigência de carga e só aumenta tanto quanto é necessário para a situação atual de condução ou trabalho”, afirma.

“Todos os outros componentes são então operados na faixa ideal, de acordo com a situação de trabalho. Os compactadores da série HC, portanto, trabalham economicamente como um todo. A economia de combustível em comparação com modelos predecessores são de, por exemplo, até 20% (série 3000)”, avalia a empresa.

A manutenção eficiente foi outra preocupação da multinacional ao desenvolver os produtos. “As poucas tarefas de manutenção necessárias para a série HC de compactadores podem ser concluídas rapidamente. Aqui, todos os itens de serviço, refrigeração a óleo e água, e a bateria são facilmente acessíveis e agrupados em um lado da máquina. O capô do motor pode ser aberto totalmente com facilidade deixando total acesso”, informa.

Segundo a empresa, o design moderno em seus equipamentos é um dos quesitos levados em consideração para desenvolver seus produtos. “Desde a década de 1980, a Hamm considera o design um elemento crucial no desenvolvimento do produto, e isso provou ser um movimento bem-sucedido, como ilustrado pelo fato que empresa ganhou, até hoje, cerca de 40 prêmios internacionais de design e inovação, tornando-o o favorito na indústria da construção”, lembra a companhia.

Para especialistas de produto da Hamm, os rolos compactadores da companhia são conhecidos no mercado pelo seu baixo consumo de combustível. “A principal fábrica da Hamm AG é certificada de acordo com a ISO 14001, significando que a marca está, constantemente, se esforçando para reduzir as emissões e o uso de recursos, mesmo na produção de rolos”, conclui.

Planejamento operacional, manutenção e reparo

Para facilitar a manutenção, reparo e planejamento operacional dos equipamentos, a companhia oferece aos clientes o sistema telemático JD Link. “Ele mostra os dados de desempenho dos rolos compactadores em uma visão geral compacta em tempo real”, assegura a multinacional.

Segundo ela, este sistema é capaz de gerar dados em tempo real como: consumo de combustível, níveis de enchimento ou carga do motor, as coordenadas de posição, as mensagens de erro e os intervalos de manutenção, que, a fabricante informa, poderem ser acessados a qualquer momento e de qualquer local.

BOX – HAMMTRONIC

O sistema de gerenciamento eletrônico HAMMTRONIC monitora todos os motores e funções de condução. Ajusta automaticamente a unidade de deslocamento, a unidade de vibração e a rotação do motor para a operação de condições atualizadas. Isso reduz o consumo de combustível, bem como as emissões de escape e ruído.

BOX – Sistema Easy Drive

A operação intuitiva está no centro do conceito Easy Drive de acionamento. É fácil de aprender e emprega a mesma lógica operacional em todos os compactadores de acionamento nos quais está instalado. Além disso, a operação ergonomicamente otimizada na plataforma garante que o operador sempre adote uma postura saudável sentado na melhor posição.

NOTA DE RODAPÉ
*Alguns alguns itens mencionados ainda são opcionais e ainda não estão disponíveis ainda para o mercado brasileiro.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa
Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa De 21 a 25 de maio será realizada a edição 2024 da Agrobrasília – a
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!