Pesquisar
Close this search box.

Nova fábrica da Eternit no Ceará já nasce ESG

Nova fábrica da Eternit no Ceará já nasce ESG 

Nova fábrica da Eternit no Ceará já nasce ESG

Localizado em Caucaia, empreendimento teve investimento de R$ 187 milhões e marca a responsabilidade socioambiental da companhia

A Eternit – companhia focada no setor de materiais de construção e líder de mercado no segmento de coberturas – inaugurou, nesta quarta-feira (06/03), na cidade de Caucaia, Ceará, a sua mais nova unidade para produção de telhas de fibrocimento. Além de toda a diretoria da companhia, a solenidade contou com a presença do Procurador-Geral do município de Caucaia, Eric Dantas, representando o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico do Ceará – SDE, Salmito Filho, representando o governador do Ceará, Elmano de Freitas, entre outras autoridades. Com um investimento de R$ 187 milhões, o projeto foi idealizado para ser uma fábrica modelo em sustentabilidade, contando com a instalação de 2160 telhas fotovoltaicas na cobertura, captação de águas pluviais e parcerias com órgãos ambientais e estaduais que viabilizaram a transferência de quase 300 animais silvestres para áreas próximas.

Primeira fornecedora de fibrocimento na região, a unidade reflete os esforços da Eternit em se tornar referência em responsabilidade ambiental e social em todos os seus projetos futuros. “Desde a sua concepção, a construção foi projetada para gerar o menor impacto possível para o meio ambiente. O investimento em sustentabilidade elevou em apenas 8% o custo total do projeto, valor que deve ser revertido em até cinco anos, principalmente por meio da autossuficiência energética”, explica Paulo Andrade, presidente da companhia.

“Para Caucaia, é um grande orgulho sediar a mais nova unidade da empresa Eternit, em solo 100% caucaiense, gerando centenas de empregos diretos, e outras centenas indiretos. A Eternit simboliza esse novo tempo de progresso, um marco significativo no desenvolvimento econômico e social de nosso município”, afirma Vitor Valim, prefeito de Caucaia.

“É um importante empreendimento voltado para a produção de telhas de fibrocimento, sendo, inclusive, uma fábrica modelo em sustentabilidade. Tenho trabalhado para atrair esse tipo de empresa para o nosso estado, com objetivo de garantir mais oportunidades de trabalho e desenvolvimento para o Ceará”, acrescenta o governador Elmano de Freitas.

A nova unidade já gerou cerca de 83 empregos diretos e mais de 400 indiretos na região. Em parceria com o Instituto Federal do Ceará – IFCE, a empresa investiu em cursos de formação para operação e manutenção de processos industriais, de modo a formar profissionais para atuação na fábrica. “Foi um mecanismo que possibilitou a comunidade nos conhecer, entender o processo e despertar o seu interesse em fazer parte do nosso grupo de colaboradores”, destaca Paulo.

Com a fábrica, a Eternit espera ampliar a participação no Norte e Nordeste. O projeto representara um ganho inicial de aproximadamente 7 mil toneladas/mês.

Sustentabilidade no centro

No telhado do galpão de produção da unidade foram utilizadas as telhas fotovoltaicas de fibrocimento Eternit Solar, lançadas no primeiro semestre de 2023, com capacidade de gerar 41,2MWh/mês de energia limpa e renovável, o suficiente para abastecer 300 casas.

Além da energia solar, a fábrica conta com outras medidas sustentáveis, como tratamento de água bruta e captação de água de chuvas no galpão de produção. O galpão tem uma área de área 10.000 m², estação de tratamento de esgoto com reuso da água para jardinagem, máquina com circuito fechado e com tecnologia de reutilização de água, transformadores a seco, canalização das águas que provém de grandes chuvas e preservação da reserva ambiental.

Toda a água do galpão de produção será captada e utilizada no processo produtivo. A área de preservação ambiental de 9,30 hectares será mantida para preservar a fauna e flora locais, incluindo a preservação de canais de um córrego natural que passa nas extremidades do terreno. “Reafirmamos nosso compromisso de conciliar desenvolvimento econômico com proteção ao meio ambiente”, complementa o presidente da companhia, que revela ter realocado quase 300 animais silvestres (entre eles cobras, aves, tatus e raposas-do-mato) na fase de terraplanagem, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) com a supervisão de um profissional veterinário com especialidade em animais silvestres.

As medidas foram realizadas de acordo com normas técnicas, e com gerenciamento baseado na norma ABNT NBR, como a ISO 14001, e a certificação americana LEED de sustentabilidade. Outras características da construção também promoverão ainda melhores condições de trabalho, como um pé direito de 18 m, cinco acima do padrão, que promoverá maior conforto térmico aos funcionários, equipamentos de acordo com requisitos da NR10 e NR12, bem como limitação de acesso de empilhadeiras nas áreas internas.

A Eternit utiliza matérias-primas recicladas em todas as suas unidades no processo produtivo. A nova fábrica tem a previsão de utilizar aproximadamente 900 toneladas de papelão e tecido anualmente, uma iniciativa importante para reduzir o impacto ambiental da produção industrial.

Diversidade e inclusão

A Eternit tem dado especial atenção à prática de contratação de minorias, também conhecida como promoção da diversidade e inclusão no ambiente de trabalho. Essa abordagem visa garantir a igualdade de oportunidades para todas as pessoas no mercado de trabalho, independentemente de fatores como gênero, raça, orientação sexual, incapacidade e outros. Essa iniciativa não apenas promove a justiça social, mas também desempenha um papel crucial na luta contra a discriminação.

Até meados de setembro, dos 83 funcionários que a empresa contratou para a nova fábrica, houve uma distribuição representativa: 10 se identificaram como indígenas, 18 como negros, 11 pertencentes à comunidade LGBTOQIAPN+ e 10 são mulheres. Essa diversidade não apenas atrai talentos e enriquece a criatividade, mas também reflete mais fielmente a composição da sociedade na empresa.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Vamos apresenta locação de linha amarela na M&T Expo Em sua estreia na feira, a Companhia apresentará um portfólio de máquinas e equipamentos das
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!