O cuidado com o meio ambiente começa com a escolha do equipamento certo

Mateus Souza.

A responsabilidade socioambiental começa com simples atitudes diárias que fazem diferença. No segmento industrial, o início de tudo é a escolha de equipamentos.

As empresas que se preocupam com o meio ambiente e buscam recursos sustentáveis têm um futuro promissor. Como fornecedores de válvulas para diversos segmentos de mercado, percebemos que muitos clientes estão atentos às necessidades trazidas pelo cuidado com o meio ambiente, seja na eficiência energética ou no manejo de resíduos. Além disso, existe a questão de confiabilidade dos equipamentos e da correta aplicação deles.

Isso ocorre, por exemplo, no funcionamento de plantas de biogás ou no tratamento de efluentes com possibilidade de reaproveitamento da água. Outro caso são as mineradoras, empresas em que as válvulas são aplicadas em “filtro prensa” (equipamento usado em processos de separação, especificamente para separar sólidos e líquidos, pelo processo de acionamento por pressão, que consiste em pressurizar a lama de rejeito em filtros que separam toda a água do material sólido) para tratamento e liberação de “rejeitos secos” resíduos sólidos resultantes de processos de minérios. O armazenamento desses rejeitos é necessário a fim de evitar danos ambientais.

Especial atenção deve ser dedicada ao uso de fluidos abrasivos, como o caso de efluentes ou das “lamas de rejeito” (sobra do processo de beneficiamento do minério, composta por restos de minério, areia e água). São aplicações específicas de alguma forma ligadas ao meio ambiente e que pode envolver também a segurança de pessoas.

Válvula certa para um projeto ambientalmente correto

Não basta uma determinada empresa oferecer um catálogo de produtos ambientalmente adequados: é preciso orientar os clientes quanto à melhor aplicação, escolha de materiais e tipo de equipamentos para cada uso. A correta instalação de uma válvula é de suma importância para que se evite danos ou falhas operacionais, o que poderia acarretar vazamentos e posteriores problemas ambientais.

Válvulas e outros acessórios podem evitar contaminações

Uma válvula deve possuir características de vazão e determinado grau de estanqueidade. Mas isso não basta para que o sistema opere adequadamente. Um sistema de tratamento de efluentes utiliza reagentes e produtos químicos que, além de nocivos, podem ser altamente corrosivos. Se o metal de revestimento dessa válvula não for adequado, ela sofre corrosão, dura pouquíssimo tempo e haverá vazamentos que podem contaminar a água ou o solo. Existem diversos materiais de revestimento e diversos tipos de diafragmas a serem aplicados para cada tipo de produto químico em determinadas condições de processo.

Falhas mais comuns que podem prejudicar o meio ambiente

No caso da instalação, os principais problemas são vazamentos devido a falhas de estanqueidade ou a problemas ligados ao ataque químico e oxidação. No caso de escolha de produtos, a correta especificação e composição do produto é de fundamental importância para a não ocorrência de falhas que possam agredir o meio ambiente.

Ao tomar todos esses cuidados, adotamos uma atitude de responsabilidade com o meio ambiente, além do consequente aumento da segurança de todos .

*Mateus Souza é gerente geral de vendas da área industrial da GEMÜ Válvulas, Sistemas de Medição e Controle.

(Fonte:Assessoria de imprensa)

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades