O que precisamos para descarbonizar as indústrias mais pesadas?

O que precisamos para descarbonizar as indústrias mais pesadas?

As tecnologias de captura de carbono contribuirão com cerca de um sexto das reduções de emissões necessárias para cumprir os objetivos climáticos do Acordo de Paris, até 2020, e reduzir o aquecimento global para menos de 2°C.[1]

O que precisamos para descarbonizar as indústrias mais pesadas?

É essencial diminuir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) à medida que o aquecimento global piora seus impactos em todo o mundo. A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou que 2023 foi o ano mais quente da história, com a temperatura média global ao nível do solo 1,45 °C acima do nível pré-industrial. Foi a década mais quente já registrada.

Outro dado importante é o da Agência Internacional de Energia (AIE), que mostra que indústrias pesadas, como energia, cimento, refinarias e aço, são responsáveis por 20% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2[2]). Estes empreendimentos e seus líderes precisam de tecnologias e soluções que diminuam as suas emissões de gases com efeito de estufa, pois enfrentam normas globais e metas nacionais e corporativas de emissões líquidas zero.

As tecnologias de captura, uso e armazenamento de carbono (“Carbon Capture and Storage”, ou apenas “CCS” na sigla em inglês) já existem e podem ter um papel relevante na redução dos impactos das mudanças climáticas em setores difíceis de descarbonizar e possibilitar a produção de hidrogênio com baixa emissão de carbono em larga escala, liberando o potencial do hidrogênio para se tornar um portador de energia limpa amplamente usado. No Brasil, as autoridades locais estão trabalhando na elaboração de planos ambiciosos para novas políticas industriais focadas na bioeconomia, na descarbonização e na transição e segurança energética, através do qual buscam aumentar em 50% a participação dos biocombustíveis na matriz energética dos transportes[3].

Essas soluções evitam que o CO2 entre na atmosfera, capturando as emissões dos processos industriais e armazenando-as no subsolo ou canalizando-as para utilização na recuperação avançada de petróleo ou em métodos de produção de combustível sintético. Mesmo antes e depois da combustão, podem ajudar a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e apoiar a transição para uma economia de baixo carbono.

A Honeywell é líder do setor em captura de carbono[4] e possui tecnologias de hidrogênio conhecidas por sua confiabilidade e alta pureza. Estas soluções também ajudam a melhorar a eficiência, reduzir os custos operacionais e aumentar a escalabilidade, projetando instalações adequadas e monitorando de perto o desempenho para atingir as metas de emissões zero.

“As empresas destes setores já não se limitam a cumprir os regulamentos de transição energética, em vez disso, comprometem-se proativamente com objetivos que promovem a responsabilidade e a sustentabilidade nas suas operações. Na Honeywell, antecipamos a necessidade de tecnologia sustentável e nossas soluções já estão causando um impacto significativo no meio ambiente, alinhando-se com três megatendências econômicas: transição energética, automação e futuro da aviação”, afirma José Fernandes, presidente da Honeywell LATAM e vice-presidente da área de Soluções de Energia e Sustentabilidade (ESS, na sigla em inglês) da empresa.

Um exemplo de como as empresas de energia e as petroquímicas estão incorporando tecnologias de captura de carbono em suas operações está nas instalações da Exxon Mobil em Baytown, Texas, nos Estados Unidos. A utilização do sistema de fracionamento de CO2 da Honeywell, uma tecnologia de captura de carbono e purificação de hidrogénio, permitirá à petrolífera capturar 7 milhões de toneladas de CO2 por ano, o que equivale à emissão de 1,5 milhões de automóveis por ano[5].

O futuro das tecnologias de captura de carbono é uma grande promessa na luta contra as alterações climáticas. Estas soluções são ferramentas essenciais para enfrentar a crise climática, reduzindo as emissões e potencialmente transformando-as em recursos valiosos. Estamos fazendo progressos significativos com diferentes abordagens em direção a um futuro mais sustentável, ajudando diversos setores a resolver os problemas mais desafiadores que se encontram no caminho.

Sobre a Honeywell

A Honeywell é uma empresa operacional integrada que atende uma ampla variedade de setores e regiões geográficas em todo o mundo. Nosso negócio está alinhado com três megatendências poderosas – automação, o futuro da aviação e transição energética – sustentadas por nosso sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma Honeywell Forge IoT. Como parceiro de confiança, ajudamos as organizações a resolver os desafios mais difíceis e complexos do mundo, fornecendo soluções e inovações viáveis através dos nossos segmentos de negócios de Tecnologias Aeroespaciais, Automação Industrial, Automação Predial e Soluções de Energia e Sustentabilidade que ajudam a tornar o mundo mais inteligente, mais seguro e mais sustentável. Para obter mais notícias e informações sobre a Honeywell, visite www.honeywell.com/newsroom.

[1] ipcc.ch/site/assets/uploads/2018/03/srccs_wholereport-1.pdf

Carbon Capture, Utilisation and Storage – Energy System – IEA

3 Brazil government

4 A Honeywell tem mais de 70 anos de experiência em captura de carbono por meio de recuperação aprimorada de petróleo, com sua mais recente inovação em captura avançada de carbono por solvente pós-combustão (ASCC).

5 Com base na Calculadora de Equivalência de GEE da EPA, que compara quase 7 milhões de toneladas de CO2 por ano com veículos movidos a gasolina na estrada.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Scania Cotrasa inaugura nova concessionária Instalação amplia o apoio aos clientes de caminhões, ônibus e motores na região da Tríplice Fronteira, no Paraná A
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!