Tel:11 - 4604-8046 | E-Mail: atendimento@eaemaq.com.br

Notícias do Mercado Painéis de automação desempenham papel fundamental na era da...

Painéis de automação desempenham papel fundamental na era da Indústria 4.0

-

- Advertisement -
Painel Elétrico de Automação. Divulgação Engerey.
- Advertisement -

O mundo industrial vive um período onde uma grande quantidade de dados estão se tornando mais integrados, estimulando a demanda por maior processamento e armazenamento.

A transformação da indústria para a era digital está em pleno andamento. Estamos vivendo a época da 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, que consiste basicamente na integração de máquinas automatizadas em uma estrutura computadorizada.

O controle de máquinas e processos é realizado por quadros ou painéis elétricos (ou quadros elétricos) de automação, também conhecidos como painéis de CLP (Controladores Lógicos Programáveis), que protegem equipamentos eletrônicos, incluindo hardwares e softwares específicos e customizáveis para cada aplicação industrial. Devem ser resistentes para suportar condições extremas de trocas temperatura, umidade, pressão e outras situações comuns em ambientes industriais que um computador comum não suportaria.

A empresa Engerey Painéis Elétricos, com sede em Curitiba – PR, atua com soluções em montagem de painéis elétricos e automação, atendendo a demanda de mercado na era da Indústria 4.0 no setor comercial, industrial e de infraestrutura na construção civil. Os painéis de CLP são parte essencial do sistema elétrico de uma indústria, de onde a energia é controlada. A facilidade de modificações, comunicação remota e avanços na tecnologia fizeram dos painéis de controle uma vantagem em relação aos sistemas convencionais. 

De acordo com Fábio Amaral, diretor da Engerey Painéis Elétricos, muitas empresas estão optando por investir em um Centro de Controle de Motores (CCM) Inteligente, ou Quadro de Comando Inteligente, que une todas as propriedades de um CCM convencional e ainda possui outras funções que atendem às expectativas da nova era industrial. “O CCM Convencional é um painel elétrico onde ficam alocados os dispositivos de proteção e acionamento dos motores de máquinas e equipamentos em uma indústria. O CCM Inteligente, por sua vez, possui todas as características do painel Convencional e ainda é conectado a uma rede de comunicação, possibilitando fazer o controle das cargas à distância, de modo online”, esclarece Fábio Amaral.

O objetivo da indústria 4.0 é digitalizar a fabricação, utilizando os avanços tecnológicos na aquisição, processamento e armazenamento de dados. Embora estejamos passando por um período de crescimento significativo, o ritmo da mudança para a Indústria 4.0 deve ser um processo evolutivo. No entanto, o especialista afirma que a indústria não pode se dar ao luxo de evoluir lentamente neste caso. 

“Como estamos no início desta revolução, a amplitude de sua utilização nos setores industriais e seu impacto total são ilimitados”, comenta Fabio Amaral. Com a crescente evolução nas inovações tecnológicas, ele espera que ocorram alterações fundamentais às necessidades dos novos tempos, tais como: redução ou fim de desperdícios; conservação ambiental; redução de custos; e eficiência energética.

(Fonte:Assessoria de imprensa)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas noticias

ZF Aftermarket explica a importância da troca do fluido para freio

O ideal é que a troca seja feita conforme recomendado pelo fabricante...

36% das empresas globais têm planos de automatização após a pandemia, aponta estudo

Crédito: Pixabay.A pandemia do novo coronavírus deve acelerar a automatização na indústria,...

Mercedes-Benz vende 100 Novos Actros para renovação de frota da Contatto

·       Reconhecida no mercado pelo seu “DNA de segurança” no dia a dia...

Drone da DJI agiliza avaliações de dados em colheitas na França

O DJI Phantom 4 Multispectral criado para usos em agricultura de precisão.
Previous
Next

Indústria 4.0: Ciser passa a digitalizar a manufatura com o sistema MES

Implantação do sistema MES na Ciser. Observação: a foto foi feita no dia 10/3/2020, quando não...

CNH Industrial recebe certificação do Great Place to Work na América do Sul

Reconhecimento foi conferido por autoridade global em cultura organizacional e retrata a opinião dos funcionários sobre...

Mais Lidas

Você também pode gostar deRELATED
Recomendamos para você