Petronect suporta contratações sustentáveis na retomada de investimentos da Petrobras no Paraná
Com a reabertura da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA) e a modernização da Repar, Portal de Compras da Petrobras foca na sustentabilidade dos processos de contratação, conectando fornecedores a um dos maiores investimentos recentes da companhia.
A cerimônia de reabertura da fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados S.A. (ANSA), em Araucária (PR), realizada em 15 de agosto, marcou um novo capítulo para o setor de agronegócio no Brasil. Com investimentos da Petrobras que superam R$ 4 bilhões, a retomada da ANSA e os aportes na Refinaria Getúlio Vargas (Repar) prometem gerar cerca de 30 mil novos empregos no Paraná nos próximos cinco anos.
As contratações necessárias para o projeto serão realizadas através do Portal Petronect, o marketplace oficial da Petrobras para compras e contratações. Conectando mais de 170 mil empresas a oportunidades de negócios com a Petrobras, a Petronect tem focado em tornar os processos de contratação mais sustentáveis, atendendo a nova realidade da Petrobras e do mercado.
ESG e a responsabilidade ambiental no setor de Petróleo e Gás
Marcelo Bonniard, presidente da Petronect, ressalta a importância da plataforma neste momento crucial para a Petrobras: “A Petronect não é apenas um canal de contratações, é um pilar estratégico para garantir que nossos processos sejam realizados com o máximo de eficiência e sustentabilidade. Desde sua criação, já poupamos a emissão de mais de 2 mil toneladas de CO2 à Petrobras, eliminando a necessidade de documentos físicos e reduzindo viagens de negócios”.
Além de sua contribuição para a sustentabilidade ambiental, a Petronect colabora para que mais de 85% dos materiais e serviços contratados na retomada das atividades, sejam provenientes de fornecedores brasileiros. Esse enfoque tem como objetivo fortalecer a indústria nacional e impulsionar a economia interna.
Com a reabertura da ANSA e a revitalização do setor de fertilizantes no Brasil, a Petrobras dá um passo significativo para reduzir a dependência do país em relação às importações do insumo, vital para o agronegócio. Segundo dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda), o Brasil importou, em 2023, 86% dos fertilizantes que consumiu, um número que a Petrobras pretende reduzir significativamente nos próximos anos.
“Com a reabertura da ANSA e a modernização da Repar, o Portal Petronect reforça o compromisso da Petrobras com a sustentabilidade em todas as suas operações, desde as contratações até a retomada final das indústrias. Por aqui, nossa missão é clara: continuar liderando com responsabilidade e inovação, garantindo que cada contratação reflita nossos valores e o respeito ao meio ambiente”, complementou Bonniard.
Com o início da produção da ANSA previsto para o segundo semestre de 2025, a Petronect estará no centro da mobilização de contratos e serviços que viabilizarão essa retomada. A expectativa é que a experiência e a capacidade da Petronect em gerenciar processos complexos em larga escala contribuam com o sucesso desse projeto, que representa um marco na regionalização das atividades da Petrobras e no fortalecimento da produção nacional no mercado de fertilizantes.
O Futuro da Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos
Enquanto a Petrobras avança com seus planos de expansão, a Petronect se prepara para manter a sustentabilidade em seus processos, em um cenário de crescente demanda por serviços e materiais. O compromisso com a economia de recursos, como papel e combustível, e a redução da pegada de carbono são apenas alguns dos aspectos que continuarão a guiar as operações da Petronect nos próximos anos.
A plataforma, que é a maior solução B2B do Brasil para o setor de petróleo e gás, está preparada para apoiar a Petrobras em sua missão de desenvolver a indústria nacional de forma sustentável, garantindo que cada novo projeto seja um exemplo de inovação e responsabilidade ambiental.
Confira as oportunidades publicadas através do link: https://www.petronect.com.br/irj/go/km/docs/pccshrcontent/Site%20Content%20(Legacy)/Portal2018/pt/lista_licitacoes_publicadas_ft.html