Polos de Agricultura Irrigada são tema do Diálogos de Integração
Episódio abordou funcionamento da parceira do Governo Federal com o setor agrícola
Iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), os Polos de Agricultura Irrigada são uma estratégia de proximidade e de parceria com o setor agrícola brasileiro. Com o reconhecimento do polo do Noroeste do Paraná, na segunda-feira (12), o país conta com 18 polos apoiados pelo Governo Federal.
No episódio #6 do podcast Diálogos de Integração, a diretora do Departamento de Irrigação da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Larissa Rêgo, falou sobre como funciona a política pública, quais são os critérios para aprovação de um polo e como a iniciativa beneficia pequenos, médios e grandes produtores rurais.
“É uma forma de estar perto dos produtores, de entender as dificuldades que eles vêm encontrando, não só nos eixos de infraestrutura, na questão hídrica, na infraestrutura, nos estudos de solos, mas, também nos eixos não estruturais: na assistência técnica, no crédito, no financiamento”, afirmou Larissa.
A diretora também refletiu sobre a complexidade de atender um país com peculiaridades regionais e falou dos amplos resultados gerados pelos Polos de Agricultura Irrigada. “É uma grande oportunidade para alavancar a produção de alimentos em bases sustentáveis, preservando os nossos biomas com sustentabilidade, otimização, tecnologia, pesquisa e monitoramento. De forma muito participativa e dinâmica, escutamos o setor, entendemos as dificuldades e, de mãos dadas, formulamos essa política pública”, disse.
O Ep#6 do podcast do MIDR pode ser acessado no Soundcloud, Spotify e YouTube. Mais informações, podem ser obtidas na página Diálogos de Integração.