Prefeitura dá início ao maior investimento em obras públicas da história de Atibaia

Prefeitura dá início ao maior investimento em obras públicas da história de Atibaia

Prefeitura dá início ao maior investimento em obras públicas da história de Atibaia

Assinatura das ordens de serviço para obras na Jerônimo de Camargo e na Arão Sahm são as primeiras do contrato firmado com o banco de desenvolvimento FONPLATA; obras já começam na próxima quarta-feira

Nesta sexta-feira (5), Atibaia deu o primeiro passo na concretização do maior investimento em obras públicas da história da cidade. A assinatura das ordens de serviço para obras de macrodrenagem e pavimentação na Avenida Jerônimo de Camargo e na Estrada Estadual Arão Sahm são as primeiras do contrato firmado pelo Executivo Municipal junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata – FONPLATA.

Investimento recorde

O investimento de cerca de 52 milhões de dólares, entre recursos provenientes do FONPLATA e contrapartida da Prefeitura de Atibaia, viabilizará avanços significativos por toda Atibaia, contemplando intervenções estruturais de grande porte como obras de drenagem, pavimentação e mobilidade urbana; combate a enchentes por meio da canalização de córregos; novas áreas e equipamentos públicos de esporte e lazer; entre outros inúmeros benefícios para a população.

As primeiras obras do FONPLATA têm prazo de execução de 12 meses e o valor do contrato é de R$ 11.685.000,00 para as obras na Avenida Jerônimo de Camargo, no trecho entre o bairro do Maracanã e a divisa com o município de Jarinu, e R$ 8.106.900,00 na pavimentação da Estrada Arão Sahm, no Belvedere.

A próxima obra do FONPLATA a se tornar realidade é a canalização do Córrego da Figueira, curso d’água que inicia no Jardim Paulista, passa pelo Jardim do Lago e próximo da escola CEFI, desembocando na região do Habib’s. A intervenção visa evitar problemas erosivos e de enchente naquela região e o edital de licitação das obras será lançado neste sábado (6).

Benefícios ao produtor rural

A cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para obras de pavimentação na Avenida Jerônimo de Camargo aconteceu nesta sexta (5), em frente à EM Prof. Ercília Aparecida Bacci, no Maracanã. As obras, que envolvem cerca de 3.200 metros de pavimentação e drenagem, serão iniciadas já na próxima quarta-feira, dia 10.

Na solenidade, o presidente da Estação Maracanã, Marcelo Luporini, destacou a importância da obra para a região: “a gente tem uma satisfação muito grande em ver a realização dessa obra, desejada pela comunidade já há muitos anos e que vai beneficiar muito o escoamento da nossa produção rural, na questão do turismo, da acessibilidade da população aos recursos que estão muitas vezes no Centro da cidade, permitindo que o transporte possa funcionar de uma maneira melhor. É algo extremamente relevante para a nossa região e a gente agradece muito”.

O prefeito de Atibaia, Emil Ono, também comemorou os impactos positivos da obra, especialmente para os produtores rurais: “A gente sabe que o Maracanã tem hoje aqui um dos maiores fruticultores do Brasil, a família Gallo, e a gente também sabe da sensibilidade do fruto. Quando você sai com ele para levar ao CEASA ou qualquer outro mercado, se bate muito, você acaba estragando. Também temos um hotel aqui, um dos pontos turísticos da cidade. Sem contar que essa pavimentação era um pleito de muitos anos, passaram vários prefeitos e não foi feito. Hoje virou realidade”.

Obras no Belvedere

Na assinatura da Ordem de Serviço na Estrada Arão Sahm, no Belvedere, uma intervenção que abrange 1.900 metros de obras, o prefeito agradeceu a parceria com o poder legislativo: “A Câmara Municipal tem sido um parceiro de primeira hora, não se furtando a discutir todos os projetos que nós mandamos. O FONPLATA é um financiamento de um banco internacional e a gente tem que lembrar que a Prefeitura só pode contrair esse tipo de empréstimo se estiver com as contas em dia, com a capacidade de pagamento em dia. Hoje de manhã, nós assinamos uma OS no Maracanã e ali também era uma pavimentação que ninguém acreditava que fosse acontecer. Não é diferente aqui, tenho certeza que muita gente não imaginou que isso pudesse acontecer, mas está acontecendo, vai acontecer e na quarta o maquinário já estará aqui trabalhando”.

PAC – Programa de Aceleração do Crescimento

Outro marco significativo alcançado por Atibaia foi a conquista de recursos junto ao governo federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo anúncio recente do Ministério da Casa Civil, o município foi contemplado com quatro investimentos, dois na área da Educação e dois na da Saúde.

Nova creche e mais ônibus escolares

Duas propostas apresentadas pelo município foram selecionadas pelo novo PAC Seleções Educação, programa do governo federal voltado a essa área: a aquisição de dois ônibus escolares para renovação e ampliação das linhas de transporte que atendem os alunos da Educação Básica e a construção de uma creche na região dos bairros Boa Vista e Jardim Brogotá, uma zona residencial e rural em franca expansão de ocupação.

A construção da nova unidade escolar de creche/pré-escola visa atender a uma demanda futura da região, em um terreno que já pertence à Prefeitura de Atibaia, próximo da Escola Municipal Eva Cordula Hauer Vallejo.

UBS Guaxinduva e CAPS III

Na área da Saúde, mais dois importantes equipamentos públicos foram aprovados no novo PAC: a construção de uma Unidade Básica de Saúde na região do Guaxinduva e a implantação de mais um Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS III.

A nova unidade de saúde permitirá sanar a falta de cobertura assistencial na região dos bairros Guaxinduva, Jardim dos Pinheiros e Morumbi, aproximando serviços e população, além de garantir um maior cuidado e acompanhamento.

O CAPS III, por sua vez, funcionará 24 horas, permitindo melhorar o atendimento em saúde mental no município ao proporcionar serviços de atenção contínua e acolhimento integral para pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de problemas mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de álcool e outras drogas, durante os estados mais agudos da doença.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Contrato spot ganha espaço no mercado florestal Empresa Reflorestar reforça a oferta dessa modalidade contratual para atender as necessidades dos clientes em todo o
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!