Público visitante e volumes de negócios marcam o terceiro dia da FEIMEC

Público visitante e volumes de negócios marcam o terceiro dia da FEIMEC

Público visitante e volumes de negócios marcam o terceiro dia da FEIMEC

A intensa visitação de profissionais e a concretização de negócios por parte dos expositores foram os destaques no maior encontro do setor latino-americano de máquinas e equipamentos industriais

A intensa visitação de profissionais da indústria e a efetivação de negócios por parte dos expositores foram os destaques do terceiro dia da 4ª FEIMEC – Feira internacional de Máquinas e Equipamentos, que registrou intensa participação de público. O evento reúne 1.100 marcas expositores de 37 países no São Paulo Expo, na capital paulista, até o dia 11 de maio.

Ocupando todo o complexo de exposições, com mais de 80 mil metros quadrados, a FEIMEC atraiu um público sem precedentes nos primeiros três dias na comparação com as edições anteriores. O evento foi o primeiro a ser realizado após a grande reforma que transformou o São Paulo Expo em um dos mais modernos centros de exposições da América do Sul. Naquele momento, em 2016, a FEIMEC ocupou 20 mil metros quadrados. Nesta edição, são 80 mil metros dedicados ao maior encontro de negócios e conhecimento da indústria. O evento é uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos, organizada pela Informa Markets.

“Temos a expectativa de receber no evento uma visitação de 65 mil profissionais. A qualidade e perfil dos visitantes são diferenciais que favorecem a realização de negócios. Percorrendo os corredores, é possível deparar-se com equipamentos e máquinas já comercializados”, conta a Business Director do evento, Liliane Bortoluci.

Corredores lotados, networking e negócios

Entre as 1.100 marcas expositoras, alguns expositores já relataram sua experiência na edição deste ano: O Grupo Alltech, que atua no mercado de máquinas, equipamentos e robôs, festejou as vendas realizadas. “Apenas nos primeiros dois dias de FEIMEC, vendemos 10 máquinas”, conta o gestor de Marketing da empresa, Ricardo Silva. Segundo ele, a qualificação dos visitantes, em sua maioria, tomadores de decisão, dá força à perspectiva da empresa de ultrapassar a venda de 30 máquinas até o final do evento.

Com foco em eletrônica, Inteligência Artificial e automação de processos, a Festo também celebrou a participação na FEIMEC 2024 e o networking qualificado conquistado até agora. “A feira é perfeita nesse sentido, pois nos abre a possibilidade de contatar pessoas que, muitas vezes, são de difícil acesso nas empresas”, conta o gerente executivo de Vendas da empresa, Marcelo Jodar. Segundo ele, outro braço de interesse da Festo é a atualização técnica que o evento permite. “Além do conteúdo, a FEIMEC também nos possibilita o contato com os estudantes, futuros colaboradores da nossa e outras empresas, no intuito de mostrar a conectividade entre a mecânica, a eletrônica, a automação e a gestão de dados, principalmente na questão preditiva”, completa o executivo.

A qualificação do público visitante também foi destacada pelo gerente comercial da Renishaw, Marco Bueno. “A FEIMEC 2024 tem apresentado um público muito bom que possibilita novos negócios e prospecções para futuras vendas. Recebemos clientes estratégicos, inclusive de outros países”, comentou o gerente comercial da Renishaw, especializada em medição dimensional de equipamentos. Segundo ele, esta edição deve superar em 15% os resultados obtidos na edição passada. No evento, a empresa destacou o lançamento mundial da Agility, máquina de medição por coordenada com cinco eixos, sendo a FEIMEC a 4ª feira em todo o mundo onde o equipamento já foi apresentado.

Apresentando na FEIMEC 2024 oito linhas de produtos, desde equipamentos de instrumentação básica até medição de alta exatidão, a japonesa Mitutoyo, tradicional participante do evento, estima que as perspectivas de negócios desta edição acompanhem os índices obtidos nos anos anteriores. Segundo a gerente de marketing da empresa, Katia Sousa, as oportunidades de negócios geradas pela feira devem responder por uma média de 60% a 70% dos resultados esperados para 2024.

Café ou chopp?

Sucesso entre os visitantes, o Robô Barista rouba a cena na Yaskawa Motoman, oferecendo café aos profissionais que estão no evento, outro robô serve chopp, enquanto o outro fará gravação de brindes personalizados a laser.

Na linha de robôs colaborativos, está exposto no estande da Yaskawa, o HC20DTP de seis eixos, capaz de desempenhar várias operações, desde montagem e manipulação de materiais a pick and place, suportando carga útil de 20 kg. O robô HC20DTP está integrado a uma máquina dobradeira CNC, fabricando uma porta caneta e celular em inox, demonstrando versatilidade, flexibilidade, produtividade, qualidade e harmonia entre as máquinas, de forma colaborativa.

Também no estande da Yaskawa estão em destaque os robôs colaborativos HC10DTP YRC1000 com controladores idênticos aos dos robôs industriais, mantendo a mesma performance e recursos, principalmente para as aplicações de soldagem, corte e manipulação. O HC10DTP, de seis eixos, trabalha com uma carga útil de 10 kg e um alcance de 1.200 mm.

Outro robô colaborativo que chama a atenção é o YuMi, da ABB Robótica, que além de servir bebidas para os visitantes na FEIMEC atua em um projeto-piloto realizado pela e a organização norte-americana sem fins lucrativos Junglekeepers, no reflorestamento da floresta Amazônica.

A ABB Robótica está apoiando os Junglekeepers na missão de proteger 55.000 acres de floresta amazônica e reverter o desmatamento. O robô automatiza tarefas de plantio em um laboratório de selva, acelerando o processo.

A Hypertherm Associates, fabricante de sistemas de corte industrial e de software, com sede nos Estados Unidos, trouxe para a FEIMEC o novo integrante da família Powermax SYNC: o cortador a plasma Powermax45 SYNC. Projetado para atender às demandas de metalúrgicos que buscam um sistema versátil para aplicações de goivagem, corte e marcação, o Powermax45 SYNC oferece o melhor retorno sobre o investimento.

Outro sucesso entre as novidades apresentadas na FEIMEC está o robô garçom, que serve cerveja gelada para os visitantes do evento. A solução é da ABB e é uma das tendências do evento que é a Inteligência Artificial e a robótica associada à produção industrial.

A Zeiss Metrologia Industrial, empresa alemã marca presença na FEIMEC 2024 com tecnologias ópticas voltadas a oferecer precisão e controle de qualidade à indústria, como as soluções de verificação de precisão de peças de usinagem. Um dos destaques da empresa é a Tomografia Computadorizada Industrial (hardware e software) que realiza a análise em 3D, não destrutiva, das peças para checar porosidades, falta de material e outras inconformidades. Para atender às demandas de manufatura aditiva, a linha de scanners portáteis da marca promove a engenharia reversa de peças e componentes.

Já a GASCAT apresentou, durante a FEIMEC 2024, o Hidrogenesis Monobloco, soluções de controle de pressão voltadas especificamente para indústrias que utilizam o hidrogênio. A empresa atua na fabricação de equipamento e sistemas para o controle e manuseio de fluídos gasosos com ênfase no gás natural.

Presença internacional

Um dos aspectos mais destacados desta edição é a presença marcante de empresas internacionais representando países como Argentina, Estados Unidos, Canadá, Itália, Alemanha, Espanha, França, Portugal, Israel, Coreia do Sul, além dos pavilhões da China, Índia e Suíça. Essa diversidade reflete não apenas a importância global do evento, mas também a oportunidade única para troca de conhecimento e parcerias que transcendem fronteiras.

“Nossa intenção todos os anos é oferecer a quem visita a feira um ambiente que reúna o que há de mais atual em termos de tecnologia, com a troca de experiência entre os profissionais do setor. A FEIMEC acontece em um momento bastante positivo para a renovação da indústria, contando com a ajuda de todos os segmentos participantes e possibilitando aos empresários conhecerem alternativas de modernização e ampliação de suas indústrias em linha com as novas tendências do mercado”, avalia o Presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, Gino Paulucci Junior.

No terceiro dia de evento, recebeu novos grupos de representantes de empresas estrangeiras e câmaras de comércio para percorrer os corredores da FEIMEC, conhecendo em detalhe os expositores e os lançamentos reservados para o evento. “O objetivo dos tours internacionais na FEIMEC é consolidar a vocação internacional do evento. Foram convidados a participar representantes de Câmaras de Comércio, Consulados e Embaixadas de diferentes países”, explica o representante comercial internacional da Informa Markets, Manuel Niggi.

Serviço:

FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos

Data: 7 a 11 de Maio de 2024.

Horários: De 3ª e 6ª (das 10 às 19h) e sábado (das 9h às 17h).

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

Iniciativa: ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos.

Promoção e Organização: Informa Markets

Credenciamento de Imprensa – Pavilhão São Paulo Expo

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Com fábrica de fertilizantes 100% automatizada, BP Bunge projeta ganhos de produtividade e redução de custos Planta inaugurada na unidade Moema (SP) é focada
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!