Quatro ações recomendadas pelo B20 são incluídas no documento final do G20

Quatro ações recomendadas pelo B20 são incluídas no documento final do G20

Declaração dos Ministros da Agricultura do G20 tem o consenso de ministros, autoridades e representantes de quase 50 países.

Quatro ações recomendadas pelo B20 são incluídas no documento final do G20

Após quatro dias de exposições e debates, o Grupo de Trabalho (GT) Agricultura do G20 apresentou a Declaração dos Ministros, nesta sexta-feira (13). Dentre as recomendações e ações expostas pela Força-tarefa de Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura, quatro ações foram incorporadas entre as prioridades apresentadas no documento, que será levado para o encontro de cúpula, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro.

Segundo o Ministro da Agricultura e PecuáriaCarlos Fávaro, o resultado dos esforços do grupo de trabalho é uma superação, pois nos últimos cinco anos o resultado foram cartas resumindo os trabalhos do G20. “Desta vez, superados os desafios de divergências, temos uma declaração que certamente dará um novo rumo à produção agropecuária e à pesca sustentável do mundo”, destaca.

Diferente da carta apresentada pelo Grupo de Trabalho nos últimos cinco anos, a Declaração Ministerial representa um compromisso dos países signatários na implementação das políticas públicas estabelecidas no documento e serve para nortear a adoção das medidas por cada nação.

Na quinta-feira (13), Gilberto Tomazoni, chair da Força-tarefa e CEO Global da JBS, apresentou as recomendações do B20 para 23 ministros e autoridades ministeriais, além de representantes de quase 50 países. O documento entregue ao ministro durante o Fórum Internacional da Agropecuária (Fiap), na segunda-feira (9), tinha como recomendações: ampliar a oferta de alimentos na mesma área de cultivo; investir em modelos de financiamento inovadores para o pequeno produtor colher mais e melhor; e fortalecer o sistema de comércio agrícola internacional para completar o tripé para mais segurança alimentar.

Para Tomazoni, o resultado demonstra a sinergia entre os agentes privados e públicos em estabelecer as prioridades da humanidade e quais caminhos possíveis de serem executados. “A iniciativa privada trabalhou num documento e chegou em uma síntese de propostas sobre o que deve ser feito para transformar os sistemas alimentares globais e a gente trouxe o que é fundamental para aumentar a produtividade de forma resiliente e sustentável”, explica.

Para cada recomendação, a Força-tarefa do B20 apresentou diretrizes para guiar a execução das ações. No documento final do G20, o Grupo de Trabalho acatou quatro dessas diretrizes, que foram:

  • Promover inovação escalável e baseada em ciência, facilitando o acesso dos produtores a novas tecnologias e assistência técnica agronômica para lidar com o nexo entre clima, meio ambiente, resiliência, segurança alimentar e acessibilidade/preço. Os membros do G20 devem investir e cooperar para promover a inovação, facilitar o acesso aos benefícios do progresso científico e promover sua adoção em escala global, ao mesmo tempo em que reconhecem as realidades e necessidades dos países;
  • Promover um ciclo de crescimento de produtividade mais equitativo e sustentável. Os membros do G20 devem apoiar o crescimento de produtividade dos Países Menos Desenvolvidos (PMDs) incentivando inovações sustentáveis e resilientes por meio do compartilhamento de conhecimento, disseminação de tecnologia, construção de capacidades e esquemas de financiamento internacional para garantir uma transformação mais inclusiva do sistema alimentar global, melhorar os meios de subsistência e aumentar a segurança alimentar;
  • Garantir alocação de capital suficiente, eficiente e inclusiva para uma transição rápida e em larga escala. Os membros do G20 devem usar mecanismos de financiamento combinados, melhorar as capacidades e ofertas financeiras — reduzindo riscos e incentivando investimentos — e redirecionar o apoio agrícola para acelerar a transição para sistemas alimentares mais resilientes, sustentáveis e equitativos;
  • Promover o sistema de comércio agrícola multilateral baseado em regras da OMC, eliminando barreiras distorcidas de mercado, ao mesmo tempo em que orquestra a adoção de práticas sustentáveis ao longo do tempo e garante a segurança alimentar. Os membros do G20 devem promover a convergência global em práticas regulatórias, metodologias e taxonomias de comércio de alimentos sustentáveis baseadas em ciência e resultados, ancoradas no sistema de comércio internacional com a Organização Mundial do Comércio (OMC) e seus órgãos internacionais de definição de padrões, em seu núcleo.

As ações acatadas integram quatro prioridades definidas pelo Grupo de Trabalho: sustentabilidade nos sistemas agroalimentares em seus múltiplos aspectos; ampliar a contribuição do comércio internacional para a segurança alimentar e nutricional; elevar o papel essencial da agricultura familiar, camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais na agricultura e nos sistemas alimentares sustentáveis, resilientes e inclusivos; e promover a integração da pesca e aquicultura sustentáveis nas cadeias de valor locais e globais.

Ao todo, entre as quatro prioridades, são 38 tópicos para implementação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade da produção de forma a garantir a segurança alimentar e nutricional do planeta e, ao mesmo tempo, combater os efeitos adversos das mudanças climáticas.

Para chegar ao documento final, os pontos foram discutidos ao longo de todo o ano. A primeira reunião do GT Agricultura foi realizada em fevereiro, uma nova rodada ocorreu em abril, depois nos meses de maio e junho com debates específicos para a agricultura familiar, pesca e aquicultura, aspectos científicos e pesquisa agropecuária. O GT Agricultura foi coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), com participação dos ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e Pesca e Aquicultura (MPA), além da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades