Quatro soluções já disponíveis no Brasil que tornam a construção civil mais sustentável

Quatro soluções já disponíveis no Brasil que tornam a construção civil mais sustentávelQuatro soluções já disponíveis no Brasil que tornam a construção civil mais sustentável

Além de agregar durabilidade, alta resistência e facilidade de aplicação, componentes usados em diferentes etapas do processo construtivo tornam o canteiro de obra menos poluente, sem abrir mão da qualidade necessária aos projetos. Camargo Química, empresa brasileira que é referência em soluções químicas sustentáveis para o setor, lista opções já disponíveis no mercado brasileiro

De acordo com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, o setor construtivo brasileiro consome 75% dos recursos naturais, 20% da água utilizada nas cidades e gera aproximadamente 80 milhões de toneladas de resíduos por ano. Os números são impressionantes e na Semana do Meio Ambiente, que vai até  o dia 5 de junho, o olhar para soluções sustentáveis que aliam segurança, produtividade e resistência à preservação é ainda mais importante.

No Brasil, diversas soluções sustentáveis já podem ser utilizadas nos canteiros de obras, em diferentes momentos da construção. A Camargo Química, indústria de soluções químicas desenvolvidas com viés de sustentabilidade, lista quatro delas:

Na produção do concreto

Estima-se que mais de 30 milhões de metros cúbicos de concreto são produzidos anualmente no país. A etapa da concretagem demanda testes de resistência que resultam em matéria-prima desperdiçada, já que boa parte dessa atividade é realizada fora do canteiro de obras.  Mas atualmente, sensores no concreto viabilizam o acompanhamento da qualidade do material em tempo real. É o caso do Gaia 200, desenvolvido pela companhia dinamarquesa Maturix e comercializado no Brasil com exclusividade pela Camargo Química.

Quatro soluções já disponíveis no Brasil que tornam a construção civil mais sustentável

“Com o sistema Gaia 200, o cliente pode acompanhar, inclusive remotamente, os dados, já que trata-se de uma solução móvel. Todas as informações ajudam a entender e agilizar cada etapa da concretagem, aplicando as ações mais adequadas para cada tipo de obra. Com o sistema, composto por sensores captadores ao longo do ambiente a ser concretado, que enviam informações ao software, a concretagem é acompanhada em tempo real, sem que haja a necessidade de teste anterior.”, diz Fábio Camargo, CEO da Camargo Química.

Na iluminação dos espaço

Quatro soluções já disponíveis no Brasil que tornam a construção civil mais sustentável

Imagine a possibilidade de manter a iluminação noturna de pistas de caminhada, asfalto, ciclovias e outros espaços públicos sem a necessidade da infraestrutura tradicional. Essa é a proposta do CQ Lumina. Produzido com exclusividade pela companhia, é composto por pigmento e resina poliéster e pode ser aplicado sobre concretos, pavimentos, pisos e ladrilhos. Durante o dia, o composto retém a luz do sol e à noite traz uma iluminação fotoluminescente que garante segurança às estradas e economia em energia elétrica.

Pigmentos sustentáveis

Seja para finalização da obra ou ainda para sinalização, a pintura de um ambiente, especialmente externo, pode ser desafiadora, ainda mais quando se leva em consideração a durabilidade das opções tradicionais. Já o Ferrox Color, pigmento desenvolvido pela Camargo Química, agrega alta durabilidade e sustentabilidade. O produto pode ser aplicado diretamente no concreto e na argamassa, e é desenvolvido à base de óxido de ferro sintetizado. Por ser altamente resistente aos raios ultravioletas e a intempéries, a solução de pigmento para concreto é também indicada para ambientes de sinalização, em espaços abertos, além de obras com exposição a mudanças climáticas.

Para limpeza do canteiro de obras

Ao realizar a limpeza do canteiro de obras é comum que as construtoras utilizem produtos corrosivos e poluentes, além de altos volumes de água. Para esse processo já existem soluções 100% biodegradáveis. É o caso da linha Bio360 da Camargo Química. “Essa linha também foi desenvolvida em conformidade com a Norma Regulamentadora NR18, que prevê a preservação da saúde e integridade dos colaboradores. Isso porque, apesar de seu poder de limpeza, o ácido sintético que utilizamos não causa nenhum dano a quem o manuseia. O produto pode ser manuseado com o auxílio de luva em caso de sensibilidade da pele, mas não há necessidade de nenhum outro componente de proteção, o que reduz também indício de insalubridade e periculosidade no canteiro de obras”, diz o CEO da companhia.

A linha Bio360 tem duas opções de limpadores: o Bio360 Wash, indicado para limpeza de concreto nas obras e nos caminhões; e o Bio360 Power, para limpeza pesada de concreto seco ou incrustado em caminhões e outras superfícies. Ambos também removem oxidação, ferrugem, óleo e graxa.

Mais informações: www.camargoquimica.com.br

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024
Ferrovia de MT é responsável por 62,1% do saldo de empregos em infraestrutura no estado no 1º tri de 2024 Ao todo, o saldo
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!