SKF lança modelo de negócio para auxiliar indústrias a mensurar e atingir metas de sustentabilidade
Voltado à indústria como Mineração, Siderurgia, Papel e Celulose, Óleo e Gás, Alimentos e Bebidas, entre outras, o SKF Circular Service Contract é um novo tipo de contrato que aporta mais tecnologia e adiciona mensuração de metas ambientais aos indicadores de desempenho operacional
Alinhada à sua estratégia para 2030 de manter um crescimento inteligente e limpo, a SKF – empresa multinacional sueca, líder mundial na fabricação de rolamentos, com mais de 100 anos de atuação no Brasil – apresenta o seu novo modelo de contrato, o SKF Circular Service Contract, que está sendo lançado na América Latina. Com foco em performance, sustentabilidade e economia circular, o objetivo do projeto é melhorar índices de desempenho operacional, ajudando a indústria a atingir metas de sustentabilidade.
O SKF Circular Service Contract está baseado em três pilares da companhia: Manutenção Preditiva, Engenharia e Tecnologia. “Observando a necessidade dos nossos clientes, surgiu a premissa de termos uma oferta adicional de contrato para atender a uma demanda emergente com foco operacional atrelado a indicadores de sustentabilidade”, afirma Gustavo Molero, presidente SKF América Latina.
Segundo o executivo, o diferencial é que, além de a companhia continuar com as metas de reduzir o consumo de rolamentos, melhorar o tempo médio de falhas e diminuir o uso de lubrificantes e de peças de reposição, também irá atuar de forma estratégica na redução de CO², entre outros indicadores de sustentabilidade.
Manutenção Preditiva, Engenharia e Tecnologia
A SKF faz o monitoramento diário de milhares de equipamentos rotativos e rolamentos. O escopo de trabalho da empresa engloba, ainda, revisão dos planos e gestão da lubrificação de equipamentos; monitoramento dos parâmetros físico-químicos de lubrificantes; coleta de dados técnicos sobre vibração e temperatura de equipamentos rotativos.
Outra parte importante da atuação da empresa é a repotencialização de rolamentos, que restaura a condição normal das peças, retornando-as aos seus estados originais. “Toda essa gama de serviços da SKF favorece tanto na redução da produção de resíduos quanto na contínua operação das máquinas e equipamentos dos nossos clientes, colaborando, desta forma, nos seus KPIs Operacionais. E, com o novo modelo de contrato, vamos possibilitar que a indústria mensure também os seus indicadores de sustentabilidade e atinja suas metas ambientais”, declara Alex Pereira, diretor industrial de Desenvolvimento de Negócios da SKF América Latina.
Contratos de serviços vigentes
De acordo com o executivo, essa é uma oferta adicional ao mercado. “O SKF Circular Service Contract será oferecido para toda a indústria e, obviamente, podemos adequá-lo conforme a atuação e a necessidade do setor”, reforça Alex.
Na América Latina, os contratos de serviço da SKF começaram há mais de 20 anos. “Hoje, a empresa possui mais de 150 contratos ativos na região, que atendem indústrias de Mineração, Petróleo & Gás, Papel e Celulose, Siderurgia, entre outras, para as quais presta serviços de manutenção preditiva, gestão de lubrificação, termografia e performance.