Em 2019, uma grande mineradora de Minas Gerais precisou contratar um sistema de bombeamento para auxiliá-la na estabilização de sua barragem de rejeitos durante o período de chuva. Por se tratar de uma situação emergencial, a empresa demandava por uma solução confiável, capaz de operar por longas horas seguidas sem apresentar falhas, e encontrou na Itubombas – companhia do grupo Atlas Copco especializada na locação e instalação de conjuntos motobombas de alta
tecnologia – uma parceira capaz de entregar todos esses atributos.
O fornecimento para a mineradora envolveu 18 motobombas a diesel. Com vazão de 1,5 mil m3/h e pressão de até 50 mca cada, os equipamentos do modelo ITU-1212S17 ficaram instalados na por seis meses com o objetivo de garantir a estabilização da barragem de rejeitos da unidade durante o período de chuva.
Por se tratar de um projeto de grande porte, o contrato firmado com a Itubombas foi muito além das motobombas ITU-1212S17. A companhia também disponibilizou o apoio técnico (visitas técnicas em campo e envolvimento da engenharia) para elaboração do projeto, tubulações de sucção de 18 polegadas, manifolds de recalque e demais acessórios para garantir a performance dos equipamentos.
Especialmente em épocas chuvosas, o uso de motobombas podem ajudar a manter a estabilidade das barragens, por meio da drenagem constante das águas e envio delas para canais fluviais. Por sua alta vazão, o modelo ITU-1212S17, fornecido com sistema de monitoramento a distância e acionamento remoto, é um dos mais indicados para este tipo de operação. Vale destacar que, por ser movido a diesel, o equipamento não depende de energia elétrica para funcionar e pode ser montado rapidamente em situações emergenciais.
(Fonte:Assessoria de imprensa)