Soluções de bombeamento auxiliam na estabilidade de barragens, em MG

Mineradora de grande porte contou com 18 motobombas para auxiliar no processo de estabilização de barragens.

Em 2019, uma grande mineradora de Minas Gerais precisou contratar um sistema de bombeamento para auxiliá-la na estabilização de sua barragem de rejeitos durante o período de chuva. Por se tratar de uma situação emergencial, a empresa demandava por uma solução confiável, capaz de operar por longas horas seguidas sem apresentar falhas, e encontrou na Itubombas – companhia do grupo Atlas Copco especializada na locação e instalação de conjuntos motobombas de alta

tecnologia – uma parceira capaz de entregar todos esses atributos.

O fornecimento para a mineradora envolveu 18 motobombas a diesel. Com vazão de 1,5 mil m3/h e pressão de até 50 mca cada, os equipamentos do modelo ITU-1212S17 ficaram instalados na por seis meses com o objetivo de garantir a estabilização da barragem de rejeitos da unidade durante o período de chuva.

Por se tratar de um projeto de grande porte, o contrato firmado com a Itubombas foi muito além das motobombas ITU-1212S17. A companhia também disponibilizou o apoio técnico (visitas técnicas em campo e envolvimento da engenharia) para elaboração do projeto, tubulações de sucção de 18 polegadas, manifolds de recalque e demais acessórios para garantir a performance dos equipamentos.

Especialmente em épocas chuvosas, o uso de motobombas podem ajudar a manter a estabilidade das barragens, por meio da drenagem constante das águas e envio delas para canais fluviais. Por sua alta vazão, o modelo ITU-1212S17, fornecido com sistema de monitoramento a distância e acionamento remoto, é um dos mais indicados para este tipo de operação. Vale destacar que, por ser movido a diesel, o equipamento não depende de energia elétrica para funcionar e pode ser montado rapidamente em situações emergenciais.

(Fonte:Assessoria de imprensa)

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa
Agrobrasília 2024 contará com a participação de dez unidades da Embrapa De 21 a 25 de maio será realizada a edição 2024 da Agrobrasília – a
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!