Soluções práticas e viáveis para o hidrogênio para diversos setores da economia serão apresentadas na HYDROGEN CONFERENCES 2024

Soluções práticas e viáveis para o hidrogênio para diversos setores da economia serão apresentadas na HYDROGEN CONFERENCES 2024Soluções práticas e viáveis para o hidrogênio para diversos setores da economia serão apresentadas na HYDROGEN CONFERENCES 2024

A 2a edição da HYDROGEN CONFERENCES 2024 acontece na HYDROGEN EXPO South America, que reúne no Rio de Janeiro empresas, poder público e entidades setoriais para estruturar as soluções para a consolidação do mercado de H2V no país

O Brasil tem potencial técnico para produzir 1,8 bilhão de toneladas de hidrogênio por ano. Além disso, a produção de hidrogênio verde pode proporcionar, de 2030 a 2050, até dois milhões de empregos por ano globalmente, sendo uma oportunidade para países em desenvolvimento. Como, quando e o que fazer para atingir essa produção, aumentar a competitividade nacional, colaborar com a transição energética e com a consequente redução da emissão de gases de efeito estufa são os desafios do setor.

Com isso em vista, a segunda edição da HYDROGEN EXPO South America, que será realizado nos dias 5 e 6 de junho, no Centro de Exposições Expo Mag, Rio de Janeiro (RJ), reunirá empresas, poder público e entidades do setor para estruturarem, juntos, as soluções para a consolidação do mercado de H2V no Brasil. No ano passado, na sua primeira edição, o evento reuniu mais de 2.500 profissionais que passaram pelas conferências e pelos estandes das empresas expositoras, superando as expectativas dos organizadores.

“Conseguimos aproximar oferta e demanda, desenvolvedores de novas tecnologias e soluções para a produção, distribuição e armazenagem de H2V e os grandes consumidores industriais e de outros segmentos econômicos que estão comprometidos com a transição energética”, afirma o Managing Director da INTERLINK Exhibitions, Cassiano Facchinetti, organizadora do evento.

O êxito do evento é equilibrar conteúdo relevante e negócios em torno dos grandes players do setor. Este ano, o evento abre espaço para 50% a mais de congressistas que os recebidos em 2023 e contará com a participação de renomados especialistas, influenciadores, profissionais técnicos, representantes de associações e do governo. Além da exposição, a programação da HYDROGEN CONFERENCES 2024 trará ao visitante a perspectiva sobre os caminhos da transformação dos desafios em oportunidades, com a proposta de apresentar soluções práticas e viáveis para o hidrogênio em diversos setores da economia.

A curadoria da conferência é de Ansgar Pinkowski, um dos nomes mais influentes e conhecedor deste mercado, especialista internacional em transição energética e hidrogênio verde, com mais de 20 anos de experiência em empresas multinacionais, associações e câmaras de comércio, com profundo conhecimento do mercado brasileiro e alemão. “Desde a primeira edição, a HYDROGEN EXPO South America tem se consolidado como uma plataforma profissional para discutir com renomados especialistas do setor soluções viáveis para a transição energética e descarbonização.”, avalia Pinkowski, que atua também como presidente do Comitê da HYDROGEN CONFERENCES 2024 e é sócio-fundador da Agência Neue Wege.

O programa está dividido em 5 módulos. O HYDROGEN INTERNATIONAL tem o objetivo de apresentar a situação do mercado de hidrogênio nos países convidados, entre eles, Reino Unido, França, Holanda, Alemanha e outros, além de discutir a posição do Brasil neste contexto.

Já o painel SUSTAINABLE AVIATION FUEL (SAF) vai explorar a atualidade e as oportunidades para o uso do hidrogênio e seus derivados na aviação e transporte terrestre, apresentando como o Brasil tem se posicionado no mercado de SAF e quais são os projetos concretos do setor de mobilidade. Temas como avanços tecnológicos, produção, aplicação, potencialidades e desafios para a sustentabilidade serão abordados.

O objetivo do painel ROTAS DO HIDROGÊNIO é discutir sobre as necessidades técnicas e econômicas dentro da realidade brasileira para implementar os primeiros projetos pilotos de rotas de hidrogênio. Os palestrantes vão tratar sobre as rotas de descarbonização nas estradas, mobilidade sustentável, o potencial do H2V nos transportes, a evolução dos carros, caminhões e ônibus, entre outros assuntos.

Já o painel INDÚSTRIA irá discutir o atual posicionamento da indústria brasileira para o uso de hidrogênio e PtX, especialmente a Neo-Industrialização. Pautas como o papel da Petrobras na economia setorial do hidrogênio; produção de HBI (Hot Briquetted Iron) no Brasil, o uso de hidrogênio para a produção de aço verde e outras serão abordadas. A ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde) participa desse painel, assim como representantes de indústrias.

O encerramento da conferência contará com a presença do Deputado Federal, Arnaldo Jardim, que também preside a Comissão Especial sobre transição energética e hidrogênio verde. O tema é GOVERNO E REGULATÓRIO e os temas a serem discutidos com representantes de associações como a ABEEólica – Associação Brasileira de Energia Eólica, o GWEC (Global Wind Energy Council) e a ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde) são a situação regulatória de hidrogênio no país, a redução de emissões, diversificação da matriz energética, desenvolvimento tecnológico, custo e competitividade, políticas e incentivo e colaboração internacional.

Para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Segunda edição da HYDROGEN EXPO South America apresenta

Para Cassiano Facchinetti, Managing Director da INTERLINK Exhibitions, organizadora do evento, a segunda edição do HYDROGEN EXPO South America chega ainda mais estruturada para reunir os principais players sobre o tema, com um mesmo objetivo: consolidar e impulsionar o mercado de H2V no Brasil. “Criamos um ambiente perfeito para fomentar negócios na cadeia industrial, usando o H2V como um catalisador de desenvolvimento, além de trazermos as mais novas tecnologias para apresentar ao setor”, afirma o executivo.

A HYDROGEN EXPO South America reúne empresas nacionais e internacionais de tecnologias, equipamentos e soluções para toda a cadeia produtiva do hidrogênio e descarbonização em um único local e conta com a participação ativa das principais associações e entidades do setor de energia e industrial e tem como parceiro estratégico a AHK-Rio.

Na edição de 2024, mais de 70 marcas expositoras nacionais e internacionais dos segmentos de eletrolizadores; geradores de energia; compressores; trocadores de calor; equipamentos de alta pressão; sistema de vedação; válvulas e componentes; equipamentos hidráulicos; equipamentos pneumáticos; bombas industriais; gases industriais; empresas de engenharia; empresas de energia; controle e monitoramento; além de serviços estão confirmadas.

Entre as empresas confirmadas, estão representantes de toda a cadeia industrial do H2, como NEUMAN & ESSER (NEA GROUP), Kelvion, Vallourec, Repsol Sinopec, Chemours, Gas Futuro, PRF Gas Solutions, Neue Wege, Goetze KG Armaturen, Mayekawa, ASVOTEC Termoindustrial, Burckhardt Compression, Flutrol, Gascat, Tranter, Leser, Metalinox Cogne, entre outras. O evento ainda conta com o Pavilhão Alemão AHK-RIO com a presença de seis empresas alemãs e a ILHA ABIMAQ, com a participação de oito empresas associadas.

Conforme os organizadores do evento, a expectativa é de receber um público visitante 30% maior do que aquele que compareceu à edição do ano passado. “A HYDROGEN EXPO South America está muito próxima da realidade da cadeia produtora e consumidora do H2V e vem amadurecendo com o próprio mercado, traduzindo as suas demandas para a produção, distribuição e consumo do hidrogênio como combustível. Neste ano trazemos novas empresas, ampliando a oferta de produtos e serviços para os visitantes conhecerem. Assim como o público conferencista, que está antecipando as inscrições para garantir a participação no congresso, que foi completamente vendido no ano passado e seguimos nesse mesmo ritmo nessa edição”, explica Facchinetti.

Segundo ele, a qualidade de networking e a vocação do evento para a geração de negócios se dão pela dinâmica de aproximar a oferta de novas tecnologias e equipamentos, com uma demanda altamente qualificada de várias setores da indústria. Entre os visitantes da HYDROGEN EXPO South America estão profissionais de empresas atuantes nos setores de engenharia; portos marítimos; fornecedores de tecnologia e equipamentos; indústria química; óleo & gás; siderurgia; produtor e fornecedor de energia; mineração; consultor independente; construção e cimenteiras; acadêmico e universitário; fertilizantes; governo e associações; fabricante de células a combustível; fornecedor e fabricante de H2; papel e celulose; transporte e logística; montadoras e outras atividades econômicas interessadas em fazer parte da transição energética.

Evento paralelo: CARBON CAPTURE EXPO South America

Em paralelo à HYDROGEN EXPO South America, acontece a CARBON CAPTURE EXPO South America. Feira e congresso internacional, que explora tecnologias, equipamentos e soluções para captura, transporte, armazenamento e utilização de carbono. Os eventos acontecem simultaneamente, no Centro de Exposições Expo Mag, Rio de Janeiro (RJ).

Focado exclusivamente em apresentar tecnologias, equipamentos, componentes, soluções e serviços para captura, transporte e armazenamento de carbono, a CARBON CAPTURE EXPO South America é composta por feira de negócios e congresso técnico, no qual serão abordados temas relevantes e atuais, como novas tecnologias, segurança, regulamentação, viabilidade econômica, integração da cadeia e aplicações, pontos fundamentais para o sucesso dos projetos de CCS e CCUS no Brasil.

A CARBON CAPTURE EXPO South America 2024 conta com o Apoio Estratégico da CCS Brasil, que irá organizar o Congresso CCS Tech Summit, que tem o objetivo de apresentar e promover as novas tecnologias para o setor, além das oportunidades de desenvolvimento, rumo às rotas da descarbonização.

A programação do congresso já está disponível no site do evento, com temas como a relevância da Captura e Armazenamento de Carbono (CCS) para a neutralidade de carbono nacional; colaborações internacionais em projetos de CCS, com destaque para os avanços tecnológicos e a importância da cooperação global no combate às mudanças climáticas; expectativas para projetos de CCS na indústria, enfatizando a cadeia de suprimentos; casos de indústrias pioneiras; desafios e oportunidades relacionados ao licenciamento ambiental de projetos de CCS, tecnologias emergentes como DACCS e BECCS; os avanços regulatórios e incentivos para projetos de CCS, assim como mudanças na legislação e políticas públicas que estão facilitando a implementação de projetos de CCS; financiamento para projetos de CCS e inovação tecnológica, entre outros.

Serviço:

HYDROGEN EXPO South America / CARBON CAPTURE EXPO South America

Quando: 5 e 6 de junho.

Onde: Centro de Exposições Expo Mag, Rio de Janeiro (RJ).

Mais Informações e credenciamento imprensa: Clique aqui

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Asfalto novo ou o chamado remendo? Especialista fala das opções Rachaduras, buracos, prejuízos, pouca coisa irrita mais um motorista que estrada em má conservação.
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!