Sonepar divulga propósito para impulsionar o progresso a futuras gerações
Propósito da multinacional francesa reúne pilares ligados a educação contínua, jornada sustentável do cliente, circularidade, igualdade de gênero e comunidades
O Grupo Sonepar – líder mundial em distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados – acaba de divulgar o seu propósito global: “Powering Progress for Future Generations” (Impulsionando o Progresso para as Futuras Gerações, em português). Com o lema, a empresa define objetivos de longo prazo para os negócios e também compromissos ousados até 2028 sobre educação contínua, jornada sustentável do cliente, circularidade, igualdade de gênero e comunidades.
A Sonepar construiu uma posição de liderança em seu segmento graças a uma combinação única de empresa familiar, visão de longo prazo, força de trabalho engajada e governança corporativa. Muito por conta disso, cresceu rapidamente em vários campos, realizou mais de 200 aquisições nos últimos 20 anos e compartilha a mesma cultura e os mesmos valores nos 40 países em que opera.
Como parte do DNA da empresa, o novo propósito vai aproximar as gerações, em busca de afirmar o porquê a Sonepar existe, quais necessidades atende na sociedade e qual a sua contribuição para o mundo.
O novo propósito é resultado de uma jornada iniciada em 2022, envolvendo as partes interessadas de acionistas, colaboradores, fornecedores e clientes. “O propósito da Sonepar será a ponte entre nosso passado e nosso futuro, levando nossas raízes para uma nova direção”, afirma Philippe Delpech, CEO da Sonepar.
O propósito da Sonepar está enraizado em suas atividades principais por meio de seis compromissos a serem cumpridos até 2028:
Educação Contínua: oferecer treinamento anual de sustentabilidade para todos os colaboradores. A força de vendas será a mais bem treinada no setor de distribuição de materiais elétricos para promover soluções sustentáveis;
Jornada Sustentável do Cliente: fornecer a todos os clientes uma alternativa com menor CO2 para cada cotação;
Circularidade: utilizar embalagens 100% recicladas e reciclar 100% dos produtos devolvidos à empresa pelos clientes;
Igualdade de gênero: recrutar anualmente mais de 40% de mulheres para sua força de trabalho;
Comunidades: criar o programa “Sonepar Powering Community” em todos os países onde opera, em busca de apoiar inciativas ligadas à educação, dar oportunidades a pessoas vulneráveis e fornecer ajuda após desastres naturais;
Colaboração: reconhecer a contribuição dos colaboradores para o sucesso da transformação.