Pesquisar
Close this search box.

Temos muitos motivos para celebrar.

45 anos de produção no Brasil.

Nesta edição especial, contamos um pouco da nossa história no Brasil, que começou no início dos anos 1960, com a importação de 208 tratores de esteira da nossa matriz; teve como marco a inauguração da primeira fábrica da Komatsu fora do Japão, em Suzano (SP), em 1975; e nos trouxe até aqui: uma empresa de 3,5 mil funcionários que tem ainda outra fábrica em Arujá (SP) e unidades em São Paulo (SP), Lagoa Santa (MG), Belo Horizonte (MG), Parauapebas (PA) e Pinhais (PR), atuando em todo o país nos segmentos de Construção, Mineração e Florestal. Em 2020, comemoramos 45 anos de produção no Brasil, com muito orgulho. Onde tem progresso, tem Komatsu.

Em 1967, abrimos nosso escritório em São Paulo (SP) e, ao mesmo tempo em que ocorria a importação de nossas máquinas, fazíamos a estruturação de nossa rede de distribuidores. Por volta de 1970, a definição da rede foi concluída. Foi nesse período que ocorreu um boom de desenvolvimento de infraestrutura, o chamado “milagre econômico brasileiro”, momento favorável à venda de tratores de esteiras para grandes construtoras. Atendendo a um pedido do 2º Batalhão de Engenharia da Amazônia, encaramos o desafio de transportá-los por barco, subindo pelo estuário do rio Amazonas. Todas as dificuldades foram superadas e a missão cumprida com sucesso.

Primeira fábrica fora do Japão.

Para incentivar a indústria local, o Governo brasileiro lançou, em 1969, a política de nacionalização de máquinas para construção. Isso nos levou a, em 1975, montar nossa primeira fábrica fora do Japão, em Suzano (SP). Estrategicamente pensada, a inauguração foi parte de um plano de expansão global da Komatsu e neste ano produzimos nosso primeiro modelo em escala. O trator de esteiras D50A-15 entrou para a história e deixa saudade até hoje.

A decisão de exportar.

Com os altos e baixos da economia nacional, decidimos, a partir de 1988, assumir o nosso papel de base de produção global da Komatsu. Inicialmente, com exportações para a América do Norte e, posteriormente, para outros países da América do Sul e Oriente Médio. Na segunda metade da década de 1990, já com uma posição consolidada na produção mundial de tratores de esteiras de médio porte, passamos também a fabricar escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas e motoniveladoras.

Inauguração de unidade totalmente voltada ao pós-venda.

Com o objetivo de fortalecer nossa estrutura comercial, assistência técnica e rede de distribuidores, estabelecemos uma unidade comercial em 1998. Hoje, ela conta com mais de 100 funcionários que continuam contribuindo para o desenvolvimento do segmento de construção com muita garra.

Gerenciamento direto na mineração.

O segmento de mineração continuava a crescer e a demanda de clientes também. Por isso, em 2013, passamos a atender diretamente o mercado de mineração, possibilitando uma assistência especializada ao cliente. Introduzimos no Brasil o Sistema de Transporte Autônomo (AHS) e inauguramos seu centro de treinamento. No segmento de construção, continuamos a trabalhar com nossa rede de distribuidores e com o atendimento personalizado às demandas dos clientes.

45 anos de produção no país.

Este ano, temos muitos motivos para celebrar. Nossa fábrica em Suzano (SP) completa 45 anos de produção, temos uma rede sólida de distribuidores com presença em todo o território nacional para o segmento de construção e prestamos atendimento direto aos clientes de mineração e florestal. Somos focados em atender nossos clientes com alto padrão de excelência, seguindo nossa missão de produzir e entregar produtos e soluções dantotsu (palavra que significa “incomparável” em japonês). Dispomos de centros de reparo equipados, centros de distribuição de peças de reposição, assistência técnica dedicada, além de um time de vendas atento em suprir as necessidades dos clientes e tornar o negócio de quem utiliza seus equipamentos o mais rentável e confiável possível. Além disso, nosso Centro de Treinamento , inaugurado em 2017, atua na formação e reciclagem de mecânicos e vendedores, além de oferecer cursos de gestão, qualidade e produtos para nossos distribuidores e colaboradores. Oferecemos, ainda, linhas de financiamento para compra de peças, serviços e acessórios, além de máquinas novas e usadas, por meio do Banco Komatsu do Brasil, que foi fundado em 2016. Semeados por nosso fundador Meitaro Takeuchi, carregamos em nossos genes os princípios de segurança em primeiro lugar, qualidade, inovação tecnológica e desenvolvimento de recursos humanos, com a certeza de que iremos muito mais longe.

Jorge Hosokawa

Diretor Administrativo – Komatsu do Brasil

“Tenho muito orgulho em dizer que o meu primeiro emprego foi na Komatsu, e este ano completei 43 anos de muito trabalho. Me sinto abençoado por comemorar com todos os funcionários os 45 anos de produção da Komatsu no Brasil. Tive a oportunidade de conhecer vários processos ao longo de minha jornada na fábrica e me desenvolvi participando de muitos treinamentos promovidos pela Komatsu do Japão. O Komatsu Way é o pilar de sustentação da Komatsu, são os princípios que determinam a forma de conduzir as empresas do Grupo. Asseguro que os funcionários da nossa fábrica estão engajados, buscando aprimorar a excelência técnica, se desenvolvendo dia após dia para que possamos continuar produzindo e exportando nossos produtos mundialmente. Considero que o maior capital da empresa são os funcionários, e ao decorrer dos anos, a Komatsu demonstra esta valorização, uma evidência é o orgulho que os funcionários e familiares têm de fazer parte deste universo.”

Jeferson Biaggi

Diretor Industrial – Komatsu

“É com muita gratidão que participo das comemorações dos 45 anos de produção da Komatsu no Brasil. A missão da nossa fábrica foi muito importante pelo fato de ter sido aqui o início do processo de expansão mundial do grupo, demonstrando a importância que o Brasil sempre teve para o grupo. Durante nossa história, passamos por muitas crises, momentos difíceis, desafios, mas também muitos momentos de glórias e alegrias. Nós contribuímos para o desenvolvimento da mais avançada tecnologia em máquinas de construção, auxiliando na construção do nosso país, na melhoria da qualidade de vida de toda a população, que pôde contar com melhores condições de saneamento básico, estradas mais seguras, além também do aumento da produtividade agrícola. Toda esta bela história de sucesso só foi possível graças à dedicação de toda a família Komatsu, que são todos os funcionários e da qual eu faço parte há 30 anos e me orgulho bastante. Durante esses 30 anos de carreira, percorri quase todos os níveis da organização, sendo uma demonstração viva da política da Komatsu de desenvolvimento dos recursos humanos locais e no desenvolvimento de toda a sociedade. Durante toda esta trajetória tive contato com a grande maioria dos funcionários que aqui trabalharam e um ponto em comum entre eles sempre foi o orgulho em fazer parte desta empresa e desta história.”

Agradecimento: Toshiro Okada.

Toshiro Okada assumiu o cargo de Representante de Operações do Brasil em abril de 2019, com atuação na empresa desde outubro de 2017. Com a experiência de primeiro-secretário na Embaixada do Japão no país, segue e observa os movimentos do Brasil e do mundo nas áreas da política, economia e indústria, inclusive nos segmentos de construção, mineração, transporte, energia e agricultura. Atua na comunicação de pontos críticos para a Gerência de Operações no Brasil pela Komatsu e representa a empresa no país com associações industriais como Anfavea, explorando os relacionamentos com universidades como USP e entidades setoriais como CBIC, entre outras. O objetivo é o de expandir a rede de atividades e relacionamentos da Komatsu.

Com a comunidade japonesa de comércio, indústria e imprensa, atua no relacionamento e intercâmbio de informações com a empresa, inclusive cuidando do seu histórico para manter uma rede útil e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria da presença das empresas originadas do Japão no país. Foi ele quem nos deu todas as informações para que pudéssemos escrever esta newsletter. Obrigado, Okada-san.

Linha do tempo

QUER RECEBER A KOMATSU NEWS TODO MÊS?

http://engbox.com.br/clientpages/komatsu/

(Fonte:Assessoria de imprensa)

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Klüber Lubrication está entre as principais empresas de inovação aberta no país Empresa do Grupo Freudenberg foi reconhecida no Top 4 na categoria Química
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!