Pesquisar
Close this search box.

Tocha certa para driblar os desafios de soldagem

Tocha certa para driblar os desafios de soldagem

Tocha certa para driblar os desafios de soldagem

Especialista da Fronius Perfect Welding, do Brasil, aponta as soluções e os pontos que devem ser considerados na hora da escolha do equipamento

A cada ano, novas tochas de soldagem surgem no mercado, anunciando recursos inteligentes e avançados para solucionar os desafios de soldagem mais recorrentes. Diante de uma grande variedade de marcas e modelos, como acertar na escolha? Além da qualidade no acabamento e solidez na costura nas chapas metálicas de diferentes ligas e densidade, e nas estruturas de diferentes ângulos e geometrias, uma tocha ideal deve também solucionar os desafios de soldagem durante o manuseio, como a questão da segurança no trabalho, ergonomia, facilidade de uso, performance e resistência a altas temperaturas, segundo Remer Reis, gerente de engenharia de aplicação da unidade Perfect Welding, da Fronius do Brasil, voltada para soluções de soldagem.
Para orientar os profissionais na escolha, Reis relacionou os principais desafios geralmente encontrados em alguns equipamentos disponíveis no mercado:
Ergonomia – as tochas precisam ter um design que promova facilidade de uso e ao mesmo tempo proporcione conforto no manuseio durante longo ciclo de trabalho. Opte por tochas mais leves e alças que se encaixam perfeitamente nas mãos, e ainda tenham flexibilidade para adequar o equipamento para diferentes interfaces do usuário.
Soldagem fora da posição – em indústrias de máquinas pesadas e projetos de engenharia, soldar peças e componentes de grandes estruturas, de formatos variados e em ângulos diferentes é um grande desafio. Neste caso, é preciso escolher um equipamento que permita a troca de parâmetros de soldagem na tocha, sem a necessidade de parar o processo. Entre as soluções disponíveis no mercado estão sistemas de soldagem mecanizada, desenhados para soldar em superfícies circulares, na horizontal e até em canto s e ângulos mais difíceis.
Alta resistência – encontrar uma tocha robusta, capaz de resistir a processos de alta performance é outro desafio encontrado no mercado com grande gama de opções. Seja em soldagem manual ou robotizada, o ideal é que a tocha seja capaz de suportar corrente de trabalho acima de 500A.
Maior rendimento dos consumíveis – hoje o equipamento ideal é aquele que produz mais com menos uso de matéria-prima. E no caso da tocha não é diferente. Tochas com refrigeração até o bico de contato garantem maior performance dos consumíveis, como os gases usados em processos MIG/MAG ou TIG, em ciclos de trabalho em alta temperatura e correntes de trabalho elevadas.
Fumo de solda – também conhecido como fumo metálico, o resíduo desprendido durante o processo de soldagem pode comprometer a saúde do soldador quando inalado. Mas, felizmente, há tochas no mercado que já saem da fábrica com conexão de sistemas de exaustão de fumos.
Reparo das peças desgastadas – certificar a disponibilidade de peças de reparo e assistência técnica é fundamental para garantir o investimento feito na solda. Há modelos práticos que permitem que o próprio usuário faça a manutenção e pequenos reparos com facilidade quando necessários.
Para atender as necessidades do soldador, a Fronius conta com um portfólio com ampla variedade de tochas de solda MIG/MAG, TIG e plasma para aplicações de soldagem manual, estacionária e robótica, que se destacam pela tecnologia de ponta, durabilidade, facilidade de reparo e de manuseio. Todas as tochas da marca são compatíveis entre si e com outras fontes de solda.
“Além de uma rede de suporte técnico em todo território nacional, contamos com um laboratório de soldagem, com especialistas aptos para desenvolver soluções customizadas para cada desafio de soldagem”, afirma Reis.

Nós somos Fronius
Somos mais de 7 mil funcionários em todo o mundo, nossa taxa de exportação é de 89% e contamos com 1.366 patentes ativas. Isto é a Fronius! Fundada em 1945 como uma operação regional de um homem só, a Fronius é, hoje, um player global. Fato que é impressionantemente demonstrado por nossas 37 subsidiárias internacionais e nossa rede de parceiros de vendas em mais de 60 países. E, no entanto, em nossa essência, ainda somos uma empresa familiar da Áustria, ativa em tecnologia fotovoltaica, soldagem e carregamento de baterias. Sempre desenvolvemos produtos e soluções para um futuro que vale a pena viver, oferecendo aos nossos clientes um pacote tud o-em-um no processo: desde o planejamento e consultoria antecipados até o monitoramento contínuo e um serviço de reparo adaptado às suas necessidades específicas. Somos inovadores. Somos curiosos. Nós somos Fronius!
 
Perfect Welding
A unidade de negócios Perfect Welding da Fronius é líder mundial em tecnologia de soldagem por arco voltaico e robótica, dominando a soldagem por eletrodo revestido, TIG, MIG/MAG, plasma e LaserHybrid, com ferramentas poderosas para a melhor soldagem possível. Fontes de solda para aplicação manual, acessórios de solda e uma ampla gama de serviços completam o portfólio. Nosso objetivo é decodificar o “DNA do arco”.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Parceria entre Sun Mobi e Abrasel amplia acesso à energia solar por assinatura para bares e restaurantes na região Alta Mogiana no estado de
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!