Ubyfol, do Grupo UbyAgro, lança solução antiestresse para a retomada dos canaviais
Bioestimulante chega ao mercado para entregar ganhos de eficiência e produtividade da cana sob condições desafiadoras, como em períodos climáticos extremos
A Ubyfol, multinacional brasileira líder em especialidades que integra o Grupo UbyAgro, acaba de anunciar o lançamento no mercado brasileiro de Exseleny – um bioestimulante que traz em sua formulação uma combinação inovadora de nutrientes e elementos benéficos para o desenvolvimento da planta. Em total sinergia com um complexo de aminoácidos, a nova solução tem como objetivo atender às necessidades específicas da cana-de-açúcar, no momento de retomada do desenvolvimento vegetativo da planta, no início da primavera.
Mesmo sob condições desafiadoras, como o atual período crítico de seca associado às queimadas em diversas regiões brasileiras, a ação direta da solução promove tanto a redução dos níveis de estresse da planta, quanto a reestruturação do metabolismo vegetal. Dessa forma, o produto é altamente eficaz em momentos de retomada das culturas, visando o início do novo ciclo agrícola.
Atualmente, o Brasil ocupa a posição de maior produtor mundial de cana-de-açúcar. Na safra 2023/24, as usinas brasileiras realizaram a moagem de 655 milhões de toneladas, de acordo com os números de produtividade divulgados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC). No entanto, embora o país ocupe a liderança global, o setor sucroenergético tem sido marcado, nos últimos anos, por uma série de desafios, dentre os quais, as transformações e as mudanças climáticas.
O extenso período de ausência de chuvas que o país atravessa – historicamente um dos mais longos da agricultura brasileira – vem afetando diretamente a produtividade das lavouras canavieiras. Um cenário que ameaça a produção nacional na safra atual, estimada em 689,8 milhões de toneladas, segundo o mais recente levantamento publicado pela Companha Nacional de Abastecimento – Conab. A próxima safra (2025/26) também sofrerá com esse reflexo.
Para auxiliar os produtores de cana diante dos desafios e incertezas desta e da próxima safra, a Ubyfol desenvolveu o Exseleny para atuar diretamente na redução dos níveis de estresse, a fim de restabelecer e reestruturar o seu metabolismo vegetal, e assim impulsionar a produtividade de canaviais nesse momento crucial de reconstrução das lavouras.
Além de trazer uma série de benefícios ao metabolismo da cana e potencializar o seu desenvolvimento, uma das principais funções da nova solução é promover a redução das espécies reativas do oxigênio (EROs) e dos níveis de hormônios indesejáveis, como o etileno, que podem prejudicar o desenvolvimento fisiológico da planta.
“O grande diferencial de Exseleny está na presença de elementos como selênio (Se), níquel (Ni) e cobalto (Co), além de um aminograma direcionado especificamente para o combate ao estresse”, ressalta Marcelo Lontro, gerente de Desenvolvimento Técnico de Mercado da Ubyfol.
De acordo com ele, o selênio desempenha um papel vital na saúde das plantas ao ativar o complexo enzimático e não-enzimático responsável pela redução das EROs. Instáveis e extremamente reativas, tais moléculas são geradas em grande quantidade durante o período de estresse, condição que afeta outras moléculas, como proteínas, carboidratos, lipídeos e ácido nucleicos.
O níquel também auxilia na eliminação das EROs, promovendo um desenvolvimento mais vigoroso e saudável da planta, além de atuar no metabolismo do nitrogênio. O cobalto, por sua vez, age diretamente na redução dos níveis de etileno, complementando o combate ao estresse.
Tecnologicamente desenvolvido para combater o estresse e impulsionar a produtividade nos canaviais, a eficiência do Exseleny também é comprovada em outras culturas, como as de soja, milho, algodão e café.