Usinas discutem a importância do uso de tecnologias para gestão de frota sucroalcooleira

Usinas discutem a importância do uso de tecnologias para gestão de frota sucroalcooleira

Trimble convidou gestores e profissionais para debaterem no Move Sucro 2024 as tendências para maior segurança e produtividade no setor

Usinas discutem a importância do uso de tecnologias para gestão de frota sucroalcooleira

A Trimble, companhia global de tecnologia para posicionamento, modelagem, conectividade e análise de dados, reuniu gestores e profissionais do setor sucroenergético no Move Sucro 2024, no final de junho, em São José do Rio Preto (SP). Com o tema “Do plantio ao transporte: movendo o futuro por meio da gestão e inovação”, os diversos painéis do evento foram em torno do papel da Inteligência Artificial na conexão entre o mundo físico e digital para resolver os desafios da área.

De acordo com o balanço realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), as produtoras de cana-de-açúcar da região Centro-Sul do país registraram um crescimento recorde de 19,29% de matéria-prima processada na safra de 2023/2024, em comparação com o período anterior. Uma parte importante do processo para esse resultado é o transporte, que deve ser pensado de modo que seja seguro e eficiente para maximizar o aproveitamento da matéria-prima nas usinas. Sendo assim, a adoção de tecnologias para gestão de frotas é um diferencial competitivo para o aumento da produtividade, a redução de custos operacionais e a segurança das operações.

Um dos desafios do setor sucroenergético é justamente a operação de veículos off-road, conduzidos em terrenos não pavimentados e em condições climáticas diversas. Nesse sentido, a solução de vídeo com telemetria, isto é, a unificação do monitoramento em vídeo com a telemetria veicular em um único hardware, tem se mostrado eficaz para transmitir informações mais completas e detalhadas aos gestores sobre a condução do veículo e o comportamento dos condutores.

“Já tive unidade com 32 ocorrências a cada mil quilômetros rodados que, na segunda safra após a adoção das tecnologias para gestão de frota da Trimble Transportation Latam, registrou menos de uma ocorrência. Nosso objetivo agora é ter toda nossa estrutura com essa tecnologia, porque a vejo de forma muito positiva tanto para a gestão e o custo, quanto para o rendimento do equipamento e, principalmente, no viés de segurança”, reforçou Herivelton Lobo, gerente de Controle de Carga e Transporte na Bevap Bioenergia, durante um painel sobre o tema.

Segundo um levantamento interno da Trimble, de cada 100 incidentes, 77% deles são causados por distração dos condutores. Embora tenha ficado em segundo lugar, com 11%, a fadiga ainda representa um risco crítico, uma vez que reduz o tempo de reação do motorista. Para tanto, as soluções para videomonitoramento da empresa contam com um sensor inteligente de fadiga e distração, que gera alertas sonoros na cabine e no centro de controle da operação em tempo real para atuação imediata e maior segurança, otimizando também a auditoria em caso de acidentes.

“Em uma unidade, chegamos a ter cerca de 30 acidentes em um ano com caminhão canavieiro ou carreta tombando. Faz três anos que adotamos tecnologias da Trimble Transportation Latam para gestão de frotas e tivemos zero acidentes no último ano. Se compararmos o custo com acidentes com o da tecnologia, é um investimento que já se pagou, e hoje os próprios operadores entendem que essas soluções são importantes para a segurança deles”, destacou Marindalvo Faustino, coordenador de Planejamento e Custos na ZIlor.

A Inteligência na análise de dados

O Intelligence, que é um conjunto de módulos de inteligência inserido ao software de gestão de frotas Vfleets, da Trimble Transportation Latam, é outro exemplo de solução que permite que os gestores ajustem rotas em tempo real para evitar terrenos adversos ou condições climáticas desfavoráveis, ou ainda a identificar e corrigir comportamentos de riscos dos condutores. A telemetria com vídeo possibilita também a redução de custos operacionais com a diminuição do consumo de combustível e do desgaste dos veículos.

“Em conjunto com a solução básica de gestão de frotas, temos ainda a Tassi, nossa Inteligência Artificial, que gera insights distintos no decorrer da operação, de modo que os gestores possam tomar decisões mais assertivas em linha com seus objetivos, tornando suas frotas mais seguras e produtivas. Hoje, temos aproximadamente quatro bilhões de eventos por mês sendo processados por esse tipo de funcionalidade e inteligência. Apesar desse volume de informação, a Tassi é capaz de filtrar os dados para identificar padrões e ajudar os responsáveis pelas frotas a atuarem de maneira preditiva ao compreenderem tendências de comportamento que causam desperdícios e acidentes”, explicou Leandro Soares, gerente de Engenharia e Ciência de Dados na divisão de Transportes e Logística da Trimble para América Latina.

Em sua terceira edição, o Move Sucro reuniu mais de 100 gestores e profissionais de gestão de frotas do setor sucroenergético, que tiveram a oportunidade de trocar experiências e as boas práticas para aprimorar estratégias para lidar com os desafios do setor dos próximos anos. Entender a necessidade do mercado é fundamental para a Trimble Transportation Latam que, com a sua tecnologia, já contribuiu para uma redução significativa de acidentes em operações nos segmentos em que atua, sempre alinhada ao seu compromisso de mover um futuro mais seguro e sustentável.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Scania Cotrasa inaugura nova concessionária Instalação amplia o apoio aos clientes de caminhões, ônibus e motores na região da Tríplice Fronteira, no Paraná A
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!