Vitrines Técnicas KWS Sementes orientam sobre uso de tecnologia em safrinha desafiadora

Vitrines Técnicas KWS Sementes orientam sobre uso de tecnologia em safrinha desafiadora

Vitrines Técnicas KWS Sementes orientam sobre uso de tecnologia em safrinha desafiadora

Foram realizados 81 eventos pelo Brasil apresentando tecnologia, lançamento de híbridos de milho e orientações de manejo para que o agricultor esteja preparado para os desafios climáticos

O ano de 2024 será marcado pelos desafios climáticos que antecederam a segunda safra ou safrinha e causaram excesso de chuvas no sul como também estiagem no centro-oeste e sudeste. A estimativa é de queda de 10% da produção se comparado ao ano anterior, com projeções de aproximadamente R$ 100,5 milhões de toneladas(mmt) segundo os últimos dados divulgados em 28 de junho, pela consultoria Agroconsult.

Nesse cenário, um apoio extremamente importante ao agricultor foram as Vitrines Técnicas, desenvolvidas pela KWS Sementes. Através dos campos de demonstração, elas promovem orientações de manejo; conteúdo técnico sobre a prevenção e combate de doenças emergentes, como também os lançamentos de híbridos geneticamente melhorados. Foram 81 eventos realizados de maio a junho em 12 estados, distribuídos nas cinco regiões brasileiras.

Nas vitrines foram abordados os temas agronômicos sobre fitopatologia ou manejo de doenças, além de fertilidade e fisiologia da cultura, solução de tratamento de semente (Plataforma INITIO) e a apresentação de novos híbridos”, afirma Wagner P. Gusmão, gerente da área de Serviços Agronômicos da KWS Sementes. “Nesses eventos nosso time técnico e comercial está em contato direto com o agricultor para fortalecer o posicionamento de produtos e apresentar temas técnicos com informações atualizadas”, comenta Gusmão.

Esse ano, seguindo o Programa de Capacitação da KWS, o tema agronômico de maior participação foi a abordagem das questões fitossanitárias. “Falar sobre a fitopatologia, ou doenças que atingem os híbridos de milho, tema esse que contemplou 77% dos eventos promovidos no Brasil”, analisa o gerente da área de Serviços Agronômicos. Ele explica que as temperaturas mais altas e desuniformidade da distribuição das chuvas de 2024 em algumas regiões, favoreceram os danos por percevejos e patógenos, a exemplo da maior ocorrência dos danos por cigarrinhas e pulgão, potencializando os danos por CMV (Complexo de Molicutes e Viroses) dificultando o diagnóstico preciso a campo, com destaque para a região central do Brasil e norte do Paraná.

Por outro lado, devido ao sistema de produção do milho 2º safra e as condições climáticas adversas, é fundamental a atenção para o manejo e monitoramento de doenças foliares, amenizando potencial de perdas de produtividade, destaque para as doenças foliar Bipolaris maydis e Stenocarpella macrospora “por esse motivo as vitrines são tão importantes, elas atualizam os produtores sobre os melhores tratos culturais para que possam executá-los quando possível ainda na safrinha, como também, auxiliar o produtor prevenir-se e planejar para a próximo safra”, comenta.

Curiosidades por novos híbridos – Com realidades distintas em 12 estados, as Vitrines Técnicas da KWS Sementes também são um importante ponto de apresentação dos híbridos lançamentos e comerciais, como também é possível analisar produtos que estão em desenvolvimento.

Vitrines Técnicas KWS Sementes orientam sobre uso de tecnologia em safrinha desafiadora

“Uma das maiores dificuldades da safrinha é a Interação x Genótipo x Ambiental, por isso é extremamente importante fazer uma correta escolha do híbrido para explorar ao máximo suas características produtivas e posicioná-los corretamente”, avalia Gusmão sobre a apresentação dos produtos. A empresa trabalha buscando a cada ano oferecer produtos diferenciados ao produtor, tanto que investe mais de 15% em pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Assim, como nas feiras, os produtores puderam analisar com cuidado os híbridos de milho importantes da empresa como o K7575 VIP3, híbrido precoce com alta qualidade de colmo e raiz, destacando o conjunto de plantas íntegras, além do K9200 VIP3 e o K7300 VIP3, híbridos que se destacam na mais nova geração de produtos, pela super precocidade e alta qualidade dos grãos entre tantos outros que estão no portfólio de milho da KWS Sementes.

Sobre a KWS
A KWS é uma multinacional alemã com tradição de 167 anos operando no mercado de sementes, com negócios em mais de 70 países. No Brasil, a empresa se estabeleceu há 11 anos, trazendo toda sua expertise para unir forças com o agronegócio nacional. Por aqui, prioriza o conhecimento técnico dos seus colaboradores e parceiros, a empresa trabalha com sementes de milho, sorgo e outras soluções.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Videoconferência referente as Principais Mudanças da Nova Lei de Licitações nº14.133/21 e os Impactos nas Contratações Públicas. DATA: 22,23, 24 e 25 de Julho
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!