VLI encerra 1o semestre de 2024 com crescimento nos indicadores financeiros

VLI encerra 1o semestre de 2024 com crescimento nos indicadores financeiros

VLI encerra 1o semestre de 2024 com crescimento nos indicadores financeiros

EBITDA atingiu R$ 2,66 bilhões em 6 meses, crescimento de 19% ante 2023; Receita Líquida cresce 14% e alcança R$ 5,0 bilhões

“A VLI mantém seu foco no atendimento às demandas dos clientes das ferrovias e dos portos onde operamos bem como na estabilidade operacional e segurança das pessoas e das cargas. Além disso, a companhia segue com sua gestão financeira sustentável, que busca o retorno aos nossos investidores, que constroem conosco o futuro da nossa companhia e a transformação da logística nacional”, afirma Fábio Marchiori, CEO e CFO da VLI.

A VLI também registrou um bom desempenho nas movimentações rodoviárias por meio da plataforma Trato, desenvolvida internamente pela companhia para otimização da cadeia logística composta pelos caminhões que acessam os terminais para o transbordo de cargas para o sistema ferroviário. A plataforma registrou um volume de 1,37 milhão de toneladas nos seis primeiros meses do ano, avanço de 62% em relação a 2023.

Realizações

No primeiro semestre de 2024, a VLI teve marcos em importantes áreas. No período, a companhia atingiu seu recorde histórico de movimentação de açúcar na safra de 2023/2024, iniciada em abril do ano passado e concluída em março. As 6,1 milhões de toneladas transportadas nas ferrovias e as 5,1 milhões de toneladas movimentadas no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam) representaram, respectivamente, volumes 24% e 28% superiores aos registrados na safra de açúcar 2022/2023, recordes até então.

Outro acontecimento relevante foi a entrega de 168 novos vagões graneleiros para o transporte de cargas na Ferrovia Norte-Sul (FNS). Os ativos foram adquiridos em 2023 junto à fabricante Greenbrier Maxion, de Hortolândia (SP), em um negócio com investimento total de R$ 200 milhões que envolveu, também, três locomotivas para operação na região.

Também no mesmo período, o grupo VLI emitiu duas debêntures que totalizaram R$ 1,85 bilhão, sendo R$ 1 bilhão por meio de sua controlada VLI Multimodal (VMM) e R$ 850 milhões via Ferrovia Norte-Sul (FNS). Os recursos da VMM serão utilizados para investimentos na Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela VLI. Já os recursos da FNS serão usados na recompra da FENS11 (primeira emissão da companhia) e recomposição do caixa. Ambas as emissões contaram com avaliação AAA da Fitch Ratings.

Para mais informações, acesse:Link

 

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