Como avaliar o desgaste do sistema de freio a tambor
Para saber se a substituição da peça é necessária, o reparador deve verificar se a medida de desgaste do tambor atingiu o limite recomendado e inspecionar a superfície da pista em busca de irregularidades, sulcos e trincas
O sistema de freio a tambor, muito usado na parte traseira do veículo é responsável por promover o atrito para ajudar a desacelerar o veículo. Item de segurança, composto por diversas peças, entre elas, lonas, molas, tubulação, cilindro e regulador, deve estar em boas condições para que a frenagem seja eficiente. Por isso, a Fremax, marca premium de componentes para sistema de freios, apresenta algumas orientações aos reparadores na hora da manutenção.
Como avaliar o nível de desgaste
Ao fazer o reparo, a fabricante recomenda, após a retirada do tambor de freio, avaliar a medida limite de desgaste da peça, se há trincas, sulcos, avarias. Caso haja irregularidades na superfície da pista, é necessário fazer a troca do tambor de freio para não correr o risco de desgastar prematuramente lonas novas.
Verificado o estado do tambor, é preciso observar as condições das lonas. Se estiverem desgastadas ou contaminadas por graxa e líquido de freio, devem ser substituídas.
Na próxima etapa, é necessário avaliar se há vazamentos, o estado do sangrador e se os pistões do cilindro não estão emperrados ou com vazamento de líquido. Também é possível analisar como está a instalação dos cilindros.
Ao final, deve ser feita a verificação do funcionamento do sistema de regulagem manual/automática do freio a tambor, observando a pressão das molas de retração das sapatas e se existe oxidação. Em seguida, basta avaliar o desempenho do freio de mão e fazer os ajustes se houver necessidade.
Sobre a Fremax – Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio, desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos, tambores de freios e para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.
Fornecedora oficial em discos de freios para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria AMG Cup Brasil desde 2010, onde a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.