Estado do reparo de pinça do freio interfere nas condições…

Estado do reparo de pinça do freio interfere nas condições das pastilhas de freio

Estado do reparo de pinça do freio interfere nas condições das pastilhas de freio

Procedimento da troca das pastilhas deve incluir análise dos itens de componentes hidráulicos dos freios para evitar vazamentos e funcionamento incorreto do reparo de pinças que pode gerar vários problemas

Quando as pastilhas de freio estão desgastadas e existe a necessidade de efetuar a troca, outros itens do sistema de freio também devem ser checados, um deles é o reparo de pinças. O kit de reparo de pinça é formado por um conjunto de anel de borracha e guarda-pó que atua dentro e fora da pinça, permitindo o movimento do pistão de freio. “Então, sempre que o freio do pedal é acionado, a pressão hidráulica empurra o pistão e é o reparo de pinça que faz o pistão avançar e que não tenha vazamento do líquido de freio. Além de evitar o vazamento, o reparo de pinça precisa funcionar de forma correta permitindo o avanço e o retorno para a posição inicial”, revela Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.

Quando há dificuldade no funcionamento pode indicar degradação na vedação ou presença de impurezas no sistema de freio. Por isso, é importante fazer a limpeza da área e verificar o livre movimento dos pistões das pinças.

Como todos os itens estão interligados, se a pastilha de freio é acionada e encosta no disco de freio, é necessário que o reparo de pinça auxilie o movimento de retorno. “Se isso não acontece, a pastilha fica levemente encostada no disco, ficando presa. O condutor não percebe que isso está acontecendo, mas o mecânico pode checar e identificar o que está ocorrendo pela coloração mais avermelhada do disco de freio devido à oxidação com a alta temperatura, indicando restrição ao se movimentar”, explica Marchiniak.

O ideal é que, ao acionar o reparo de pinça, o mesmo retorne imediatamente, evitando atrito que acaba gerando superaquecimento, e pode até provocar empenamento do disco, caso seja atingido por uma poça d’ água, o que também pode danificar outros componentes, entre outros problemas que Marchiniak. aponta.

Uma das dicas para evitar esse problema na hora da revisão do freio, segundo o Consultor, é o mecânico verificar se os pistões das pinças estão se movimentando livremente. “Qualquer dificuldade indica oxidação e sujeira”, acrescenta.

Assim como o servo freio oferece mais conforto no acionamento do pedal freio, outros componentes do sistema hidráulico do freio, como cilindros mestre, cilindros de roda, cilindros de embreagem, servos freio, kits de reparos e reservatórios, precisam estar em boas condições para garantir eficiência na frenagem. Quando o motorista detecta deficiência do pedal e queda do nível do líquido de freio que é indicado no painel do veículo, com um símbolo de um ponto de exclamação em um círculo vermelho, deve procurar uma oficina de confiança para fazer uma avaliação completa no sistema e obter o diagnóstico do problema.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Palestra internacional e debate sobre locação no Brasil serão destaques na 2ª ANALOC Rental Show
  Palestra internacional e debate sobre locação no Brasil serão destaques na 2ª ANALOC Rental Show Stéphane Hénon, presidente da Associação Europeia de Locação,
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!