Manutenção de máquinas agrícolas após enchentes: procedimentos e cuidados essenciais

Manutenção de máquinas agrícolas após enchentes: procedimentos e cuidados essenciais

Manutenção de máquinas agrícolas após enchentes: procedimentos e cuidados essenciais

Por Bruno Pianca, gerente de serviços AGCO

Manutenção de máquinas agrícolas após enchentes: procedimentos e cuidados essenciais

A manutenção inicial de máquinas agrícolas que foram submersas por enchentes é um processo fundamental para garantir a funcionalidade dos equipamentos. Após uma inundação, os equipamentos podem estar expostos a diversos riscos, como áreas afetadas por deslizamentos ou sob estruturas danificadas que podem cair. Portanto, a orientação é ter cautela para avaliar cuidadosamente o local onde a máquina está antes de iniciar qualquer procedimento.

Um erro comum é tentar ligar a máquina, causando danos no motor, que pode estar comprometido com água ou lama; ou na parte elétrica, como superaquecimento de chicotes ou curtos-circuitos. O primeiro passo ao supervisionar máquinas atingidas por inundações é interromper a corrente elétrica.  É importante desligar a bateria e a chave geral para evitar risco de curto-circuito ou acidente. Em seguida, é necessário realizar uma limpeza para remover lama e lodo acumulados na máquina, permitindo avaliar os danos e planejar a manutenção.

É imprescindível fazer uma verificação detalhada da parte elétrica e mecânica. Todos os chicotes, conectores e módulos eletrônicos devem ser limpos com álcool isopropílico e produtos destinados à limpeza de contatos elétricos para remover resíduos e oxidações. Já na parte mecânica, é necessário drenar todos os fluidos do motor e durante a substituição verificar se há presença de lama.  Se identificada, é recomendável buscar auxílio do concessionário para uma avaliação e manutenção mais minuciosa. Não identificando a presença de lama, a substituição dos fluidos deve ser realizada, com também a lubrificação de todos os pontos graxeiros para eliminar possíveis contaminações ou presença de impureza nos componentes. Para garantir a segurança e evitar danos ao meio ambiente, os fluidos drenados devem ser coletados e descartados em recipientes adequados.

Após realizar todas as verificações e limpezas iniciais, é o momento de ligar a máquina. Se houver problemas, como resistência ou aquecimento, é recomendado acionar o concessionário. Na concessionária, será possível desmontar o equipamento e realizar uma inspeção criteriosa.

A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, disponibilizou um guia com orientações sobre o passo a passo a ser seguido para realização da manutenção inicial em máquinas afetadas pelas enchentes. É importante ressaltar que as medidas não anulam uma análise especializada realizada pela concessionária, iniciativa fundamental para garantir um retorno seguro e eficiente à operação.

 Sobre a Massey Ferguson:

A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, acumulou 177 anos de experiência global na produção para a indústria agrícola. É a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Possui uma extensa e estabelecida rede de concessionárias no Brasil, com mais de 200 lojas. MaisMassey Ferguson Brasil

Sobre a AGCO

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia agropecuária de precisão. A AGCO oferece valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo marcas principais como Fendt®, GSI®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar nosso mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO teve vendas líquidas de aproximadamente US$ 14,4 bilhões em 2023. Para mais informações, visite www.agcocorp.com. Para notícias, informações e eventos da empresa, por favor nos siga em X: @AGCOCorp. Para notícias financeiras em X, por favor siga a hashtag #AGCOIR.

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

ACCIONA Brasil celebra ação global de voluntariado com foco em sustentabilidade Os voluntários da empresa promoveram atividades lúdicas para 460 estudantes dos bairros da
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!