Por que é importante limpar e desoxidar os metais amarelos presentes na indústria

Por que é importante limpar e desoxidar os metais amarelos presentes na indústria

Por que é importante limpar e desoxidar os metais amarelos presentes na indústria

Presentes em diversas instalações industriais, os metais amarelos (cobre, bronze e latão) muitas vezes têm sua limpeza e desoxidação deixadas em segundo plano.

De acordo com a fabricante de especialidades químicas Quimatic, essa falta de cuidado pode levar a uma série de prejuízos, como perdas na condutividade elétrica de conectores e barramentos, redução da transmissão de calor em serpentinas, evaporadores e condensadores, e até a falhas como trincas e furos em tubulações utilizadas para a passagem de líquidos ou gases.

A empresa alerta que os metais amarelos devem ser desoxidados e limpos adequadamente, sempre com os equipamentos desligados, para assim impedir ou frear o processo de oxidação e restaurar a condutividade elétrica e de calor das instalações.

“Mas é importante que a limpeza e desoxidação seja feita com produtos que não agridam a superfície do metal, não façam mal à saúde do colaborador e também não causem danos ao meio ambiente”, ressalta Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic.

Por que é importante limpar e desoxidar os metais amarelos presentes na indústria

Segundo o profissional, produtos de limpeza agressivos, como decapantes ácidos ou desengraxantes extremamente alcalinos, bem como desengraxantes e produtos de limpeza comuns, desgastam com o tempo os metais amarelos, diminuindo sua condutividade ao mesmo tempo em que prejudicam sua aparência – vale lembrar que também é bastante frequente o uso de metal amarelo em instalações como corrimãos, móveis e peças decorativas.

O uso de produtos agressivos na limpeza de metal amarelo também pode causar danos à pele e às vias respiratórias do aplicador, além de liberar resíduos e gases que prejudicam o meio ambiente.

Para uma operação eficaz e ao mesmo tempo segura de limpeza de metais amarelos, a Quimatic Tapmatic anuncia uma de suas maiores novidades no ano: o relançamento do Quimatic Limpa Latão, que retorna ao mercado em uma formulação ecológica e com a mesma eficácia já reconhecida pelo usuário.

Por que é importante limpar e desoxidar os metais amarelos presentes na indústria

De acordo com a empresa, o produto à base de água é fabricado com potentes ácidos de origem orgânica, sendo isento de substâncias nocivas ou corrosivas (como cromo e seus derivados) e de compostos orgânicos voláteis (é VOC Free). Devido a essas características, conserva as propriedades e brilho originais do metal ao mesmo tempo em que não oferece riscos à saúde do usuário ou ao meio ambiente.

Por atender às mais elevadas exigências ambientais e de saúde e segurança, o Quimatic Limpa Latão é notificado na ANVISA e também é adequado para empresas que possuem sistemas de gestão SMS (Saúde, Meio Ambiente e Segurança).

“O lançamento também é uma ótima alternativa para substituir a limpeza mecânica ou abrasiva”, indica Pacheco. “Vale lembrar que, além de causar fadiga, esses métodos podem remover mais material da superfície do que o necessário, deixando marcas e arranhões.” Para mais informações, acesse:

https://www.quimatic.com.br/produtos/manutencao-eletrica/quimatic-limpa-latao/

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

HF: Tecnologias nutricionais são destaque na Hortitec 2024
HF: Tecnologias nutricionais são destaque na Hortitec 2024 Pesquisa e inovação agregam mais eficiência aos novos fertilizantes que chegam ao mercado, como o Booster
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!