Seminovos — Uma alternativa inteligente a guindastes zero
Por Mariana Santos
O diretor de vendas da Manitowoc no Brasil, Luciano Dias, destaca como guindastes seminovos com garantia de fábrica oferecem uma solução eficiente e econômica para empresas que buscam equipamento de qualidade a um custo reduzido.
Para driblar os custos de aquisição de um guindaste novo e ampliar o acesso a máquinas de alto desempenho no Brasil, a fabricante americana Manitowoc estabeleceu no país um programa estratégico de venda de guindastes seminovos. Importadas da Europa ou da América do Norte, onde atuaram por poucos anos, essas máquinas passam por processos de recondicionamento e certificação pela própria Manitowoc antes de serem destinadas ao mercado brasileiro, onde continuarão trabalhando com excelência.
“O programa de vendas de seminovos é um sucesso”, conta Luciano Dias, diretor de vendas da Manitowoc no Brasil. “Para nossos clientes, esta é uma oportunidade fantástica de adquirir um guindaste de extrema qualidade a um valor menor”.
A desvalorização do real frente ao dólar e a implementação de altas tarifas de importação para alguns modelos coibiram oportunidades de compra nos últimos anos, levando a um aumento na procura por guindastes usados. Entretanto, Dias ressalta que este não é o único motivo para o êxito do programa da Manitowoc. Ele explica que os guindastes seminovos passam por um centro de recondicionamento da própria fabricante — na Alemanha, quando vêm da Europa — antes de chegar aos compradores, o que garante a qualidade das máquinas. Além disso, a Manitowoc oferece sua estrutura logística durante todo o processo de importação.
“A Manitowoc revisa e atualiza os pacotes de certificação dos seminovos antes de enviá-los ao país destino. Traduzimos tudo para o idioma de destino, incluindo manuais, sistemas operacionais e certificações. Cada guindaste é avaliado por nossos especialistas, então podemos oferecer garantias”, afirma Dias. “E assim que o guindaste chega ao Brasil, nós cuidamos de toda a documentação de importação e envio. Para os clientes, o processo funciona quase como uma venda local, dentro do país, o que permite com que se beneficiem de programas de financiamento com bancos nacionais.”
Ele destaca ainda que a presença do programa de remanufatura de guindastes Manitowoc EnCORE no Brasil, com boas parcerias, ajuda a aumentar a longevidade das frotas de guindastes usados no país. As máquinas se beneficiam de um excelente serviço de manutenção que lhes permite funcionar perfeitamente por muito mais tempo.
Brasil como referência
Além de locadoras de guindastes, público-alvo do programa de vendas de seminovos inicialmente, usuários finais também estão entre os principais compradores destas máquinas. Dias conta que o programa vem dando tão certo no Brasil que o país virou uma referência no comércio global de seminovos. E como geralmente o cliente que repassa uma máquina usada compra uma nova, o exitoso mercado de seminovos no Brasil vem ajudando a impulsionar a renovação do mercado europeu de guindastes.
Dias explica que guindastes seminovos são usados no Brasil principalmente em grandes projetos de construção — como instalações industriais e projetos de infraestrutura — além da construção e manutenção de parques eólicos e renovação e manutenção de plataformas nos setores de petróleo e gás.
Ele conta ainda quais modelos de guindastes seminovos fazem mais sucesso no Brasil.
“Nossos modelos todo terreno com cinco eixos e altas capacidades de carga, principalmente os de 250 t, são os mais populares entre os seminovos. Há uma grande variedade de trabalhos no país que se enquadra na tabela de carga dessas máquinas. Além disso, a nova geração de guindastes da Manitowoc é muito versátil e rápida de montar com suas dimensões compactas,” explica Dias.
Empresa: Manitowoc
Fone: (11) 9 8449-0677
E-mail: Luciano.dias@manitowoc.com