Persistência e determinação são características marcantes do engenheiro civil Danilo Lorenceto, de 34 anos. Ele driblou o auge da crise no setor e passou de consultor técnico desempregado para palestrante e influenciador digital, com milhares de seguidores nas redes sociais.
Para entender essa história de superação é preciso contar um pouco da trajetória profissional do especialista, formado na Unesp entre 2004 e 2008. O início da carreira foi tranquilo porque no último ano da faculdade, em 2008, o setor da construção civil iniciava um período de crescimento econômico. “Eu não tive dificuldade para conseguir emprego. Fui efetivado numa indústria de pré-moldados no interior de São Paulo, onde estagiava aos finais de semana e nas férias, porque na semana estudava período integral”, explica Danilo.
Depois de dois anos nessa empresa foi convidado a trabalhar numa grande obra industrial do ramo sucroalcooleiro, aos 24 anos, como engenheiro de canteiro de obra. Eram 456 funcionários sob sua responsabilidade e nessa experiência profissional percebeu que o engenheiro civil deveria ter habilidades que vão muito além da técnica.
A partir dessa necessidade, Danilo fez MBA de gestão de projetos. Conhecimento que hoje compartilha em palestras, workshops, cursos digitais e especializações nas universidades.
Mas antes de chegar nessa fase da carreira, Danilo passou por outras experiências e oportunidades que o levaram para a área habitacional, onde conheceu o sistema construtivo parede de concreto in loco – do qual hoje é especialista e difusor.
A experiência resultou na primeira turma do curso de gestão de projetos com 23 alunos em novembro de 2016. Atualmente, o engenheiro é referência quando o assunto é o sistema construtivo de parede de concreto e gestão de projetos.