O incentivo por uma vida equilibrada e saudável tem crescido no mundo corporativo. Durante as campanhas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, o Grupo GTXE aproveitou as ocasiões de conscientização e cuidado com a saúde para promover um calendário especial junto aos colaboradores, que teve início em 01/11.
O tema do programa foi “Todo dia é dia para lutar pela saúde” e contou com a parceria da Tracbel, Fidati, NTN, Timken e SKF. A ação começou na abertura do expediente de trabalho com uma aula para as mulheres sobre dicas práticas de autodefesa para o dia a dia, enquanto os homens praticavam Tai Chi, uma antiga arte marcial que ensina movimentos de defesa pessoal somados a inúmeros benefícios para saúde.
Em seguida foi servido um café da manhã saudável, regado a frutas frescas para repor as energias. E quando os profissionais voltaram às mesas de trabalho uma surpresa: massagem itinerante para aqueles que queriam relaxar. Além da massagem, uma fisioterapeuta também deu dicas de postura como, por exemplo, a maneira correta de se sentar em frente ao computador.
Segundo a analista de marketing do Grupo GTXE, Camila Vieira, a intenção é promover hábitos mais saudáveis entre os colaboradores. Ela destacou que essa necessidade foi percebida por meio de uma pesquisa que analisou estilo de vida e hábitos de lazer de 47.886 trabalhadores em 2.775 indústrias brasileiras.
Os resultados do estudo demonstraram que há um elevado consumo de álcool por cerca de 33% dos participantes, 60% consomem frutas e verduras de maneira insuficiente, além disso 45,5% não praticam atividade física e o excesso de peso atinge 40,5%.
“A partir dessa pesquisa, concluímos que os colaboradores não estão adquirindo hábitos saudáveis, o que provoca impactos negativos à saúde e os deixa mais propensos a adoecerem. Assim, os índices de afastamento de funcionários acabam sendo altos nas empresas de todo o país”, avalia Camila.
Há 5 anos o Grupo GTXE realiza campanhas de conscientização durante os meses de outubro e novembro. Mas neste ano a empresa decidiu mudar a estratégia e realizar as ações a cada três meses.
“A ideia é que os colaboradores prestem mais atenção a sua saúde, mudem o estilo de vida sedentário e acomodado às comidas industrializadas, e levem isso para casa, para os familiares. Mais do que a preocupação com a saúde por conta do rendimento na empresa, estamos preocupados com as gerações que estão vindo, como estamos nos cuidando, a prioridade que estamos dando para a nossa saúde”, explicou Camila Vieira.
Empresa: GTXE
Fone: (11) 2207-8850
Webiste: www.gtxe.com.br