Robô colaborativo ABB deve aumentar a produtividade…

Robô colaborativo ABB deve aumentar a produtividade no agronegócio

Robô colaborativo ABB deve aumentar a produtividade no agronegócio

Projeto piloto tem parceria com a Unicamp e Bio Plugs e está previsto para 2024

A ABB Robótica, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a empresa agrícola, Bio Plugs, estão desenvolvendo uma aplicação robótica para a indústria agro no país que consiste no uso de uma solução com o robô colaborativo equipado com um sistema de visão 3D, para o plantio de mudas de plantas.

A ABB, multinacional suíço-sueca, explica que, a partir dos resultados, será avaliada a possibilidade de a solução ser aplicada em grande escala. “O robô GoFa™ poderá contribuir para o setor de agronegócio brasileiro superar o desafio de suprir a demanda global por produtos com uma mão de obra cada vez mais escassa”, informa a companhia, que é a criadora do robô.

Robô colaborativo ABB deve aumentar a produtividade no agronegócio

“A indústria agro está com mão de obra cada vez mais reduzida, com o aumento da população saindo do campo para as cidades. Desta forma, as empresas estão com dificuldade de encontrar pessoas para trabalhos manuais, e a robótica vem para somar e ajudar na produtividade”, afirma o gerente de Robótica da área de General Industries da ABB no Brasil, Nelson Kumagai.

De acordo com a fabricante, a Bio Plugs, empresa que produz mudas de flores e plantas ornamentais, espera ganhar ainda mais produtividade e escala para acompanhar o crescimento do mercado. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o setor de flores, incluindo produção, atacado e varejo, cresce ano a ano e atingiu um faturamento de R$ 10,9 bilhões em 2021, um avanço de 15% em relação ao ano anterior.

A Bio Plugs e a Unicamp já trabalhavam em parceria no desenvolvimento de soluções para automatizar processos, como sistema de ventilação nas estufas, que hoje são controlados por software desde o enraizamento da muda para posterior envio ao produtor. “Quando o projeto for concluído, esperamos que todo processo seja automatizado. Isso permitirá que a produção ocorra dia e noite, sem feriado”, afirma o diretor da Bio Plugs, Olimar Nunes do Amaral.

A equipe do projeto é formada por professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação do curso de Engenharia Agrícola da Unicamp, sob orientação do professor de Projetos de Máquinas e Robótica na Agricultura da Feagri-Unicamp, Daniel Albiero.

Segundo o professor, um dos destaques tecnológicos do projeto é o desenvolvimento de um novo sistema de visão 3D com o GoFa™, que permitirá ao robô identificar itens que serão manipulados além de realizar diagnósticos fitotécnicos de uma forma que seja facilmente programável. “Um dos desafios agora é validarmos o quanto antes o projeto piloto”, completa o professor Daniel Albiero.

“Projetado para trabalhar diretamente e continuamente com segurança ao lado de pessoas e por ser muito fácil de instalar e usar, o GoFa™ ajuda as empresas a automatizar processos para auxiliar os trabalhadores que têm tarefas repetitivas e ergonomicamente desafiadoras”, explica o gerente de Robótica, Nelson Kumagai.

De acordo com a empresa, a operação do robô colaborativo pode ser feita poucos minutos após a instalação, de maneira intuitiva e sem nenhum treinamento especializado. “Isso torna mais atrativa a adoção da tecnologia, principalmente, por indústrias com baixos níveis de automação”, destaca. A expectativa é que o projeto piloto fique pronto em março de 2024.

Contato:
Empresa: ABB Robótica
Telefone:+55 11 46 803 598
Site: https://new.abb.com/products/robotics/pt

 

 

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades