Biometano avança no Brasil: produção cresce 75% e pauta o 13º Fórum do Biogás
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e pauta o 13º Fórum do Biogás
O biometano brasileiro vive um momento de forte expansão. Em 2025, a produção nacional do combustível renovável cresceu aproximadamente 75%, saltando de 606,6 mil metros cúbicos por dia, em 2024, para 1,06 milhão de metros cúbicos diários. É nesse cenário de avanço acelerado que o Fórum do Biogás chega à sua 13ª edição, ampliando o debate sobre as oportunidades de crescimento do mercado e os desafios para sustentar esse ritmo nos próximos anos. Promovido pela Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás), o evento será realizado nos dias 11 e 12 de agosto, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Os dados mais recentes da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) reforçam esse movimento. O país já soma 21 plantas de biometano autorizadas para comercialização, com capacidade instalada de aproximadamente 1,33 milhão de metros cúbicos normais por dia (Nm³/dia), além de 48 empreendimentos em processo de autorização, totalizando 69 unidades. Com a entrada em operação desses novos projetos, a capacidade nacional de produção poderá alcançar aproximadamente 3,37 milhões de Nm³/dia até 2028, ampliando a oferta de combustível renovável no país. “O crescimento da produção e o número de projetos em desenvolvimento mostram que o combustível deixou de ser apenas uma promessa e passou a ocupar um espaço estratégico no mercado de energia.

Produção de biometano cresce 75% no Brasil e pauta o 13º Fórum do Biogás

O Fórum acontece justamente para reunir quem tem capacidade de transformar esse movimento em investimentos, infraestrutura e oferta efetiva para o país”, afirma Josiani Napolitano (foto), presidente-executiva da ABiogás.
Novo ambiente regulatório será destaque no Fórum
A expansão do biometano ocorre paralelamente à implementação do Programa Nacional de Descarbonização do Produtor e Importador de Gás Natural e de Incentivo ao Biometano, criado pela Lei do Combustível do Futuro. O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabeleceu uma meta inicial de redução de 0,5% das emissões no mercado de gás natural, a ser cumprida por meio da incorporação do biometano à matriz de suprimento de gás. O percentual corresponde a uma demanda estimada de 181,7 milhões de metros cúbicos no ano, ou 504,8 mil metros cúbicos por dia. Outro avanço foi a regulamentação, pela ANP, do Certificado de Garantia de Origem do Biometano (CGOB). O instrumento permite comprovar a origem e a rastreabilidade do combustível renovável e será utilizado no cumprimento das metas de descarbonização estabelecidas para produtores e importadores de gás natural. Esses temas estarão entre os principais debates do 13º Fórum do Biogás, com painéis sobre o mandato do biometano na Lei do Combustível do Futuro, a regulamentação e a operacionalização do CGOB, a infraestrutura e a logística necessárias para o escoamento da produção e os benefícios tributários ao longo da cadeia. “Em 2026, o setor passa da construção das regras para a implementação da política pública. A previsibilidade sobre certificação, tributação, infraestrutura, financiamento e contratação de longo prazo será determinante para a velocidade dos novos investimentos. O Fórum permitirá que essas discussões aconteçam diretamente entre empresas, investidores e autoridades responsáveis pelas decisões”, destaca a presidente-executiva da ABiogás.
Fórum reunirá agentes responsáveis pelo novo ciclo do mercado
Considerado o maior encontro do setor na América Latina, o 13º Fórum do Biogás reunirá representantes do poder público, investidores, produtores, consumidores, instituições financeiras e empresas de toda a cadeia do biogás e do biometano. Entre os participantes confirmados estão representantes da ANP, do Ministério de Minas e Energia, da Empresa de Pesquisa Energética, de governos estaduais, da indústria, do setor de transportes e de empresas responsáveis por projetos de produção, infraestrutura e comercialização do combustível. A programação também abordará segurança energética, abertura do mercado de gás, mobilidade urbana, gestão de resíduos, transporte de cargas, tributação, financiamento, desenvolvimento tecnológico e novas aplicações para o biogás e o biometano. A edição anterior, realizada em setembro de 2025, reuniu mais de 1.500 participantes e 55 patrocinadores no São Paulo Expo. Durante o evento, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, assinou o decreto que criou o programa Bio SP, estabelecendo regras para a incorporação progressiva do biometano à frota municipal de ônibus e veículos de coleta de resíduos.
Patrocínio e apoio institucional

O 13º Fórum do Biogás segue com a Orizon como patrocinadora Master e a Solví como patrocinadora Diamante, além de patrocinadores Ouro e Prata e apoio institucional de entidades como CIBiogás, APINE, Amplum Biogás, ACATE, Rede Mulheres do Biogás, COGEN e EMBRAPII, entre outras.

Inscrições

As inscrições para o 13º Fórum do Biogás já estão abertas. O Ingresso Padrão está no Lote 3, válido até 12 de agosto, com acesso aos conteúdos dos dois dias, à área de exposição e ao certificado digital de participação. Associados da ABiogás contam com valor especial, mediante solicitação de código de desconto. Há ainda o Ingresso VIP, em lote único, com acesso integral aos dois dias, entrada exclusiva na sala de palestrantes, acesso à área de imprensa e kit personalizado do evento.

Dia 1 — 11 de agosto

  • 9h00 – Cerimônia de abertura
  • 11h00 – Plenária Principal – Biogás e biometano: diversificando a matriz e fortalecendo a segurança energética
  • 14h00 – “Mandato de biometano na Lei Combustível do Futuro” e “Infraestrutura e logística do biometano”
  • 16h00 – “Integração do biometano à política climática” e “Biometano nas cidades: mobilidade urbana e gestão de resíduos”

Dia 2 — 12 de agosto

  • 09h00 – “CGOB: regulação e operacionalização” e “Valorização do digestato e economia circular”
  • 11h00 – “Os benefícios tributários ao longo da cadeia do biogás e biometano” e “Biometano no transporte de carga”
  • 14h00 – “Biometano na abertura do mercado de gás” e “Descentralização do biogás: pequenos projetos, inclusão social e sustentabilidade socioambiental”
  • 16h00 – “Desenvolvimento tecnológico, eficiência operacional e segurança na cadeia de valor do biogás” e “Diversificação dos usos do biogás”

Serviço

  • Data: 11 e 12 de agosto de 2026
  • Local: São Paulo Expo – Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo/SP – CEP 04329-900
  • Inscrições e informações completas: www.forumdobiogas.com.br 
Confira os produtos da loja!
LOJAEAEMAQ.COM.BR
Clique para ver peças, kits e novidades na Loja EaeMaq.
Share.
Leave A Reply