Em Brasília, ApexBrasil lança programa “Investe Mais Estados” com a meta de diversificar destinos de investimentos estrangeiros no Brasil
Iniciativa visa atrair mais parceiros internacionais para promover a economia verde e a descarbonização no Brasil. Evento será às 9h30, no B Hotel
Democratizar o acesso das regiões a investimentos estrangeiros no Brasil e buscar recursos para promover soluções sustentáveis. Estes são os principais objetivos do programa “Investe Mais Estados”, iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O lançamento será no dia 04 de abril (sexta-feira), às 9h30, no B Hotel, em Brasília-DF, e contará a presença do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, da chefe da Representação do BID no Brasil, Annette Killmer, além de outras autoridades e representantes de agências estaduais de atração de investimentos. É necessário o credenciamento de imprensa.
Em 2024, o país acumulou um saldo de US$ 71,1 bilhões de Investimento Direto no País (IDP), de acordo com o Banco Central, um crescimento de 13,8% em relação a 2023. São investimentos que ajudam a equilibrar as contas externas do país, geram empregos, renda e exportações. Entretanto, do total de receitas brutas geradas por empresas estrangeiras instaladas no país, cerca de 80% estavam concentradas nas regiões Sul e Sudeste. O novo programa da ApexBrasil e do BID busca mudar este cenário. Para isso, serão promovidas visitas de investidores a regiões diversas do país, análise da atração regional de investimentos externos, mapeamento de oportunidades, orientação sobre estruturação de projetos, busca de financiadores, entre outras.
Para o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, o programa é estratégico para incluir todas as regiões brasileiras como destinos de investimentos estrangeiros e para buscar recursos para promover a sustentabilidade. “O lançamento do programa Investe Mais Estados é um marco para diversificar os destinos de investimentos estrangeiros no Brasil. A nossa gestão tem um olhar muito especial para o Norte e Nordeste em relação às exportações, e iremos fazer o mesmo com atração de investidores. Essas duas regiões representam hoje apenas cerca de 10% da receita das empresas de investimento estrangeiro, uma realidade que precisamos mudar. Além disso, queremos atrair recursos internacionais para combater as mudanças climáticas, que são uma emergência global”, explica.
O governo federal estima a necessidade de US$ 130 bilhões em investimentos anuais para o Plano de Transformação Ecológica (PTE), que tem pesquisa e desenvolvimento sustentável como um de seus pilares. Para atingir esse objetivo, é preciso que esses investimentos sejam diversificados regionalmente. O Investe Mais Estados visa apoiar os estados brasileiros na atração de recursos internacionais para projetos que ofereçam soluções para desafios climáticos e contribuam para a descarbonização da economia.
De acordo com a chefe da Representação do BID no Brasil, Annette Killmer, a participação do BID no programa é fundamental para a capacitação dos estados e desenvolvimento de capacidades. Ela ressalta a importância da iniciativa para trazer investimentos para as regiões brasileiras. “A diversidade oferecida pelos Estados brasileiros é um ativo extremamente valioso. Queremos ajudar governos e empresas a transformá-lo em oportunidades, além de incentivar investidores a identificarem esse potencial, sobretudo em regiões que não têm sido destino prioritário de investimentos. O sucesso dessa iniciativa resultará em democratização dos investimentos e recursos para setores estratégicos para o desenvolvimento dessas regiões e do Brasil, gerando benefícios para os brasileiros”.
Os estados que aderirem ao programa poderão participar de capacitações personalizadas e receber apoio para estruturação de projetos com foco na atração de investidores estrangeiros. Esses projetos irão compor o portfólio de projetos de investimentos da ApexBrasil e os estados responsáveis terão apoio para identificação da lista longa de potenciais investidores estrangeiros, além de estarem credenciados a participar das ações de promoção do programa em eventos nacionais e internacionais, com coordenação da ApexBrasil.
Na ocasião, também será lançado o “Guia de Atração de Investimentos Estrangeiros: Estruturando Agências de Promoção de Investimentos em Estados e Municípios”. A publicação visa contribuir com conceitos que ajudarão os estados e municípios na estruturação de equipes e órgãos com a competência de atrair investimentos estrangeiros.
Serviço – Lançamento do programa Investe Mais Estados
- Data: Sexta-feira, dia 4 de abril de 2025
- Horário: 9h30
- Local: B Hotel – Brasília-DF