ETRI 2024 reúne especialistas globais em dez painéis para debater o futuro da transição energética
Um dos destaques será o lançamento de um novo hub de pesquisa com tecnologias disruptivas para armazenamento de carbono e energia no Brasil e a visita ao USP-RCGI Digital Lab.
Promovida pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), da Universidade de São Paulo (USP), a sétima edição da Conferência Internacional de Pesquisa e Inovação em Transição Energética (ETRI 2024) reunirá mais de 500 participantes de 5 a 7 de novembro, na USP, para debater soluções tecnológicas inovadoras voltadas à sustentabilidade energética. Com o tema “Ação Climática por Meio de Tecnologias Avançadas para um Futuro Sustentável”, a ETRI 2024 será um espaço crucial para discutir inovações tecnológicas, políticas públicas e marcos regulatórios essenciais para impulsionar a transição energética e mitigar as mudanças climáticas.
Cerimônia de abertura
A cerimônia de abertura, no dia 5 de novembro, contará com a presença de Olivier Wambersie, diretor geral de Pesquisa e Desenvolvimento da Shell; Marisa Maia de Barros, subsecretaria de Energia e Mineração do Estado de São Paulo; Carlos Carlotti Jr., reitor da USP; Reinaldo Giudici, diretor da Escola Politécnica da USP; Julio Meneghini, diretor científico do RCGI; e Karen Mascarenhas, Diretora de Recursos Humanos e Comunicação Institucional do RCGI e chair do evento, entre outras autoridades.
Dez painéis de discussão e o lançamento do hub GeoStorage
A programação da ETRI 2024 inclui dez painéis de discussão, que abordarão questões essenciais para o futuro da transição energética:
- Combustível do Futuro: Importância e Impacto no Longo Prazo – Discussão sobre a relevância da legislação do “Combustível do Futuro” no contexto global e local e como novas regulamentações, como a aprovada recentemente, influenciarão a transição energética em cenários de curto e longo prazo.
- Responsabilidade Corporativa ESG Rumo a uma Sociedade de Baixo Carbono – Exploração das práticas de ESG nas empresas e como elas podem impulsionar a transição para uma sociedade de baixo carbono.
- Perspectivas para o Setor Elétrico Brasileiro – Debate sobre os desafios e oportunidades do setor elétrico brasileiro na descarbonização, incluindo soluções tecnológicas e regulatórias.
- Descarbonização no Setor de Mobilidade – Foco nas estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa no transporte terrestre, aéreo e marítimo, transformando o setor de mobilidade.
- Cenários da Transição Energética – Análise dos futuros possíveis da transição energética com base em estudos e projeções da Shell, destacando desafios e oportunidades globais e nacionais.
- GeoStorage – Captura e Armazenamento de Carbono – Lançamento do novo hub de pesquisa do RCGI, o GeoStorage, que desenvolverá tecnologias disruptivas para armazenamento de carbono e energia.
- Inovação para Impacto – Investimentos em Deep Techs – Discussão sobre o papel das Deep Techs na transição energética e como atrair investimentos e fomentar colaborações entre academia e indústria.
- Sustentabilidade da Bioenergia – Debate sobre como a bioenergia pode ser incorporada de forma sustentável nas matrizes energéticas, contribuindo para um sistema energético mais limpo.
- Caminhos para a Sustentabilidade – Instituições discutirão suas abordagens e melhores práticas para envolver a sociedade e acelerar a transição para uma economia sustentável.
- Destaques e Desafios da Transição Energética no Brasil – Reflexão e sumário dos pontos altos das discussões dos trabalhos apresentados, retratando os avanços e desafios da pesquisa em descarbonização no Brasil, com foco em inovações tecnológicas e políticas públicas.
Simulações em realidade virtual para descarbonização
No segundo dia do evento, será realizada uma visita ao USP-RCGI Digital Lab, que utiliza tecnologias imersivas e realidade virtual para simular soluções em mitigação de gases de efeito estufa e descarbonização. O espaço integra ciência e arte, permitindo a visualização e interação com processos moleculares e planetários, além de promover educação e validação de produtos para startups. O laboratório visa engajar diferentes públicos, como pesquisadores, empreendedores e tomadores de decisão.
Sessões científicas e premiação dos melhores trabalhos
A ETRI 2024 contará ainda com seis sessões orais curtas para apresentação de pesquisas científicas selecionadas pelo Comitê Científico, que abrangerão temas cruciais para a sustentabilidade energética, como Soluções Baseadas na Natureza (NBS), Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono (CCUS), Bioenergia com Captura e Armazenamento de Carbono (BECCS), Tecnologias para Redução de Gases de Efeito Estufa (GHG), Eletrificação e Armazenamento de Energia (InnovaPower), e Descarbonização. O evento será encerrado com o Excellence Awards, que premiará os melhores trabalhos apresentados durante a conferência.
Inscrições
As inscrições para o evento podem ser feitas pelo site oficial da ETRI 2024, onde também está disponível a programação completa com informações sobre os painéis e sessões científicas