Fendt leva solução de plantio para evento no “coração” da maior região produtora de grãos do Brasil
Show Safra, feira que ocorre em Lucas do Rio Verde / MT, é focada em apresentar as principais soluções para a agricultura regional
Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, é uma das cidades que se destacam pelo desenvolvimento agrícola do Centro-Oeste, maior polo produtor de grãos do Brasil. Pela sua relevância na produção de soja e milho, o município é considerado como o “coração” da região e possui uma economia sólida e crescente. É neste cenário que acontece a Show Safra, feira que ocorre de 18 a 22 de março, focada em apresentar soluções para a agricultura regional.
A Fendt, fabricante alemã de máquinas e implementos agrícolas, chegou ao Brasil em 2019 e suas primeiras concessionárias foram no Centro-Oeste para atender a demanda local por equipamentos de alta tecnologia. Nesses cinco anos em operação no país, o portfólio e a rede de atendimento da marca cresceram. Parte dessa jornada será demonstrada no evento e o destaque fica para o lançamento do “Combo Suplantar”, novidade que reúne a série de tratores Fendt 700 Vario Gen7 e a nova versão da plantadeira Fendt Momentum (18 a 24 linhas).
“Desde nossa chegada ao Brasil, sabemos que agronegócio no país demanda máquinas eficientes, econômicas e com soluções inteligentes embarcadas. Oferecemos tudo isso em nossos equipamentos de grande e médio porte. Nossa novidade, por exemplo, é composta por um trator que se adapta as mais diferentes operações e condições de trabalho, sempre operando com a melhor eficiência. Já a Fendt Momentum se adequa perfeitamente as mais diferentes condições de terreno e com uma distribuição de peso uniforme ao longo do chassi, proporcionando assim uma excelente qualidade de plantio. Esses equipamentos formam o combo ideal para atender aqueles produtores que buscam por novos patamares de produtividade”, explica Rafael Antonio Costa, diretor comercial da Fendt.
Em sua sétima geração, a nova série de tratores 700 Vario, será ofertada ao mercado através dos modelos (Fendt 726 Vario e Fendt 728 Vario) que ocupam a faixa de potência de 262 a 283 cavalos. Os maquinários são equipados com a transmissão VarioDrive, tecnologia que proporciona as melhores rotações e velocidades para os manejos, com índice de patinagem mínimo e alta economia de combustível. Além disso, o modelo 728 possui o conceito Fendt Dynamic Performance, que fornece mais 20 cavalos de potência conforme a necessidade de cada trabalho exercido, podendo assim chegar a 303 cv.
As máquinas são ideais para acompanhar as novas versões da plantadeira Fendt Momentum, que chega nos tamanhos de 18, 20, 22 e 24 linhas, com as mesmas tecnologias presentes nos implementos maiores já consagrados no mercado. O equipamento realiza o plantio em áreas planas e em terrenos irregulares ou em curvas de nível, garantindo o depósito de sementes sempre na mesma profundidade. Para que isso seja possível, entra em ação o Fendt Smart Frame que faz a leitura dos pontos de contato com o solo, a angulação de 40° proporcionada pelo Wing Flex, a melhor distribuição de carga sobre o chassi através do Weight Transfer, e o Delta Force que aplica a pressão correta para cada uma das linhas. Quando dobrada, a plantadeira fica com 3,6m, a menor largura de transporte da categoria, sem precisar desmontar qualquer componente.
Outros produtos da marca que estarão presentes na Show Safra:
Fendt Vario MT: Com 673 cavalos de potência e esteiras, o trator, além de impactar menos o solo, patina menos por manter uma área de contato constante com o terreno. É ideal para solos arenosos, recuperação de áreas degradadas ou em culturas em que o terreno é exposto, como é o caso da cana-de-açúcar. Nessas situações, o equipamento torna o trabalho na lavoura mais eficiente e sustentável, proporcionando economia de combustível, com menor desgaste de peças. Assim como nos demais tratores da marca, o modelo conta com a transmissão Fendt VarioDrive, que garante velocidade e rotação ideais para operação. Possui o exclusivo sistema de suspensão Smart Ride Plus para ajustes de ângulo em sua parte dianteira, o que, por sua vez, modifica o centro de gravidade da máquina conforme cada necessidade.
Fendt Rogator 900: O pulverizador autopropelido pode ser utilizado em diversas aplicações, pré-plantio e pós-emergência, durante toda a safra em culturas baixas e altas e diversos tipos de terrenos. Tem capacidade para 3.400 litros no tanque principal e vão livre de 1,52 e 1,93 metros, com tecnologias que garantem maior economia de tempo e dinheiro, como dois tanques extras de 150 litros cada um para injeção direta de produtos, para agricultores que precisam fazer aplicações localizadas e específicas. Uma das soluções que garantem a eficiência na operação é o LiquidLogic, sistema de recirculação de insumo que faz a agitação proporcional do produto para que a aplicação ocorra com perfeição ao longo da barra, que fornece pressão. A régua eletrônica de nível para o tanque garante o uso da quantidade ideal de líquido. Assim reduz o potencial de aplicação fora do alvo, o desperdício de produto e custos com manutenção por entupimento e sedimentação. As pulverizações ficam mais precisas com a Modulação por Largura de Pulso (PWM), pois a taxa de aplicação por corpo do bico é ajustada individualmente. Com essa uniformidade, a máquina mantém o volume de gotas independentemente da velocidade de operação e mesmo nas curvas.
Fendt Vario 900 G7: Os modelos 936 Vario, de 355 cv, 939 Vario, de 385 cv, e 942 Vario, 415 cv, combinam o motor MAN, em linha de seis cilindros para potência e design compacto e leve, ao conceito Fendt iD que entrega alto torque em baixa rotação, fornecendo uma operação suave com desempenho máximo e consumo mínimo. A série vem equipada de fábrica o sistema Common Rail, que traz a pressão de injeção de até 2.500 bar e um turbocompressor com geometria de turbina variável (VTG) para uma potência uniforme e dinâmica, mesmo em baixas rotações. A transmissão continuamente variável (CVT) VarioDrive opera nos eixos dianteiro e traseiro de forma independente.
Fendt Vario 1000 G3: Os modelos Fendt 1046, com 476 cv e Fendt 1050, com 517 cv, também são equipados com o motor MAN e com a transmissão VarioDrive. Os tratores se adaptam às mais diferentes necessidades de potência nas mais variadas operações: preparo de solo, plantio, transbordo de grãos ou cana. Seu destaque o menor raio de giro do mercado (1,5 metro inferior ao encontrado nas outras máquinas à venda no Brasil), o que melhora a agilidade no campo.
Fendt Momentum (40 linhas): tem a maior autonomia de plantio, com capacidade para 5.130 litros de sementes, e traz ainda a versão com fertilizantes. Por meio de tecnologias exclusivas a plantadeira dobrável contribui para a eficiência operacional e produtividade na lavoura, por exemplo, o Fendt Smart Frame, que nivela as linhas, permitindo que estejam sempre em contato com o solo, e o sistema DeltaForce, que aplica a pressão correta em cada uma das linhas, eliminando sementes descobertas e garantindo uma uniformidade de emergência, explorando todo potencial produtivo de cada semente.
Fendt Ideal: A linha de colheitadeiras Fendt IDEAL possui como um dos principais diferenciais seu eficiente sistema de processamento, que se supera na qualidade e no manuseio dos grãos, na eficiência energética e na capacidade em uma grande variedade de condições. A máquina garante até 15% a mais de eficiência operacional, permitindo que a colheita termine com uma semana de antecedência; 20% de economia no consumo de combustível; aumento de 25% na qualidade dos grãos; e até 30% de redução de perdas, além de possuir o maior tanque de grãos do mercado brasileiro, com capacidade de 17.100 litros, 18% mais do que os demais maquinários de alto rendimento atuais.