Interação roda-trilho, operações e logística, under rail e veículos ferroviários serão temas do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária 2024

Interação roda-trilho, operações e logística, under rail e veículos ferroviários serão temas do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária 2024

Interação roda-trilho, operações e logística, under rail e veículos ferroviários serão temas do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária 2024

O evento acontecerá nos dias 13 e 14 de maio, em Campinas (SP)

O Simpósio de Engenharia Ferroviária (SEF) chega a sétima edição em 2024 e será realizado no Centro de Convenções da Unicamp, nos dias 13 e 14 de maio de 2024. Com uma programação abrangente, que incluirá palestras, sessões de trabalhos técnicos e mesas-redondas, o evento contará com a parceria de fabricantes e operadoras de renome no setor ferroviário mundial, como VALE, RUMO, MRS, LORAM, GREENBRIER-MAXION, AMSTED-MAXION, AMSTED RAIL e FRAS-LE, conta com apoiadores como a Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Associação Brasileira da. Indústria Ferroviária (ABIFER), Asociación Latinoamericana de Ferrocarriles (ALAF), Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários (SIMEFRE), Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE-BRASIL).

No dia 13, a abertura do evento será conduzida pelo secretário geral da Associação Latino Americana de Ferrovias (ALAF), Eng. Jean Pejo. A palestra inaugural está programada para 9h10 e será conduzida pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER) e da Associação Brasileira de Ensaios não Destrutivos e Inspeção (ABENDI), membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável do governo Federal, Vicente Abate. A apresentação dele trará uma atualização sobre a conjuntura do transporte sobre trilhos no Brasil.

Em seguida, o primeiro palestrante internacional, diretor global de soluções ferroviárias na Plasser American e na Plasser & Theurer, Richard Stock, vai abordar “State-of-the-art on wheel-rail contact research”. Membro do International Collaborative Research Initiative (ICRI), uma rede colaborativa de âmbito global dedicada à pesquisa, Stock vai compartilhar os principais e mais recentes avanços ligados à interação roda-trilho.

A programação da manhã seguirá com duas seções de trabalhos técnicos dedicadas ao mesmo tema. Os trabalhos formam selecionados entre os submetidos para o evento. A manhã será encerrada com a apresentação dos resultados gerais da cátedra Under-Rail, pela Professora do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Dra. Rosangela Motta, que também apresentará os indicadores da Cátedra, com atualizações sobre os trabalhos realizados no último ano.

O período da tarde terá início com uma apresentação da operadora do transporte de cargas, RUMO. Esta será seguida por um dos pontos altos de todos as edições, a mesa-redonda sobre assuntos ligados ao setor ferroviário. Neste ano, o tema será “Novos investimentos e recursos para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área ferroviária”. Participarão dessa mesa-redonda: o Superintendente de Transporte Ferroviário da Agência Nacional de Transporte Terrestre, Engenheiro Ismael Trinks; o Engenheiro Edson José Dalto, do Departamento de Transportes e Logística, Área de Infraestrutura do BNDES e professor nas Faculdades Ibmec /RJ; o Superintendente de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Tecnológico da FINEP, Engenheiro Marcelo Nicolas Camargo; e a Dra. Anapatrícia Morales Vilha, Coordenadora Adjunta para Pesquisa para Inovação da FAPESP.

Ao longo da tarde, serão ainda realizadas duas sessões de trabalhos, desta vez dedicadas à área temática “Logística e Operações ferroviárias”. Esse tema continuará em pauta no evento e será o norteador da palestra do professor do IME, Luiz Antônio Silveira Lopes, encerrando o primeiro dia do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária.

Na terça-feira, dia 14, a programação será aberta pela Diretora Executiva do Instituto de Pesquisas Tecnológicas e Professora Titular POLI-USP, Dra. Liedi Bernucci. Em seguida, o segundo palestrante internacional do evento, pesquisador sênior na Escola de Engenharia e Tecnologia da Central Queensland University, Qing Wu, vai apresentar a palestra “Recent advances in railway dynamics modelling”. O pesquisador é referência em estudos sobre dinâmica de sistemas mecânicos, computação paralela, otimização multiobjetivo, controle e suas aplicações em veículos ferroviários e rodoviários. Ele volta ao evento depois de uma participação na edição online dos Webinars do Simpósio, que ocorreram durante a pandemia da Covid-19, com as inovações mais recentes sobre o tema.

A programação seguirá com duas seções de trabalhos técnicos dedicados à interação roda-trilho e com a apresentação dos resultados gerais da Cátedra Roda Trilho, pelo Prof. Dr. Roberto Martins de Sousa, responsável pelo Laboratório de Fenômenos de Superfície – LFS, Professor Titular da POLI-USP e Coordenador da Cátedra. Já no período da tarde, a agenda terá início com uma apresentação da empresa LORAM e será seguida por duas sessões de trabalhos técnicos sobre vagões. Os resultados gerais da Cátedra Vagões e os projetos em andamento serão apresentados pelo Prof. Dr. Paulo Roberto Gardel Kurka, Professor Titular da UNICAMP e Coordenador da Cátedra de Vagões. Na sequência, duas sessões de trabalhos convidados serão realizadas, reforçando o caráter científico do evento e encerrando a programação do VII Simpósio de Engenharia Ferroviária.

Oportunidades de participação

Profissionais e estudantes interessados em contribuir para o avanço da engenharia ferroviária podem se inscrever para o VII SEF. As inscrições estão abertas no site oficial do evento, www.simposio-ferroviario.com.br, nas categorias profissional ou estudante. O prazo para inscrição no VII SEF terminará no dia 30 de abril.

Os artigos técnicos aprovados pela comissão científica do evento serão destacados nos anais online do SEF, com direito ao Digital Object Identifier (DOI), um importante identificador digital de produção bibliográfica. Oito dos trabalhos aprovados serão selecionados para apresentação oral no Simpósio e os demais para apresentação na forma de posters, ao longo de todo o evento.

Sobre o Simpósio de Engenharia Ferroviária

Em 2017, pesquisadores de diversas universidades brasileiras envolvidos em projetos de pesquisa e desenvolvimento sobre a temática ferroviária se uniram para criar um evento de caráter técnico, que apresentasse também os resultados das pesquisas em parceria financiadas por empresas do setor.

Foi assim que nasceu o Simpósio de Engenharia Ferroviário (SEF) – que é promovido atualmente pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), POLI-USP, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Instituto Militar de Engenharia (IME) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Desde o primeiro evento, com cerca de 50 pesquisadores, alunos e engenheiros das operadoras, o evento cresceu atingindo mais de 200 inscritos na sua última edição presencial e mais de 400 nas edições online durante a pandemia. Ao longo de todo esse período, as trocas de informações entre as empresas do setor ferroviário e academia tem sido intensa, contribuindo para o desenvolvimento do setor no país.

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