Irrigação permite ampliar em mais de 150% a produção canavieira

Irrigação permite ampliar em mais de 150% a produção canavieira

Novidades da Bauer do Brasil e Irricontrol na AgroBrasília visam aprimorar a produtividade e sustentabilidade no setor sucroalcooleiro
Irrigação permite ampliar em mais de 150% a produção canavieira

Entre os dias 21 e 25 de maio, a Bauer do Brasil e a Irricontrol estarão na AgroBrasília apresentando as novas soluções de irrigação para cana-de-açúcar, com equipamentos que possibilitam um aumento médio de 150% nos primeiros 18 meses em comparação com as áreas não irrigadas. Com as soluções de irrigação da empresa austríaca, é possível aumentar a produtividade de 79.6t/ha para mais de 200t/ha.

A partir das análises do setor sucroalcooleiro e compreendendo as principais necessidades, a Bauer do Brasil e a Irricontrol iniciaram a pesquisa para criar uma solução que atendesse os produtores de cana-de-açúcar e ampliasse a produtividade. O Pivô Canavieiro foi apresentado após testes e desenvolvimento em diversas usinas de São Paulo e Minas Gerais. Com mais de 4 metros de altura, ele foi projetado para se deslocar sobre as plantações maduras sem causar danos. Com uma estrutura robusta, é reforçado para enfrentar as condições operacionais desafiadoras da cultura e do campo, que frequentemente exigem maior resistência. O equipamento é entregue de fábrica com pneus maiores (16.9×24) e conta com detalhes mecânicos, como proteção do eixo cardã, para prevenir travamentos ou enroscos na plantação.

Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou recentemente a primeira estimativa da safra de cana-de-açúcar 2024/25, indicando que o Brasil está projetado para produzir 685,86 milhões de toneladas, representando uma redução de 3,8% em comparação com a safra anterior. Alguns fatores que contribuíram para essa redução destacam-se: os baixos índices pluviométricos, combinados com as altas temperaturas observadas na Região Centro-Sul, resultando em perdas de produtividade.

Pivô Canavieiro da Bauer oferece uma solução completa para as demandas específicas da cultura da cana-de-açúcar. Com um design focado na eficiência, durabilidade e inteligência, este equipamento possui cabo elétrico integrado para maior segurança e redução de danos. Além disso, a tecnologia Polystar, um revestimento interno de polietileno para tubos, prolonga a vida útil do pivô na operação com vinhaça, resistindo à aplicação de águas residuais, corrosivas e efluentes. Priorizando a eficiência hídrica, o sistema é projetado para otimizar o uso da água e energia, trazendo benefícios econômicos e sustentáveis aos agricultores. A incorporação de recursos tecnológicos avançados permite que os agricultores gerenciem a irrigação de forma mais eficaz, garantindo a uniformidade e precisão da irrigação, promovendo o crescimento saudável das plantações e maximizando a produtividade.

A junção da Bauer do Brasil e da Irricontrol permite que cada necessidade do produtor seja atendida, unindo os equipamentos produzidos pela empresa austríaca, que são robustos e adaptados ao cenário brasileiro, às soluções tecnológicas criadas pela Irricontrol, que foi adquirida pelo Grupo Bauer para ser o braço de inovação em nível global. Assim, o produtor consegue ter as soluções unificadas por quem entende dos desafios do campo.

Mais uma inovação que estará em destaque na AgroBrasília são os carretéis E-21 e o E-51. Eficientes e econômicos, são de fácil manejo por conta de suas ferramentas digitais e possuem uma operação precisa, além de grande mobilidade para o dia a dia do produtor. Um diferencial do novo Carretel E-51 é que ele combina tecnologia europeia e adaptabilidade brasileira para atender às especificidades da cultura de cana-de-açúcar, fertirrigação e aplicação de vinhaça. Estes equipamentos, desenvolvido pela Bauer, integram características impressionantes para satisfazer as necessidades da agricultura contemporânea.

Equipado com uma mangueira de PE 120 de 600 metros de extensão, o carretel E-51 é robusto e eficiente na irrigação de grandes áreas, pesando mais de 10 toneladas quando cheio de água, e possui dimensões impressionantes de 7,62 x 2,71 x 4,31 metros. Além disso, mantém a qualidade consistente, com câmbio e turbina padronizados em todas as séries E, garantindo desempenho confiável e uniforme. Importando componentes-chave diretamente de sua matriz na Áustria, como a turbina e a caixa de câmbio, assegurando uma qualidade incomparável. 100% das peças dos Rainstars, passam por galvanização por imersão a quente, garantindo proteção contra corrosão e garantindo robustez e longevidade aos produtos.

O produtor também terá a oportunidade de conhecer o Rudolf, a inteligência artificial (IA) desenvolvida pela Irricontrol, que será o grande aliado no campo. Agora, ele é capaz de acionar os pivôs de irrigação por meio de comandos de voz e emitir alertas sonoros via aplicativo, garantindo uma gestão mais ágil e eficaz das atividades agrícolas. À medida que Rudolf continua a evoluir, a Irricontrol, braço de inovação do Grupo Bauer, está comprometida em desenvolver novas soluções que atendam às demandas em constante mudança do homem do campo.

Como resultado do compromisso contínuo com a inovação e a excelência, as soluções apresentadas pela Bauer do Brasil e pela Irricontrol na AgroBrasília prometem revolucionar a agricultura canavieira, proporcionando não apenas aumento da produtividade, mas também maior sustentabilidade para os produtores. A colaboração entre ambas as empresas demonstra um esforço conjunto em impulsionar o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, fortalecendo ainda mais a posição do país como um importante player no mercado global de alimentos.


Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

BASF aborda resiliência e inovação no World Agri-Tech South America Summit
‏BASF aborda resiliência e inovação no World Agri-Tech South America Summit – Executivos participam de painéis que discutem tecnologia, sustentabilidade e cocriação no agro
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!