Mineração do Brasil apresentará projeto setorial para promover descarbonização
‘Projeto de Descarbonização do Setor Mineral’ é fruto de parceria entre o IBRAM, o Governo Britânico no Brasil e o Mining Hub.
A Direção do Instituto Brasileiro de Mineração IBRAM), autoridades do Governo Britânico no Brasil e dirigentes do Mining Hub (espaço de inovação aberta da mineração) farão o lançamento de um projeto setorial voltado à descarbonizar as atividades industriais. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira (26/10), em Brasília (DF), às 14h.
O ‘Projeto de Descarbonização do Setor Mineral’ permitirá à indústria mineral avançar em conjunto rumo à transição energética, com efeitos benéficos contra os impactos das mudanças climáticas.
A cooperação entre Brasil e Reino Unido será detalhada pela Embaixadora de Sua Majestade na República Federativa do Brasil, Stephanie Al-Qaq, pelo diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, e pela presidente do Mining Hub, Alessandra Prata. Os três representantes das organizações envolvidas assinarão convênio para oficializar a parceria.
Além desta ação conjunta, o IBRAM organiza o 3º Inventário de Gases e Efeito Estufa do setor mineral, que guiará ações futuras para promover estratégias de desenvolvimento de baixo carbono. E na última conferência das partes de clima, a COP 27, no ano passado, o IBRAM lançou o guia de resiliência climática. Seu objetivo é orientar as mineradoras nas análises e providências relacionadas aos riscos climáticos, que comprometem o desempenho das operações minerárias.
Novo projeto
Raul Jungmann também anunciará novo projeto do IBRAM, a ser estruturado em 2024, para estabelecer metas de redução de emissões pelas mineradoras.