Mineração: empresas estão mais cientes de seu papel no aperfeiçoamento da gestão segura de disposição de rejeitos

Mineração: empresas estão mais cientes de seu papel no aperfeiçoamento da gestão segura de disposição de rejeitos

Mineração: empresas estão mais cientes de seu papel no aperfeiçoamento da gestão segura de disposição de rejeitos

Especialistas brasileiros e estrangeiros participam do Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2024, em Belo Horizonte, para discutir os avanços e novos rumos da gestão de rejeitos da mineração

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) reúne, nestes dias 2 e 3 de julho de 2024, especialistas brasileiros e estrangeiros para compartilhar informações e conhecimentos técnicos sobre gestão de estruturas de disposição de rejeitos, de água e os desafios diante dos cenários de mudanças climáticas. O Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2204 / Tailings Safety Brazil Seminar 2024, acontece no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte (MG).

Para o vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, os avanços na gestão de estrutura de rejeitos passa pelo diálogo entre todos os envolvidos. “Realizar este seminário, com a participação de especialistas no assunto, do Brasil e de outras nações, é um dos muitos avanços que registramos para cumprir os compromissos do IBRAM e das mineradoras associadas para tornar nossa indústria ainda mais segura, transparente, responsável e sustentável”, avaliou.

A presidente do Conselho Diretor do IBRAM e CEO da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, reforçou que o debate, o compartilhamento de informações, a busca por melhores práticas, a transparência e a gestão são caminhos para que fatos que aconteceram no passado não se repitam. “Que a gente não perca nenhuma oportunidade de aprendizado para que o que aconteceu no passado não ocorra novamente. É isso que a sociedade espera de nós, líderes e gestores do setor de mineração”, destacou.

Após o rompimento da Barragem do Fundão, em Mariana (MG), em 2015, a indústria mineral passou por grandes transformações. Segundo o diretor técnico de Projetos da Samarco, Reuber Koury, “a empresa passou por uma grande mudança, priorizando o desdobramento das lições aprendidas desde o rompimento, quando foi estabelecido um novo propósito em fazer uma mineração diferente e sustentável. Obtivemos da sociedade a permissão para reiniciar as operações, que estamos fazendo de forma gradativa e segura, sem utilização de barragens de rejeitos (…) estamos engajados com as obrigações e os compromissos assumidos, visando a segurança e o bem-estar das comunidades vizinhas e da sociedade em geral”, disse.

Para o diretor corporativo de Geotecnia da Vale, Geraldo Paes, o Brasil tem evoluído significativamente nas discussões dos projetos relacionados à gestão de estruturas de armazenamento de rejeitos. Para ele, o seminário é uma troca muito produtiva que beneficia todo o segmento. “Oportunidades como esta são fundamentais para permitir a troca de conhecimento e a colaboração dos diversos atores deste segmento como a Academia, especialistas da indústria de mineração, consultores, governo, comunidade. Enfim, um ecossistema que se forma para trabalhar junto, visando sempre a segurança das estruturas, das operações e das pessoas”, ressaltou.

Ainda na parte da manhã, Priscilla Nelson, Professora, Diretora de E&O do Centro de Rejeitos, Colorado School of Mines falou sobre “Padrões globais e a gestão de riscos nos processos e negócios da mineração no mundo”. Já o painel “Contribuições dos aprimoramentos regulatórios nos avanços das operações e segurança das estruturas de disposição de rejeitos no Brasil”, contou com a participação do superintendente de Geotecnia de Barragens e Pilhas de Mineração na Agência Nacional de Mineração (ANM), Luiz Paniago Neves; do gerente Sênior de Meio Ambiente e Gestão de Barragens da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Marcos Antônio Lemos Júnior; e do Consultor Geotécnico Sênior da HYDRO, Paulo Alfenas.

Clique aqui e veja a programação completa.

Serviço:

Seminário Brasileiro de Segurança em Estruturas de Rejeitos 2024 / Tailings Safety Brazil Seminar 2024

Data: 2 e 3 de julho de 2024

Horário: 09h às 18h

Local: Hotel Mercure Lourdes – Av. do Contorno, 7315 – Lourdes, Belo Horizonte – MG

Site: https://ibram-eventos.com.br/event-landing-page/30/pt

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Videoconferência referente as Principais Mudanças da Nova Lei de Licitações nº14.133/21 e os Impactos nas Contratações Públicas. DATA: 22,23, 24 e 25 de Julho
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!