Pesquisar
Close this search box.

Novas linhas marítimas e expansão de pátio para contêineres refrigerados estão entre os destaques da participação da TCP na Intermodal South America

Novas linhas marítimas e expansão de pátio para contêineres refrigerados estão entre os destaques da participação da TCP na Intermodal South America

Novas linhas marítimas e expansão de pátio para contêineres refrigerados estão entre os destaques da participação da TCP na Intermodal South America

Representantes de diversos setores do terminal estarão presentes no estande de 102m2 para atender o público

Entre os dias 5 e 7 de março, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) participa da 28ª edição do Intermodal South America, a maior feira de logística das Américas. Neste ano, o Terminal estará presente no estande E124, que possui 102m2, e vai contar com a participação de 30 representantes de seus setores comercial, operacional, institucional, atendimento, compras, logística, entre outros, para atendimento dos visitantes.

Entre os principais destaques levados à feira pelo Terminal estão a inauguração de linhas marítimas, a expansão do pátio reefer, além de outros investimentos em produtividade e novos serviços. “A TCP apresenta todas as melhorias executadas no último ano e que geraram diversos recordes de produtividade, assim como os investimentos que em breve estarão disponíveis para nossos clientes e parceiros”, afirma Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e de atendimento ao cliente.

Em 2023, o terminal aplicou R$ 370 milhões em investimentos de infraestrutura, equipamentos e novos serviços. O resultado aparece no balanço anual da TCP, que alcançou dez novos recordes de produtividade com destaque para a movimentação anual de contêineres, ultrapassando a marca de 1,25 milhão de TEUs (20 pés de comprimento de contêiner).

Maior pátio reefer da América do Sul

A expansão do número de tomadas do pátio para contêineres refrigerados, de 3.624 para 5.268, é uma das vantagens oferecidas para os exportadores de carne congelada, principal commodity movimentada pelo terminal. “Com conclusão prevista para este mês de fevereiro, o aumento de nossa área reefer em 45% posiciona a TCP como o maior pátio de contêineres refrigerados da América do Sul”, ressalta Guidolim.

Considerado o maior corredor de exportação de carne de frango do mundo, o terminal registrou, em 2023, seu mais recente recorde de movimentação de contêineres refrigerados, chegando a 235.898 TEUs exportados, valor 19% superior ao de 2022.

Mais de 20 serviços marítimos semanais

Nos dois primeiros meses de 2024, o terminal incorporou quatro novas linhas marítimas ao seu portfólio, sendo duas delas de longo curso. A primeira estabelece uma ligação entre a costa leste da América do Sul e o Golfo dos Estados Unidos, enquanto a segunda tem como destino Casablanca, no Marrocos. Além disso, foram adicionadas mais duas linhas de cabotagem, ampliando a cobertura ao longo da costa brasileira.

“A TCP chega à feira Intermodal deste ano com 22 serviços semanais disponíveis. Continuamos empenhados em conectar nossos clientes a oportunidades de estabelecer novos negócios ao redor do mundo”, destaca Carolina Brown, gerente comercial de armadores.

Em janeiro, a TCP foi o primeiro terminal brasileiro a receber um porta-contêineres com 366 metros de comprimento, o MSC Natasha XIII, que possui capacidade para transportar 139,7 mil toneladas e 14.432 TEUs. “Um dos pilares de nossa estratégia é atuar como um hub portuário para os armadores, centralizando suas operações de maneira segura e eficiente em nosso terminal”, explica Carolina.

Novos equipamentos para movimentação de contêineres

Outro resultado dos investimentos realizados em 2023 foi a aquisição 11 novos guindastes transtêineres (RTGs) e 10 Terminal Tractors (TTs) de última geração, que vão somar a parque de máquinas do terminal, impulsionando a velocidade e a capacidade de movimentação de cargas. Atualmente, a TCP conta com 40 RTGs e 62 TTs. Também está prevista a chegada em sete TTs ainda em 2024.

Investimento em descarbonização

Rumo a operações mais sustentáveis e com menor impacto ambiental, a TCP está investindo na compra de veículos elétricos. No ano passado, o Terminal adquiriu seu primeiro ônibus elétrico, um veículo da BYD que transporta os colaborados pelo pátio de mais de 480 mil metros quadrados do Terminal.

A eletrificação de parte de seus RTGs também está em andamento e, em 2023, o terminal concluiu a conversão de dois de seus transtêineres, que operam exclusivamente na movimentação de contêineres na linha férrea que chega à TCP, único terminal do sul do Brasil com conexão direta da ferrovia à área alfandegada.

Destruição de suportes e embalagens de madeira não certificadas

Facilitando a vida de despachantes e importadores, em 2024, a TCP passou a realizar o processo de destruição de suportes e embalagens de madeira condenada, que não possuem o selo da Convenção Internacional de Proteção das Plantas (IPPC, na sigla em inglês). Com este procedimento, o tempo de liberação de cargas retidas que poderia levar de semanas a meses é reduzido drasticamente.

Sobre a feira

A 28ª edição da Intermodal South America contará com mais de 500 marcas expositoras, de 15 países, reunidas em um espaço de 40 mil metros quadrados. A expectativa da organização é que mais de 43 mil profissionais atendam aos três dias de evento.

Serviço

TCP na Intermodal South America

Dias 5 a 7 de março de 2024

Local: São Paulo Expo.

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo (SP).

Estande de E124

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Mineradora de ouro chinesa escolhe soluções subterrâneas da Epiroc. Foto: A carregadeira subterrânea Epiroc Scooptram ST1030 está entre as várias soluções adquiridas para ampliar
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!