Seminário de Agregados Metso-ANEPAC discute autorregulação, mercado e tecnologia, em evento presencial
Encontro reúne produtores de agregados, empresas de locação de equipamentos e construtoras no dia 29 de novembro em Sorocaba (SP)
O Seminário de Agregados, organizado pela Metso com apoio da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), vai discutir novas tecnologias, autorregulação e crescimento de mercado. O evento reúne decisores do setor de agregados num momento de aquecimento de demanda.
O seminário, que acontece em Sorocaba, no próximo dia 29 de novembro, deve ter a participação de mais de 100 profissionais em cargos de liderança.
“Vamos discutir assuntos que interessam aos produtores de agregados, inclusive regulação e aplicação da chamada agenda ESG”, adianta Everson Cremonese, diretor de Vendas para a área de agregados na Metso.
De acordo com ele, o evento vai trazer especialistas para falar de soluções tecnológicas como os caminhões não tripulados – ainda uma novidade nas pedreiras, mas uma realidade na mineração – e recursos que aumentam a eficiência energética em equipamentos de processamento.
A programação inclui uma mesa redonda com dirigentes da ANEPAC e participação do presidente da entidade, Fernando Valverde.
Crescimento de 17% na demanda de agregados de janeiro a setembro
A organização do Seminário de Agregados convidou ainda Rafael Marchi, diretor da consultoria especializada em infraestrutura A&M, para falar de desafios do setor de agregados e uma perspectiva da área de infraestrutura no Brasil.
“Estamos vivendo um momento de crescimento do setor, puxado pelas obras de infraestrutura, com destaque para os programas de pavimentação das prefeituras”, destaca Valverde. Segundo ele, a demanda por agregados minerais para construção aumentou 17% de janeiro a setembro desse ano em relação ao mesmo período de 2022.
Cremonese, da Metso, confirma o bom momento do mercado e valida os segmentos de infraestrutura e construção como direcionadores da demanda. Ele destaca ainda que apesar do mercado aquecido, os prazos de entrega estão curtos devido à baixa no mercado americano, que também é atendido pela unidade brasileira.
Durante o Seminário de Agregados, Cremonese espera receber um público de proprietários ou diretores de pedreiras, locadores de equipamentos e profissionais em liderança na área de construção civil.
Pós-evento – visita à fábrica da Metso
Além do Seminário, a Metso terá um evento complementar no dia 30 de novembro, um dia após o encontro: a visita à fábrica da Metso em Sorocaba.
Durante a visita, a empresa lançará novos equipamentos para o mercado de agregados: o Lokotrack híbrido, britador semimóvel, e um britador da linha tradicional, o HP 200E. Segundo Cremonese, ambos apresentam uma potência maximizada, podendo produzir até 17% a mais com a mesma potência adotada em equipamentos convencionais.
Para realizar inscrições, os interessados devem se inscrever no link https://www3.metso.com/seminario_de_agregados_2023.
As vagas são limitadas e exclusivamente abertas para profissionais da área de produção de agregados. O evento é gratuito, inclusive com almoço, coffee break e happy hour de confraternização.