TEGRAM leva o debate sobre o futuro do agronegócio para a Agrobalsas 2024

TEGRAM leva o debate sobre o futuro do agronegócio para a Agrobalsas 2024

Em painel no dia 15/5, o gerente de operações do Terminal de Grãos do Maranhão, Felipe Constantino, apresentará a importância do projeto FASE 3 do TEGRAM, projeto que terá R$ 1.6 Bilhões em investimento no Porto do Itaqui-MA

O projeto da terceira fase do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), no Porto do Itaqui (São Luís, MA), e a importância dessa operação para o escoamento que alcançou 15,6 milhões de toneladas ano de 2023, para safra de grãos (soja, milho e farelo de soja) oriunda da região do MAPITO, que tem uma previsão considerável de crescimento para os próximos anos, está entre os destaques da pauta da 20ª edição da Agrobalsas, de 13 a 18 de maio, na Fazenda Sol Nascente, em Balsas (MA). Neste que é um dos principais eventos do calendário rural da região de cobertura do terminal, o gerente de operações, Felipe Constantino, estará entre os participantes do painel “A expansão do TEGRAM e a Força do Agronegócio”, no dia 15 de maio.

 TEGRAM leva o debate sobre o futuro do agronegócio para a Agrobalsas 2024

Esse painel coloca em pauta junto aos produtores rurais e às autoridades portuárias do Maranhão um diálogo em torno dos desafios e oportunidades do agronegócio brasileiro, especialmente na região do evento e no Arco Norte, de modo a buscar caminhos que ajudem a expandir a produção agrícola da região, impulsionando a economia local. Em meio a esse ambiente de debate, Felipe Constantino vai aproveitar para mostrar um pouco da operação do TEGRAM, que cresce a taxas recordes, e vai aprofundar no projeto de expansão do terminal, que inclui toda a infraestrutura necessária para operar mais um berço de atracação (atualmente o TEGRAM opera dois berços) e para o qual já estão previstos investimento de R$ 1,6 bilhão.

“Estar presente na Agrobalsas e apresentar o contexto do agronegócio no aspecto portuário, é de extrema importância pois apresentaremos ao produtor que há um projeto único de grande robustez pronto para ser implantado que atenderá a projeção de demanda da região do MAPITO com um incremento de 50% na capacidade de expedição de grãos, ultrapassando as 23 milhões de toneladas anuais. Assim, consolidará ainda mais o TEGRAM como o maior e mais produtivo terminal de grãos do país. Este evento e todas as repercussões afetam positivamente o setor e movimenta toda a cadeia, de produtores aos empreendedores do agro, além do desenvolvimento econômico do estado. Nós estamos atentos às pautas que envolvem o agronegócio e determinados em cada vez mais contribuir com esses avanços no cenário local e nacional”, afirma Constantino.

Sobre o TEGRAM

O Consórcio Tegram-Itaqui é formado pelas empresas Terminal Corredor Norte (TCN), Viterra Logística e Terminais Portuários, Corredor Logística e Infraestrutura (CLI) e ALZ Grãos (Amaggi, Louis Dreyfus Company e Zen-Noh Grain Terminais Portuários). O consórcio é responsável pela gestão e operação do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), no Porto do Itaqui (São Luís, MA), que tem capacidade operacional de embarque anual superior a 15 milhões de toneladas de grãos (soja, milho e farelo de soja) em dois berços de atracação.

O TEGRAM faz parte de um dos principais corredores de exportação da produção brasileira de grãos, com abrangência na região do MAPITO (Maranhão, Piauí e Tocantins) e áreas do Nordeste de Mato Grosso, Bahia e Goiás. O terminal embarcou mais de 15 milhões de toneladas de grãos em 2023 e deu início ao plano de uma terceira fase de expansão, que prevê a infraestrutura para operar mais um berço de atracação e incluir mais 8,5 milhões de toneladas de grãos à sua capacidade operacional.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Com fábrica de fertilizantes 100% automatizada, BP Bunge projeta ganhos de produtividade e redução de custos Planta inaugurada na unidade Moema (SP) é focada
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!