USP anuncia maior supercomputador de IA da América Latina com NVIDIA Blackwell B200
Equipamento reúne tecnologias NVIDIA, Positivo Servers & Solutions/Supermicro, além de suporte da Scherm, para acelerar pesquisas e desenvolvimento de inteligência artificial no Brasil

Representantes da USP, Positivo Servers & Solutions, Supermicro, NVIDIA e Scherm à frente do supercomputador Jairu. Imagem/ divulgação: Positivo Servers & Solutions
A Universidade de São Paulo (USP) colocou em operação o Jairu, um novo supercomputador voltado a pesquisas em inteligência artificial e aprendizado de máquina. Trata-se do maior sistema em funcionamento na América Latina com GPUs NVIDIA Blackwell B200, somando 96 unidades.
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Scherm Brasil, a NVIDIA e a Positivo Servers & Solutions. A Scherm liderou a integração e a implantação do ambiente. A NVIDIA forneceu a tecnologia de processamento usada no treinamento de modelos avançados de IA. Já a Positivo Servers & Solutions, concessionária oficial da Supermicro no Brasil, viabilizou os servidores que compõem a estrutura do cluster. “Com parcerias estratégicas e fabricação local, garantimos liderança em infraestrutura de alto desempenho no Brasil, com soluções de ponta, eficientes e sustentáveis, em conformidade com as exigências regulatórias”, informa o CEO, Silvio Ferraz de Campos, da Positivo Servers & Solutions.
A aquisição foi feita por importação conduzida pela Scherm. A proposta vencedora, de R$ 40 milhões, foi selecionada em concorrência promovida pela USP. A montagem do equipamento foi concluída em 30 dias após a assinatura do contrato. “A colaboração entre parceiros permitiu entregar à USP uma infraestrutura pronta para pesquisas avançadas em inteligência artificia, diz Paulo Fonseca, sócio e diretor comercial da Scherm Brasil.
Com essa infraestrutura, a USP amplia sua capacidade de pesquisa em áreas como IA, ciência de dados e computação científica, além de aplicações em simulações, animação 3D e efeitos visuais. Para a universidade, o Jairu fortalece a produção científica e aproxima o Brasil de um patamar mais competitivo em supercomputação e inteligência artificial. “Todo o avanço científico da IA nasce da formação de profissionais com acesso a ferramentas avançadas em instituições como a USP. Para a NVIDIA, é uma satisfação apoiar o projeto Jairu e transformar a academia e o mercado rumo a um futuro mais brilhante”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina.
Sobre a Scherm Brasil: Fundada em 2002 em São Paulo, a Scherm Brasil é uma empresa líder em inovação de soluções de servidores, storages e clusters de computação de alto desempenho (HPC), além de soluções de TI corporativa e fabricação de appliances. A companhia combina de forma única a expertise em engenharia de hardware e software com uma abordagem baseada em padrões abertos, aumentando significativamente o desempenho e o retorno sobre investimento (ROI) para as aplicações mais exigentes. Organizações globais, incluindo algumas das marcas mais reconhecidas do mundo, utilizam as soluções da Scherm para enfrentar desafios complexos de computação, atender demandas de desenvolvimento de produtos, reduzir o consumo de energia e manter a competitividade. Para mais informações sobre produtos e serviços, visite o site oficial.
Sobre a NVIDIA: Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações no site oficial.
Sobre a Positivo Servers & Solutions: É uma empresa especializada na produção e comercialização de servidores, storages e soluções de infraestrutura de TI para negócios e serviços. Em 2009, tornou-se cessionária exclusiva da tecnologia e da marca Supermicro no Brasil. Desde 1988, oferece soluções para pequenas, médias e grandes empresas, além de instituições de ensino e entidades governamentais. Ela faz parte da Positivo Tecnologia, fabricante brasileira de computadores, celulares, tablets, tecnologia educacional, soluções de segurança eletrônica e dispositivos para casas e escritórios inteligentes. Em dezembro de 2018, ainda sob a denominação Accept, foi comprada pela Positivo Tecnologia para complementar portfólio e solucionar cada vez mais os desafios tecnológicos dos clientes. Para mais informações, acesse: Positivo Servers & Solutions.






