Como analisar a qualidade de um óleo lubrificante?

Como analisar a qualidade de um óleo lubrificante?
Como analisar a qualidade de um óleo lubrificante?

Especialista mostra características de identificação na composição de um óleo lubrificante
Como analisar a qualidade de um óleo lubrificante?

Os óleos lubrificantes são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer tipo de motor. Eles são responsáveis pela fluidez e trabalho das peças conectadas, removendo o atrito e permitindo maior agilidade nos sistemas. No entanto, o óleo lubrificante precisa ter um determinado nível de qualidade para que isso aconteça.

Alguns fatores diferenciam um bom óleo lubrificante de um produto ruim. No quesito da formulação, é vital a presença de aditivos; além disso, é necessário ter também a viscosidade ideal, que facilitará no processo de lubrificação de peças.

O motorista precisa estar atento a alguns sinais dentro de um óleo lubrificante. Em relação aos aditivos, muitos produtos podem não conter a quantidade suficiente de aditivação, e prejudicar o processo de proteção, o consumidor pode perceber através do odor característico de básicos rerrefinados e da coloração do produto.

“Hoje o processo de adulteração e falsificação de lubrificante está em plena atividade, então é muito importante verificar os produtos, caso você encontre lacres e tampas abertos, sem o selo de indução ou rompidos, é um forte indício de produto de má qualidade”, explica o gerente de qualidade da YPF Brasil, Denilson Barbosa.

Quais os resultados de cada tipo de lubrificante no motor?

A utilização de um lubrificante de má qualidade ou adulterado pode causar inúmeros riscos ao sistema aplicado. O principal problema é reduzir a vida útil do motor, danificando as peças principais e fazendo com que os gastos em manutenção sejam elevados. Um ponto muito importante é também em relação à questão ambiental, uma vez que certamente o óleo de má qualidade não consegue oferecer uma durabilidade no motor, além de não economizar combustível e ter um nível maior de poluentes no processo de funcionamento.

Já a utilização de um lubrificante de boa qualidade pode garantir, dependendo de sua aplicabilidade, o máximo de desempenho no sistema e produzir uma eficiência em relação à utilização do combustível. Lubrificar de uma maneira eficaz, diminuir temperatura , ter um processo de limpeza eficiente e também trazer economia e menor emissão de poluentes para o meio ambiente, são os pontos chave de um produto de qualidade.

Testes laboratoriais

No laboratório, são feitos vários testes que comprovam a qualidade de um óleo lubrificante. Analisando a quantidade de aditivos, seja ele de detergência ou qualquer outra característica utilizada.  Um teste muito conhecido é o  TBN ( Total Basic Number).  Outro teste importante é o de  infravermelho, onde é possível determinar a composição do produto. Nesse teste é possível verificar a presença de vários contaminantes, como água, fuligem entre outros pontos.

“A YPF Brasil  tem  laboratórios com tecnologia para formular produtos com  as especificidades voltadas a cada tipo de aplicação de lubrificantes. A marca está há cinco anos inserida no programa interlaboratorial da ANP (Agência Nacional do Petróleo), com notas máximas, garantindo análises que garantam a qualidade  dos nossos produtos”, finaliza o especialista.

Sobre a YPF Brasil

*Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, e tem em seu portfólio uma linha completa de lubrificantes para automóveis sob a marca ELAION, veículos pesados EXTRAVIDA, além de graxas e fluidos funcionais. A YPF Brasil também possui uma linha química e produtos dedicados ao agro. Através de seus distribuidores e revendedores, a YPF tem distribuição em todo país.Visite o site www.ypf.com.br  e conheça as redes sociais para saber mais sobre a história e nossa linha de produtos.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

Alugar fresadora elimina gastos desnecessários entre obras
Alugar é melhor opção! Alugar fresadora elimina gastos desnecessários entre obras A pavimentação asfáltica está associada às estradas, rodovias e demais vias de transporte,
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Deixe seu Email para acompanhar as novidades 

Solicitar maiores informações

Preencha as informações abaixo e entre em contato com o anúnciante!