Foton planeja vender 150 mil veículos por ano na América Latina e Caribe até 2030

Foton planeja vender 150 mil veículos por ano na América Latina e Caribe até 2030

  • Empresa tem como objetivo ser líder de mercado regional nos próximos anos
  • Foton planeja fábricas de CBUs e CKDs no Brasil, Argentina e México
  • Meta é ter mais de 30 centros de distribuição na região

Foton planeja vender 150 mil veículos por ano na América Latina e Caribe até 2030

Durante a apresentação oficial de sua nova linha de montagem em Caxias do Sul, RS, no último dia 8 de abril, a Foton divulgou seus planos de crescimento para a América Latina e Caribe.

A empresa tem o objetivo de atingir 150 mil unidades vendidas por ano na região até 2030 e se tornar, em médio prazo, líder de mercado em muitos desses países. Para isso, planejamos desenvolver fábricas no Brasil, Argentina e México que sejam integradas logisticamente e que produzam veículos movidos a combustíveis fósseis, híbridos e elétricos específicos para os mercados locais.

O plano é produzir CBUs (Completely Built Units ou unidades completamente produzidas nas fábricas) iniciando com CKDs (Completely Knocked Down Parts ou componentes trazidos da China).

Para abastecer a região, a Foton contará com três centros de distribuição distribuídos na China que enviarão, através de uma rota pelo oceano Pacífico, componentes para centros de distribuição regionais (CDRs) localizados no Chile e Panamá. Esses CDRs, por sua vez, enviarão componentes para 32 centros de distribuição nacionais (CDNs) localizados em países da América Latina e Caribe.

“Iremos também aumentar, cada vez mais, nossa rede de fornecedores locais. Nossa meta é que, até 2030, os itens produzidos na América Latina e Caribe componham pelo menos 80% dos nossos veículos feitos na região”, diz Fu Jun, vice-presidente de Operações Globais da Foton.

A Foton também estabelecerá polos de treinamento de pós-vendas em territórios como Brasil, México, Colômbia, Equador, Peru e Chile. Iremos investir em talentos locais para atuar tanto em cargas de liderança quanto em posições operacionais.

Foton planeja vender 150 mil veículos por ano na América Latina e Caribe até 2030

Além disso, já está firmando parcerias estratégicas com empresas que têm forte presença na região. No último dia 8 de abril, por exemplo, Foton e Iveco discutiram em São Paulo um Memorando de Entendimento para explorar uma possível colaboração no desenvolvimento de soluções inovadoras focadas nos mercados brasileiro e argentino.

“A Foton fabrica um portfólio completo de produtos para o mercado de transportes, de caminhões semileves a extrapesados, passando por vans, picapes e ônibus. Somos referência mundial na produção de veículos elétricos, híbridos e movidos a motor. Além disso, nossos veículos estão equipados com as melhores marcas do mercado automotivo, como motores Cummins e específicos ZF. Já estamos vendendo nossos melhores produtos na América Latina e Caribe. E, com nossos planos de crescimento, a região terá cada vez mais opções de nossa marca, com unidades produzidas. localmente”, projeto Fu Jun.

América Latina estratégica

Atualmente, a Foton tem 46 fábricas em mais de 15 países, com mais de 30 mil colaboradores. Maior fabricante e exportadora de veículos comerciais da China nos últimos 14 anos, seus veículos são comercializados em mais de 130 países, incluindo 20 nações das Américas.

Segundo o vice-presidente de Operações Globais da Foton, Fu Jun, a América Latina e o Caribe compõem hoje uma região de enorme importância para a Foton no mundo.

“É uma área que tem crescimento econômico estável e participação importante no Produto Interno Bruto global”, avalia o executivo. “Está entre as regiões com mais recursos naturais essenciais para a indústria automotiva, como cobre, ferro e lítio. E a China é um dos maiores parceiros comerciais da América Latina e Caribe nos dias de hoje”.

Foton planeja vender 150 mil veículos por ano na América Latina e Caribe até 2030

A demanda por veículos movidos por energia alternativa a combustíveis fósseis (como elétricos, hoje uma expertise de fabricantes chineses e, especificamente, da Foton) deve crescer na região. Eles representaram 1% de todos os veículos comerciais vendidos na América Latina e Caribe em 2024. Em 2030, a Foton prevê que eles representassem 20% do mercado da região.

O volume de vendas da Foton na América Latina e Caribe, por sua vez, aumentou 45% entre 2021 e 2024, subindo de 22 mil unidades para 32 mil unidades comercializadas.

“Estamos evoluindo muito rapidamente na região. Com a força produtiva e qualidade dos produtos e serviços da Foton, temos tudo para alcançar uma liderança regional nos próximos anos”, finaliza Fu Jun.

Deixe seu comentario

Ultimas Noticias

[acf_slider repeater_name="banner_lateral_1_interna"]
[acf_slider repeater_name="banner_lateral_2_interna"]
Categorias

Fique por dentro das novidades

Inscreva-se para receber novidades em seu Email, fique tranquilo que não enviamos spam!

Jeetwin

Jeetbuzz

Baji999

Deixe seu Email para acompanhar as novidades